A pandemia abranda nos EUA, mas défice fiscal e desemprego deverão disparar

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Embora os EUA tenham registado o crescimento mais baixo de mortes em quase três semanas, as previsões apontam que o défice fiscal triplique e o desemprego atinja os 16%.

Os Estados Unidos registaram 1258 mortos nas últimas 24 horas devido à pandemia da Covid-19, o registo diário mais baixo em quase três semanas, de acordo com a contagem da Universidade Johns Hopkins.

No total, 51.017 pessoas morreram nos Estados Unidos. O número de infetados subiu para mais de 890 mil, com 96 mil pessoas a serem dadas como recuperadas. Os Estados Unidos continuam a ser o país com registo de mais mortos e de casos confirmados.

O Gabinete de Orçamento do Congresso dos Estados Unidos prevê que este ano o défice fiscal no país vai triplicar e o desemprego atingir 16% devido à crise causada pela Covid-19.

Antes da pandemia, o mesmo órgão federal não partidário que fornece informação económica ao Congresso, projeta que a dívida deverá alcançar os 101% Produto Interno Bruto (PIB) no final deste ano fiscal.

A mesma entidade também estima uma contração na economia dos EUA, com o PIB a cair já 5,6% este ano, arrastado por uma queda de 39,6% no segundo trimestre de 2020. Contudo, espera-se uma recuperação de 23,5% no terceiro trimestre e de 10,5% no quarto.

Em relação ao desemprego, prevê-se um aumento que chegará a 16% no terceiro trimestre de 2020, embora até o final do ano seja estimada uma recuperação para 11,7%. Até o final de 2021, o desemprego cairá para 9,5%.

Antes da crise do novo coronavírus, a taxa de desemprego era de 3,8%, considerado praticamente pleno emprego. No entanto, nas últimas cinco semanas, quase 27 milhões de empregos foram destruídos devido à desaceleração económica no país.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Professores "desenrolam" queixas em frente do parlamento (e pedem saída do ministro)

Dirigentes da Federação Nacional dos Professores (Fenprof) colocaram esta quinta-feira grandes faixas com reivindicações junto da Assembleia da República e criticaram o ministro da Educação, que tem que “ir embora”. “Quem não sabe ter uma atitude …

Iniciativa Liberal quer retirar "carga ideológica" da Constituição

A Iniciativa Liberal vai apresentar um projeto de revisão constitucional com uma primeira parte dedicada a retirar "carga ideológica à Constituição", clarificando, por exemplo, que serviços públicos de saúde e educação podem ser prestados pelo …

Urgência do Hospital Santa Maria está a chegar ao limite

A urgência dedicada aos casos suspeitos de covid-19 do Hospital Santa Maria, em Lisboa, reflete a evolução da pandemia em Portugal com doentes a avolumarem-se à porta para realizar o teste e no interior a …

Novo Banco. BCP garante que não faz "favores a ninguém" ao emprestar dinheiro ao Fundo de Resolução

O presidente executivo do BCP, Miguel Maya, disse ontem que o banco não faz "favores a ninguém" ao entrar no empréstimo de 275 milhões de euros da banca ao Fundo de Resolução, que posteriormente financiará …

Máfia italiana "lavou" milhões de euros ganhos com fundos europeus na Madeira

Uma das mais violentas máfias de Itália, a Società Foggiana, utilizou a Madeira para branquear mais de 16 milhões de euros obtidos com um esquema de burla à União Europeia (UE). Em causa estão fundos comunitários …

Ajudas de custo para professores deslocados ficaram na gaveta (e não estão previstas no OE2021)

O Orçamento de Estado para 2020 (OE2020) previa um programa de ajudas de custo para professores deslocados como incentivo à fixação. No entanto, a medida não avançou. O Jornal de Notícias avança esta sexta-feira que a …

Biden ainda à frente, mas nada está perdido para Trump. A luta pelos "swing states" continua

O dia em que os norte-americanos vão saber quem é o próximo presidente dos EUA está muito próximo. Entres sondagens, parece fácil levantar a ponta do véu. No entanto, é importante não esquecer que não …

Nani entre os candidatos a melhor jogador da época na MLS

O internacional português, capitão dos Orlando City, está entre os 46 jogadores nomeados para o prémio de melhor da época na liga norte-americana de futebol (MLS), anunciou, esta quinta-feira, o organismo. A eleição decorre até 9 …

"Estranho, muito estranho". Ana Gomes comenta morte do marido de Isabel dos Santos e é criticada

O empresário congolês Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, morreu no Dubai, durante a prática de mergulho. Uma morte prematura aos 48 anos que leva Ana Gomes a comentar o assunto como "estranho", "muito …

Conselho Europeu. Vacinas distribuídas de forma justa e fronteiras não vão fechar

O presidente do Conselho Europeu garantiu, esta quinta-feira, no final de uma videoconferência entre os líderes da União Europeia, que os 27 estão "unidos" para enfrentar a "luta difícil" contra a segunda vaga da covid-19. "A …