/

Coreia estará a desenvolver bomba EMP que afecta terra, ar e espaço

2

ViaMoi / Flickr

-

Um EMP poderia causar estragos na superfície da terra, no ar, e até mesmo no espaço

O ex-diretor da iniciativa de defesa estratégica do Departamento de Defesa dos EUA, Henry F. Cooper, considera que a Coreia do Norte pode estar a desenvolver uma bomba que pode provocar estragos catastróficos se alguma vez for lançada.

Num artigo para o The Wall Street Jornal, Henry F. Cooper diz que as forças militares da Coreia do Norte podem estar a desenvolver uma bomba nuclear capaz de ser detonada a mais de 60 quilómetros de altitude e provocar um ataque de pulso electromagnético, EMP, de graves consequências.

Apesar de a maioria dos testes de Pyongyang ter sido considerada “um fracasso”, o ex-director acredita que alguns desses fracassos não foram tão inocentes como podem parecer.

Por exemplo, num dos testes realizados em abril, no qual o míssil explodiu minutos depois de ser lançado, Cooper acredita que se trata de uma explosão propositada, fazendo parte de um ensaio deste tipo de arsenal, capaz de criar campos electromagnéticos, apesar de ninguém levar a sério as capacidades norte-coreanas nesta área.

O ex-funcionário do Departamento de Estado dos EUA salienta que um EMP poderia causar estragos na superfície da terra, no ar, e até mesmo no espaço, e relembra um incidente em 1962, em que os Estados Unidos detonaram uma ogiva nuclear a grande altitude, a 1.400 quilómetros do Havai.

“A explosão desta ogiva destruiu centenas de faróis nas ruas de Honolulu, provocou picos de energia nos aviões que se encontravam na região, e danificou pelo menos seis satélites”, recorda o ex-director da iniciativa de defesa estratégica norte-americana.

Cooper acrescenta que mesmo uma ogiva nuclear levada a 30 quilómetros de altitude pode desligar a rede elétrica do leste dos EUA, que alimenta a maioria da população e gera 75% da eletricidade do país.

Finalmente, Henry Cooper adverte que tal detonação produziria enormes efeitos electromagnéticos e “danos catastróficos” para os aparelhos electrónicos ao longo de “centenas de quilómetros sobre a superfície”.

2 Comments

  1. Já estão a inventar pretextos para entrar em guerra com a Coreia, outra vez! Agora até já entram no campo da Ficção Científica à là X-Files. Na verdade, se os Coreanos estivessem a desenvolver tal tecnologia, para os Americanos perceberem sequer isso, tinham eles de já a ter desenvolvido há muito mais tempo, pelo que não teríam autoridade moral para falar.

  2. Os USA também desenvolveram uma arma para provocar terramotos noutros países…ah!!!Grande democracia sempre em guerra desde que existe!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.