/

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

Jim Lo Scalzo / EPA

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior.

De acordo com o The New York Times, a Reserva Federal norte-americana anunciou que vai disponibilizar 2,3 biliões de dólares para ajudas as empresas e os governos locais a combater a crise desencadeada pela pandemia de covid-19.

Em apenas três semanas, 16,6 milhões de norte-americanos ficaram desempregados, um número que equivale a nove desempregados por segundo. Especialistas consultados pelo diário afirmam que, até ao final de abril, o número de desempregados vai continuar a subir e chegar a 20 milhões.

A Reserva Federal anunciou ainda a abertura de um programa de crédito para médias empresas que não puderam candidatar-se aos primeiros apoios direcionados para pequenos negócios. “O papel do Fed [Reserva Federal] é proporcionar o máximo de alívio e estabilidade possível durante este período de atividade económica restrita.”

O Observador escreve que este banco central vai comprar empréstimos até 600 mil milhões de dólares através do Programa de Empréstimos Main Street, com o departamento do Tesouro a entrar com 75 mil milhões de reserva.

Desta forma, serão concedidos empréstimos de quatro anos para empresas que empregam até 10 mil trabalhadores ou que tenham menos de 2,5 mil milhões de dólares de receitas. Os bancos serão os responsáveis por conceder os empréstimos e vão reter uma participação de 5%. O restante será vendido à Reserva Federal.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.