/

Nos Estados Unidos, há uma máquina obsoleta a dificultar a resposta à pandemia. Chama-se fax

1

O facto de vários departamentos de saúde pública norte-americanos ainda utilizarem o fax para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do novo coronavírus é um grande problema nos Estados Unidos.

Um artigo publicado esta segunda-feira pelo The New York Times revela várias falhas no sistema de saúde norte-americano, nomeadamente falhas tecnológicas que não têm permitido perceber quem está infetado ou não com o novo coronavírus.

De acordo com o diário norte-americano, vários departamentos de saúde pública ainda utilizam o fax – uma máquina já bastante obsoleta – para trocarem informação com hospitais, centros de saúde e laboratórios que realizam testes de deteção do vírus.

O NYT dá o exemplo específico do condado de Harris, em Houston, no qual o fax que existe ficou “sobrecarregado” depois de um laboratório ter enviado inúmeros resultados de testes, tendo “milhares de folhas ficado espalhadas pelo chão”.

Nos Estados Unidos, “há um sistema para reportar novos casos em que alguns testes chegam através de bases de dados digitais, mas outros pelo telefone, e-mail e fax”. Esta  tecnologia continua a ser utilizada porque obedece aos critérios de privacidade definidos para tudo o que é informação na área da saúde. No entanto, dificulta a resposta à pandemia de covid-19.

Os relatórios chegam, muitas vezes, “em duplicado” e são “enviados para o departamento de saúde errado ou não contêm informação crucial, como o contacto do utente e a sua morada”.

Além disso, há muitos laboratórios com “pouca experiência em saúde pública”. Recentemente, refere o matutino, 25 membros da Guarda Nacional dos EUA foram mobilizados para um desses departamentos para ajudar os especialistas em saúde pública a inserir os dados à mão.

Em alguns casos, torna-se, assim, muito difícil rastrear contactos, uma medida muito importante de controlo da propagação de qualquer vírus. “Os dados transmitem-se de uma forma mais lenta do que a doença”, sintetizou o diretor-executivo do condado, Umair Shah. Na cidade de Austin, conhecer o resultado de um teste tem demorado cerca de 11 dias.

O Governo federal terá investido, a partir de 2010, milhões de dólares na substituição do fax por tecnologias mais avançadas, mas o investimento não terá sido feito nos departamentos de saúde pública nem nos hospitais do país.

ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.