Estudante americano condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte

petersnoopy / Flickr

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un

O jovem de 21 anos foi condenado a 15 anos de trabalhos forçados na Coreia do Norte por ter tentado roubar um cartaz político do hotel onde estava hospedado.

O norte-americano Otto Warmbier foi esta quarta-feira condenado a 15 anos de trabalhos forçados por crimes contra o estado norte-coreano, avança a BBC.

O estudante de 21 anos da Universidade da Virgínia, detido desde janeiro, foi condenado por ter tentado roubar um cartaz de propaganda política do hotel onde estava hospedado em Pyongyang.

Otto apareceu depois na televisão estatal norte-coreana a admitir publicamente o roubo, considerando-o “pior erro da sua vida”, uma confissão que pode ter sido exigida pelas autoridades da Coreia do Norte.

Não é incomum a Coreia do Norte usar a detenção de turistas estrangeiros para pressionar países adversários, podendo esta condenação ser explicada pelo momento de alta tensão que vive o país com os EUA.

Segundo o correspondente da BBC na Coreia do Sul, Stephen Evans, esta sentença de 15 anos é, no entanto, muito alta comparada com outros casos do passado.

ZAP

PARTILHAR

11 COMENTÁRIOS

    • Porquê? A situaçâo é complicada, mas o que é que o Bloco e o PC têm a ver especificamente com isto? E o PS, o PSD, o CDS? Já se pronunciaram sobre isto?
      No caso de não saber, Na Coreia do Norte o regime comunista de comunista só tem o nome… O comunismo (como princípio) não é ditatorial. Informe-se.

      • Então o senhor ROYRODGERS afirma que como princípio o comunismo não é ditatorial, francamente, é mesmo ser vesgo em política! Ou então ter levado uma lavagem ao cérebro por algum desses regimes ditatoriais e fascistas. Pois é, lá quanto ao Bloco ou PCP tão amigos de opinar só têm a ver quando as notícias são agradáveis o que por azar para eles são raríssimas, assim sendo mantêm-se caladinhos e bem fechadinhos dentro do casulo.

        • Não sou comunista nem tenho qualquer interesse em sê-lo, mas aprendi algumas coisas na escola, (o que me parece que não aprendeu…) sabe? O Comunismo puro (nunca aplicado – assim como a democracia no seu estado puro) não é ditatorial. Demonstra uma grande ignorância ao afirmar que o é. Só porque todos os países que têm esse regime (subvertido) são ditaduras, acha-se no direito de afirmar tal barbaridade! Tal como disse anteriormente: Informe-se! E não diga disparates. O recado também se aplica aos “comentadores” seguintes…

      • Diga-me um país que seja governado por esse ideal, que eu vou para lá viver, é que a democracia têm o “defeito” de deixar as pessoas opinar mesmo que seja contra , chama-se a isso “liberdade de expressão”, que, eu, se calhar, no caso de ser um não alinhado, nem sequer tinha direito a este comentário , para não falar no computador, acesso á internet e por aí adiante.
        Mais uma vez pergunto diga-me um país governado pelos ideias comunistas pra eu ir para lá vier…..

        • Não existe qualquer país governado por esse ideal, assim como não existe qualquer país governado com o ideal da democracia (infelizmente). São sempre subvertidos por aqueles (e aquelas) que desejam o poder…

          “liberdade de expressão” – Poder do Povo diz-lhe alguma coisa neste sentido?…

  1. E quem mandou este palerma entrar numa fronteira praticamente desumana e impossível de convivência internacional?

RESPONDER

PSD vai indicar Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República

O PSD vai indicar o líder parlamentar cessante Fernando Negrão para vice-presidente da Assembleia da República, disse hoje à Lusa fonte oficial da bancada social-democrata. A mesma fonte indicou que o PSD irá ainda propor como …

Funcionário da Casa Branca que publicou artigo anónimo sobre Trump vai lançar livro "explosivo"

O alto funcionário da Casa Branca que em setembro do ano passado escreveu de forma anónima um artigo de opinião no The New York Times vai lançar um livro no próximo mês. De acordo com o …

Grupos secretos do Facebook prometem falsas curas para cancro e autismo

Uma investigação do Business Insider expôs casos de contas e grupos secretos no Facebook que passam publicitam "medicamentos" e "tratamentos" alternativos que custam milhares de dólares mas que, na verdade, não passam de fraudes. Segundo noticiou …

Ministério repudia agressões nas escolas e fala em casos "residuais"

O Ministério da Educação garante que as situações de violência grave nas escolas são “residuais” e que existe uma tendência de diminuição de casos, repudiando todas as agressões que considera "inaceitáveis seja quem for o …

Surto de anthrax pode ter matado mais de 100 elefantes no Botswana

Um surto de anthrax pode estar na origem da morte de mais de 100 elefantes no Botswana ao longo dos dois últimos meses. Fontes do Governo do Botswana adiantaram, citadas pela Reuters, que "as investigações preliminares …

Nove migrantes encontrados vivos em novo camião no Reino Unido

A polícia britânica encontrou um segundo camião onde viajavam nove migrantes, todos eles vivos. Ainda hoje foi encontrado um camião com 39 pessoas mortas. Horas depois de ter sido encontrado um camião com 39 pessoas mortas, …

Brexit. Primeiro-ministro da Irlanda apoia adiamento até 31 de janeiro

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, defendeu esta quarta-feira uma prorrogação da data do 'Brexit' até 31 de janeiro, num telefonema com o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, que já recomendou aos 27 que …

Matosinhos é a primeira cidade 5G em Portugal

A NOS cobriu totalmente Matosinhos com 5G, em parceria com a Huawei, tornando-a na primeira cidade de quinta geração móvel em Portugal, anunciou, esta quarta-feira, a operadora de telecomunicações. De acordo com a operadora, "a rede …

O Super Mundial de Clubes vem aí e o Barcelona pode ficar de fora

O Barcelona poderá ficar fora da próxima grande competição da FIFA: o Super Mundial de Clubes. Para inverter esta situação, os catalães terão de ganhar uma das próximas duas edições da Champions. O Conselho da FIFA …

Falência da Thomas Cook leva ao encerramento de empresas no Algarve

De acordo com a TSF, há empresas que não vão conseguir resistir ao colapso do grupo britânico Thomas Cook, que anunciou falência há cerca de um mês. Um mês depois de ter sido anunciada a falência …