Estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O jovem de 21 anos foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por ter tentado roubar um cartaz político do hotel onde estava hospedado.

O norte-americano Otto Warmbier foi esta quarta-feira condenado a 15 anos de trabalhos forçados por crimes contra o estado norte-coreano, avança a BBC.

O estudante de 21 anos da Universidade da Virgínia, detido desde janeiro, foi condenado por ter tentado roubar um cartaz de propaganda política do hotel onde estava hospedado em Pyongyang.

Otto apareceu depois na televisão estatal norte-coreana a admitir publicamente o roubo, considerando-o “pior erro da sua vida”, uma confissão que pode ter sido exigida pelas autoridades da Coreia do Norte.

Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de turistas estrangeiros para pressionar países adversários, podendo esta condenação ser explicada pelo momento de alta tensão que vive o país com os EUA.

Segundo o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans, esta sentença de 15 anos é, no entanto, muito alta comparada com outros casos do passado.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Porquê? A situaçâo é complicada, mas o que é que o Bloco e o PC têm a ver especificamente com isto? E o PS, o PSD, o CDS? Já se pronunciaram sobre isto?
      No caso de não saber, Na Coreia do Norte o regime comunista de comunista só tem o nome… O comunismo (como princípio) não é ditatorial. Informe-se.

      • Então o senhor ROYRODGERS afirma que como princípio o comunismo não é ditatorial, francamente, é mesmo ser vesgo em política! Ou então ter levado uma lavagem ao cérebro por algum desses regimes ditatoriais e fascistas. Pois é, lá quanto ao Bloco ou PCP tão amigos de opinar só têm a ver quando as notícias são agradáveis o que por azar para eles são raríssimas, assim sendo mantêm-se caladinhos e bem fechadinhos dentro do casulo.

        • Não sou comunista nem tenho qualquer interesse em sê-lo, mas aprendi algumas coisas na escola, (o que me parece que não aprendeu…) sabe? O Comunismo puro (nunca aplicado – assim como a democracia no seu estado puro) não é ditatorial. Demonstra uma grande ignorância ao afirmar que o é. Só porque todos os países que têm esse regime (subvertido) são ditaduras, acha-se no direito de afirmar tal barbaridade! Tal como disse anteriormente: Informe-se! E não diga disparates. O recado também se aplica aos “comentadores” seguintes…

      • Diga-me um país que seja governado por esse ideal, que eu vou para lá viver, é que a democracia têm o “defeito” de deixar as pessoas opinar mesmo que seja contra , chama-se a isso “liberdade de expressão”, que, eu, se calhar, no caso de ser um não alinhado, nem sequer tinha direito a este comentário , para não falar no computador, acesso á internet e por aí adiante.
        Mais uma vez pergunto diga-me um país governado pelos ideias comunistas pra eu ir para lá vier…..

        • Não existe qualquer país governado por esse ideal, assim como não existe qualquer país governado com o ideal da democracia (infelizmente). São sempre subvertidos por aqueles (e aquelas) que desejam o poder…

          “liberdade de expressão” – Poder do Povo diz-lhe alguma coisa neste sentido?…

  1. E quem mandou este palerma entrar numa fronteira praticamente desumana e impossível de convivência internacional?

RESPONDER

O primeiro local funerário de compostagem humana do mundo abre em 2021

Prevê-se que a primeira instalação funerária de compostagem humana do mundo abra na primavera de 2021, depois de os legisladores do Estado de Washington terem legalizado o processo póstumo no início do ano. A empresa Recompose, …

Estado emprestou dois milhões à Cruz Vermelha para pagar salários

A Parpública SGPS emprestou dois milhões de euros ao Hospital da Cruz Vermelha, nomeadamente para fazer pagamento de salários. A Parpública SGPS, holding tutelada pelo Ministério das Finanças, libertou dois milhões de euros para permitir ao …

Ex-ministro francês François Bayrou acusado de cumplicidade na apropriação de fundos

O ex-ministro francês François Bayrou, dirigente centrista e próximo de Emmanuel Mácron, foi acusado na sexta-feira por "cumplicidade na apropriação indevida de fundos públicos" no caso dos assistentes parlamentares do seu partido. A acusação, "anunciada antecipadamente …

"Profundamente envergonhada", Merkel visitou Auschwitz pela primeira vez

A chanceler alemã, Angela Merkel, visitou esta sexta-feira pela primeira vez o campo de concentração e extermínio de Auschwitz-Birkenau num "sinal de reconciliação com os judeus e o estado de Israel", considera o historiador René …

Capital do Natal de Algés avança com queixa-crime contra promotores

A organização da Capital do Natal, evento que decorre em Algés, Oeiras, vai apresentar uma queixa-crime contra os promotores turísticos que "adulteraram a oferta do parque", o que defraudou "um conjunto alargado de pessoas". Em causa …

Menino de 5 anos convidou todos os colegas do infantário para assistir à sua adoção

Um menino de cinco anos de Michigan, nos Estados Unidos, convidou a sua turma do infantário para testemunhar à sua adoção legal. A criança, identificada como Michael, foi adotada formalmente pela sua nova família na passada …

TDT vai mudar de frequência (outra vez)

A frequência da Televisão Digital Terrestre (TDT) está a ser alterada de forma faseada, o que significa que os portugueses que usem este serviço gratuito de televisão têm de sintonizar novamente os seus recetores e/ou …

Ruas de Águeda entre as "mais bonitas do mundo" para a CNN

As ruas do centro de Águeda, no distrito de Aveiro, decoradas com guarda-chuvas estão entre as 21 mais bonitas de mundo para a emissora norte-americana CNN. A distinção é avançada pelo jornal Público, que dá …

Hospitais vão poder pagar mais a médicos para garantir urgências no Natal

Os hospitais vão poder contratar médicos prestadores de serviço, vulgo tarefeiros, por valores superiores aos de referência durante o Natal e o Ano Novo. De acordo com o presidente da Federação Nacional dos Médicos, Noel Carrilho, …

Jovem que abandonou bebé no lixo esteve 13 anos institucionalizada em Cabo Verde

A jovem que abandonou o filho recém-nascido no lixo, em Lisboa, esteve institucionalizada durante 13 anos em Cabo Verde. A sua mãe está agora a lutar pela guarda da criança. Numa entrevista ao programa Sexta às …