Estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O jovem de 21 anos foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por ter tentado roubar um cartaz político do hotel onde estava hospedado.

O norte-americano Otto Warmbier foi esta quarta-feira condenado a 15 anos de trabalhos forçados por crimes contra o estado norte-coreano, avança a BBC.

O estudante de 21 anos da Universidade da Virgínia, detido desde janeiro, foi condenado por ter tentado roubar um cartaz de propaganda política do hotel onde estava hospedado em Pyongyang.

Otto apareceu depois na televisão estatal norte-coreana a admitir publicamente o roubo, considerando-o “pior erro da sua vida”, uma confissão que pode ter sido exigida pelas autoridades da Coreia do Norte.

Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de turistas estrangeiros para pressionar países adversários, podendo esta condenação ser explicada pelo momento de alta tensão que vive o país com os EUA.

Segundo o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans, esta sentença de 15 anos é, no entanto, muito alta comparada com outros casos do passado.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Porquê? A situaçâo é complicada, mas o que é que o Bloco e o PC têm a ver especificamente com isto? E o PS, o PSD, o CDS? Já se pronunciaram sobre isto?
      No caso de não saber, Na Coreia do Norte o regime comunista de comunista só tem o nome… O comunismo (como princípio) não é ditatorial. Informe-se.

      • Então o senhor ROYRODGERS afirma que como princípio o comunismo não é ditatorial, francamente, é mesmo ser vesgo em política! Ou então ter levado uma lavagem ao cérebro por algum desses regimes ditatoriais e fascistas. Pois é, lá quanto ao Bloco ou PCP tão amigos de opinar só têm a ver quando as notícias são agradáveis o que por azar para eles são raríssimas, assim sendo mantêm-se caladinhos e bem fechadinhos dentro do casulo.

        • Não sou comunista nem tenho qualquer interesse em sê-lo, mas aprendi algumas coisas na escola, (o que me parece que não aprendeu…) sabe? O Comunismo puro (nunca aplicado – assim como a democracia no seu estado puro) não é ditatorial. Demonstra uma grande ignorância ao afirmar que o é. Só porque todos os países que têm esse regime (subvertido) são ditaduras, acha-se no direito de afirmar tal barbaridade! Tal como disse anteriormente: Informe-se! E não diga disparates. O recado também se aplica aos “comentadores” seguintes…

      • Diga-me um país que seja governado por esse ideal, que eu vou para lá viver, é que a democracia têm o “defeito” de deixar as pessoas opinar mesmo que seja contra , chama-se a isso “liberdade de expressão”, que, eu, se calhar, no caso de ser um não alinhado, nem sequer tinha direito a este comentário , para não falar no computador, acesso á internet e por aí adiante.
        Mais uma vez pergunto diga-me um país governado pelos ideias comunistas pra eu ir para lá vier…..

        • Não existe qualquer país governado por esse ideal, assim como não existe qualquer país governado com o ideal da democracia (infelizmente). São sempre subvertidos por aqueles (e aquelas) que desejam o poder…

          “liberdade de expressão” – Poder do Povo diz-lhe alguma coisa neste sentido?…

  1. E quem mandou este palerma entrar numa fronteira praticamente desumana e impossível de convivência internacional?

RESPONDER

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …

Portugueses vencem "Óscares" de animação em Los Angeles

O filme “Tio Tomás, A Contabilidade dos Dias” da realizadora portuguesa Regina Pessoa, venceu este domingo o prémio de Melhor Curta Metragem e Sérgio Martins venceu a Melhor Direção de Animação em Longa Metragem, pelo …

Juiz Neto de Moura muda nome com que assina acórdãos

O juiz Neto de Moura, envolvido em algumas decisões polémicas sobre violência doméstica, alterou o nome com que assina os acórdãos, avança o Jornal de Notícias na sua edição impressa deste domingo. De acordo com …

Violenta tempestade faz pelo menos 30 mortos em Minas Gerais

A violenta tempestade que desde quinta-feira assola o estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil, já provocou pelo menos 30 mortos e 17 desaparecidos, anunciou este domingo a Proteção Civil. De acordo com o novo balanço, …

Descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham

Foram descobertas quatro novas espécies de tubarões que caminham usando as suas barbatanas. Ao todo são já conhecidas nove espécies deste tipo de tubarões. Investigadores encontraram tubarões que caminham nas águas do norte da Austrália e …

Caso suspeito de infeção por coronavírus em Portugal deu negativo

A Direção-Geral da Saúde (DGS) informou este domingo que o primeiro caso suspeita de coronavírus em Portugal, com um paciente sob observação no Hospital de Curry Cabral, em Lisboa, deu negativo após  análises. "A Direção-Geral da …

Francisco Rodrigues dos Santos é o novo líder do CDS

A moção de estratégia de Francisco Rodrigues dos Santos, sob o título "Voltar a Acreditar", foi a mais votada na madrugada domingo no 28.º congresso do CDS, em Aveiro, avançaram à agência Lusa fontes partidárias. A …

Cientistas descobrem proteína capaz de imitar os efeitos do exercício físico

A proteína, chamada de Sestrin, é capaz de proporcionar benefícios musculares muito semelhantes aos da prática de exercício físico. Um grupo de cientistas da Universidade de Medicina do Michigan, nos Estados Unidos, descobriu uma proteína …

Inscrição hebraica com 2.800 anos revela antigo nome bíblico

Uma equipa de arqueólogos encontrou um jarro com 2.8000 anos com a inscrição em hebraico "Benayo" no sítio arqueológico de Abel Beth Maacah, no norte de Israel, local várias vezes mencionado na Bíblia Hebraica.  De …

Braga vence FC Porto e conquista Taça da Liga. Sérgio coloca lugar à disposição

O Sporting de Braga venceu hoje o FC Porto por 1-0 e conquistou a Taça da Liga, com Ricardo Horta a marcar o golo decisivo aos 90+5, garantindo um troféu que os bracarenses já tinham …