Estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O jovem de 21 anos foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por ter tentado roubar um cartaz político do hotel onde estava hospedado.

O norte-americano Otto Warmbier foi esta quarta-feira condenado a 15 anos de trabalhos forçados por crimes contra o estado norte-coreano, avança a BBC.

O estudante de 21 anos da Universidade da Virgínia, detido desde janeiro, foi condenado por ter tentado roubar um cartaz de propaganda política do hotel onde estava hospedado em Pyongyang.

Otto apareceu depois na televisão estatal norte-coreana a admitir publicamente o roubo, considerando-o “pior erro da sua vida”, uma confissão que pode ter sido exigida pelas autoridades da Coreia do Norte.

Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de turistas estrangeiros para pressionar países adversários, podendo esta condenação ser explicada pelo momento de alta tensão que vive o país com os EUA.

Segundo o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans, esta sentença de 15 anos é, no entanto, muito alta comparada com outros casos do passado.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Porquê? A situaçâo é complicada, mas o que é que o Bloco e o PC têm a ver especificamente com isto? E o PS, o PSD, o CDS? Já se pronunciaram sobre isto?
      No caso de não saber, Na Coreia do Norte o regime comunista de comunista só tem o nome… O comunismo (como princípio) não é ditatorial. Informe-se.

      • Então o senhor ROYRODGERS afirma que como princípio o comunismo não é ditatorial, francamente, é mesmo ser vesgo em política! Ou então ter levado uma lavagem ao cérebro por algum desses regimes ditatoriais e fascistas. Pois é, lá quanto ao Bloco ou PCP tão amigos de opinar só têm a ver quando as notícias são agradáveis o que por azar para eles são raríssimas, assim sendo mantêm-se caladinhos e bem fechadinhos dentro do casulo.

        • Não sou comunista nem tenho qualquer interesse em sê-lo, mas aprendi algumas coisas na escola, (o que me parece que não aprendeu…) sabe? O Comunismo puro (nunca aplicado – assim como a democracia no seu estado puro) não é ditatorial. Demonstra uma grande ignorância ao afirmar que o é. Só porque todos os países que têm esse regime (subvertido) são ditaduras, acha-se no direito de afirmar tal barbaridade! Tal como disse anteriormente: Informe-se! E não diga disparates. O recado também se aplica aos “comentadores” seguintes…

      • Diga-me um país que seja governado por esse ideal, que eu vou para lá viver, é que a democracia têm o “defeito” de deixar as pessoas opinar mesmo que seja contra , chama-se a isso “liberdade de expressão”, que, eu, se calhar, no caso de ser um não alinhado, nem sequer tinha direito a este comentário , para não falar no computador, acesso á internet e por aí adiante.
        Mais uma vez pergunto diga-me um país governado pelos ideias comunistas pra eu ir para lá vier…..

        • Não existe qualquer país governado por esse ideal, assim como não existe qualquer país governado com o ideal da democracia (infelizmente). São sempre subvertidos por aqueles (e aquelas) que desejam o poder…

          “liberdade de expressão” – Poder do Povo diz-lhe alguma coisa neste sentido?…

  1. E quem mandou este palerma entrar numa fronteira praticamente desumana e impossível de convivência internacional?

RESPONDER

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …