“Eu não sou racista.” David Mesher quebra o silêncio após polémica no voo da Ryanair

David Mesher falou pela primeira vez sobre o que se passou no voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres. O britânico pediu desculpa e garantiu: “Eu não sou racista.”

David Mesher, o britânico que insultou uma passageira num voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres, pediu desculpa pelo sucedido dentro do avião. “Peço desculpa por todo o sofrimento que ela viveu naquela situação e desde então.”

O caso do voo da Ryanair tem gerado muita controvérsia nas redes sociais. Agora, e pela primeira vez, o britânico que insultou Delsie Gayle, em declarações ao programa televisivo “Good Morning Britain”, falou sobre o assunto garantindo que não é racista.

Eu não sou racista. Foi apenas um momento de raiva, acho eu”, defendeu-se, lamentando o sucedido, escreve o The Week.

Delsie Gayle já reagiu ao pedido de desculpas do britânico, afirmando que “podemos perdoar e esquecer, mas eu vou levar algum tempo a ultrapassar o que ele me fez”. Por sua vez, a filha de Gayle, Carol, disse ao mesmo programa de televisão que “se não fosse racista, nunca diria palavras como aquelas”.

Além de David Mesher, a Ryanair também se pronunciou, via Twitter. A companhia aérea low-cost escreveu que “tinha conhecimento de uma discussão entre dois passageiros durante o embarque”, mas os membros da equipa de cabine “não estavam presentes quando o homem proferiu comentários de natureza considerada racista”.

Ao The Guardian, a mulher de 77 anos disse que se sentia “muito em baixo” e que chora cada vez que se lembra do incidente. “Ele pagou o bilhete dele para ir de férias, eu paguei o meu, então por que é que ele abusa de mim por causa da cor da minha pele?” questionou Delsie, afirmando que acredita que se o agressor sair ileso, irá repetir esta situação com outra pessoa.

“Não quero sentar-me ao pé da tua cara feia” e “não me fales numa língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida” foram alguns dos insultos proferidos por David Mesher, depois de a mulher de 77 anos o ter interpelado. A situação foi captada em vídeo, através de um telemóvel de um dos passageiros, e difundida nas redes sociais.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Agora passou de xenófobo racista a anjinho ( tal é o medo das consequências )…
    Contudo, não nos deixemos levar pelas palavrinhas mansas e venha uma punição pesada, que mais não seja como medida de exemplo.

  2. “Vaca feia”, “velha”, “língua estrangeira”?
    Como é que conseguem determinar a raça nessas coisas?
    Ninguém de uma raça que ‘imaginam’ ser a vossa corresponde à descrição?
    Digo “imaginam”, porque descobri em frança que para (alguns d)eles existe uma raça portuguesa (que não é a branca).

  3. Pois é, depois da tempestade vem a bonança, já agora diz e bem não é racista, mas cometeu um ato execrável, além disso é chauvinista e corre o perigo de ser mordido pelos cães, porque de raivoso é pouco, é maldoso, manhoso com todas as desculpas pelos seus actos. As desculpas não se pedem, evitam-se para não magoar-mos outras pessoas pelas nossas frustrações. Assuma os seus erros e deixe os outros em paz, seja pela raça, credos e orientações sexuais ou outros.

  4. Foi pena que a ofendida não tivesse dado logo um par de estalos a esse gordo nojento, já que os hospedeiros não a souberam defender.

RESPONDER

Exilados sauditas sentem-se em perigo após dissidente desaparecer no Canadá

Exilados sauditas no Canadá temem que o dissidente que está de volta ao país de origem tenha sido forçado a revelar informações sobre a comunidade exilada. De acordo com o jornal Público, os exilados sauditas no …

Internamentos voltam a diminuir. Há mais 979 casos e 41 mortes

Portugal registou esta quarta-feira 979 novos casos de infeção por covid-19 e mais 41 mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS), nas …

Festas ilegais aumentaram nos últimos 15 dias. PSP já deixa avisos para a Páscoa

Numa altura em que a população já está confinada há mais de um mês, a tendência é cada vez mais para sair de casa e procurar algum contacto social. Por isso mesmo, a PSP já …

Pediatras pedem reabertura urgente das escolas. Professores querem ser consultados na elaboração do plano

A Sociedade Portuguesa de Pediatria defende a reabertura urgente das escolas especialmente o ensino pré-escolar e nos 1º e 2º ciclos do ensino básico, chamando a atenção para as consequências do fecho no desenvolvimento das …

Ventura propõe tirar subvenções a políticos condenados a mais de três anos de prisão

O deputado único do Chega entregou esta terça-feira no parlamento um projeto de lei para retirar, incluindo retroativamente, as subvenções vitalícias a ex-titulares de cargos políticos condenados por crimes "com pena de prisão superior a …

PGR analisa carta que culpa o Governo por "borla fiscal" à EDP na venda de barragens

O Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP) está a analisar uma carta do Movimento Terra de Miranda que questiona a autorização dada pelo Governo à venda de seis barragens transmontanas por parte da …

Biden prevê vacinas para todos os adultos antes do fim de maio

Joe Biden assegura que até maio o país terá vacinas suficientes contra o covid para todos os adultos do país, dois meses antes do previsto. O presidente do EUA anunciou que até ao final de maio …

Pandemia não é “uma competição ou um concurso de beleza entre países”

O presidente da Aliança Global para as Vacinas (GAVI), Durão Barroso, defende que o processo de vacinação mundial contra a covid-19 não deve ser “uma competição ou um concurso de beleza entre países” e lança …

Sarkozy admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos

O ex-Presidente francês admite recorrer ao Tribunal Europeu dos Direitos Humanos contra a sua condenação a três anos de detenção, um em prisão efetiva, por corrupção e tráfico de influência. Numa entrevista ao jornal Le Figaro, …

Apoio à família vai ser alargado a mais pais em teletrabalho. Tudo graças à oposição

Esta quarta-feira, vai subir a plenário o texto final que altera o apoio excecional à família para que chegue a mais portugueses. O alargamento do universo de potenciais beneficiários está no horizonte, nomeadamente com a …