Cidadãos dos EUA, Brasil e Rússia sem autorização para entrar na UE na reabertura das fronteiras

Álvaro Millán / Flickr

Cidadãos norte-americanos, russos e brasileiros não poderão entrar na União Europeia (UE) quando as fronteiras externas do continente reabrirem, o que vai acontecer a partir do dia 01 de julho.

Segundo noticiou esta quinta-feira o Observador, citando o La Vanguardia, embora esta ainda não seja uma decisão final, muito provavelmente esses países serão deixados de fora da lista de nações que poderão entrar quando reabrirem as fronteiras, que fecharam a 16 de março devido à pandemia.

O La Vanguardia esclareceu que existem diferentes listas – desde uma maior com cerca de 40 países com acesso permitido, a uma menor, com apenas 16 – e que os países da UE estão em negociações sobre esta matéria. A decisão deverá ser conhecida na sexta-feira.

De acordo com os dados da Agência Europeia para Prevenção e Controle de Doenças (ECDC), um país tem de ter no máximo 16 infeções por 100 mil habitantes nos últimos 14 dias para conseguir entrar. Serão também avaliados a capacidade de testagem, rastreio e controlo de surtos. Outro dos critérios é a reciprocidade das permissões de viagem.

Tendo esses critérios em consideração, o veto à entrada de cidadãos dos Estados Unidos,  Brasil e Rússia deverá ser mantido. Nações como o Irão, a Arábia Saudita, o Afeganistão, a África do Sul, o México e grande parte da América do Sul provavelmente também estarão fora da lista de permissões.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Farmácias em risco de não ter vacinas da gripe para tantos pedidos

As farmácias privadas receiam não ter doses suficientes de vacina contra a gripe para dar resposta a todos os pedidos. As encomendas da vacina já sãocinco vezes mais do que as registadas em 2019. A preocupação …

É responsabilidade a mais. Médicos não querem integrar Brigadas Rápidas dos lares

Está a ser difícil contratar médicos para as Brigadas de Intervenção Rápida dos lares que foram anunciadas pelo Governo. Mesmo a receberem acima da tabela de pagamentos, os médicos receiam a falta de condições e …

Restrições a turistas suavizadas. Finlândia tenta salvar a Lapónia (e a época de inverno)

A Finlândia, que vê o turismo estrangeiro em perigo na Lapónia, permite a partir de hoje a entrada de turistas de cerca de vinte países sem terem de fazer quarentena. As medidas surgem numa altura em …

"Foi uma vergonha". PS em choque com saída de Jamila e com o poder de Temido

A saída de Jamila Madeira do cargo de secretária de Estado Adjunta e da Saúde, a pedido da ministra Marta Temido, deixou alguns socialistas "arrepiados" e há um desconforto interno com a situação. É mais …

Mãe de bebé deixado no Cacém entregou-se no hospital e foi constituída arguida

A mãe do bebé deixado na terça-feira junto ao Centro Social Baptista, no Cacém, Sintra, entregou-se hoje no Hospital Amadora-Sintra e, depois de ter sido transportada para a esquadra, foi constituída arguida, disse à Lusa …

Rio de Janeiro anuncia regresso do público aos estádios de futebol

O prefeito da cidade brasileira do Rio de Janeiro anunciou, esta sexta-feira, o regresso do público aos estádios de futebol da cidade, uma das mais afetados pela covid-19, a partir de outubro. O prefeito Marcelo Crivella …

Bispo de Viana do Castelo morreu em acidente de viação

O bispo de Viana do Castelo, Anacleto Oliveira, de 74 anos, morreu esta sexta-feira na sequência do despiste do automóvel que conduzia na Autoestrada A2, perto de Almodôvar, no distrito de Beja, disse à Lusa …

Antiga civilização foi controlada por algo inesperado: poeira

Um novo estudo mostra que a existência de uma antiga civilização humana numa região fértil a leste do Mediterrâneo dependia quase inteiramente de algo inesperado: poeira. Quando os primeiros humanos começaram a sair de África e …

Morreu Ruth Bader Ginsburg, "campeã da justiça" do Supremo dos EUA

A juíza do Supremo Tribunal dos Estados Unidos Ruth Bader Ginsburg morreu aos 87 anos de "complicações causadas por um cancro do pâncreas", anunciou esta sexta-feira o tribunal. Em comunicado, o tribunal indicou que a juíza …

Bactérias magnetotáticas podem dar aos animais um fantástico "sexto sentido magnético"

Um novo artigo, publicado no mês passado, sugere que alguns animais têm um "sexto sentido magnético". Um exemplo disso são as tartarugas marinhas, que através deste mecanismo conseguem regressar à praia onde nasceram. Robert Fitak, professor …