“Eu não sou racista.” David Mesher quebra o silêncio após polémica no voo da Ryanair

David Mesher falou pela primeira vez sobre o que se passou no voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres. O britânico pediu desculpa e garantiu: “Eu não sou racista.”

David Mesher, o britânico que insultou uma passageira num voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres, pediu desculpa pelo sucedido dentro do avião. “Peço desculpa por todo o sofrimento que ela viveu naquela situação e desde então.”

O caso do voo da Ryanair tem gerado muita controvérsia nas redes sociais. Agora, e pela primeira vez, o britânico que insultou Delsie Gayle, em declarações ao programa televisivo “Good Morning Britain”, falou sobre o assunto garantindo que não é racista.

Eu não sou racista. Foi apenas um momento de raiva, acho eu”, defendeu-se, lamentando o sucedido, escreve o The Week.

Delsie Gayle já reagiu ao pedido de desculpas do britânico, afirmando que “podemos perdoar e esquecer, mas eu vou levar algum tempo a ultrapassar o que ele me fez”. Por sua vez, a filha de Gayle, Carol, disse ao mesmo programa de televisão que “se não fosse racista, nunca diria palavras como aquelas”.

Além de David Mesher, a Ryanair também se pronunciou, via Twitter. A companhia aérea low-cost escreveu que “tinha conhecimento de uma discussão entre dois passageiros durante o embarque”, mas os membros da equipa de cabine “não estavam presentes quando o homem proferiu comentários de natureza considerada racista”.

Ao The Guardian, a mulher de 77 anos disse que se sentia “muito em baixo” e que chora cada vez que se lembra do incidente. “Ele pagou o bilhete dele para ir de férias, eu paguei o meu, então por que é que ele abusa de mim por causa da cor da minha pele?” questionou Delsie, afirmando que acredita que se o agressor sair ileso, irá repetir esta situação com outra pessoa.

“Não quero sentar-me ao pé da tua cara feia” e “não me fales numa língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida” foram alguns dos insultos proferidos por David Mesher, depois de a mulher de 77 anos o ter interpelado. A situação foi captada em vídeo, através de um telemóvel de um dos passageiros, e difundida nas redes sociais.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Agora passou de xenófobo racista a anjinho ( tal é o medo das consequências )…
    Contudo, não nos deixemos levar pelas palavrinhas mansas e venha uma punição pesada, que mais não seja como medida de exemplo.

  2. “Vaca feia”, “velha”, “língua estrangeira”?
    Como é que conseguem determinar a raça nessas coisas?
    Ninguém de uma raça que ‘imaginam’ ser a vossa corresponde à descrição?
    Digo “imaginam”, porque descobri em frança que para (alguns d)eles existe uma raça portuguesa (que não é a branca).

  3. Pois é, depois da tempestade vem a bonança, já agora diz e bem não é racista, mas cometeu um ato execrável, além disso é chauvinista e corre o perigo de ser mordido pelos cães, porque de raivoso é pouco, é maldoso, manhoso com todas as desculpas pelos seus actos. As desculpas não se pedem, evitam-se para não magoar-mos outras pessoas pelas nossas frustrações. Assuma os seus erros e deixe os outros em paz, seja pela raça, credos e orientações sexuais ou outros.

  4. Foi pena que a ofendida não tivesse dado logo um par de estalos a esse gordo nojento, já que os hospedeiros não a souberam defender.

RESPONDER

Francisco J. Marques acusado de sete crimes por divulgar e-mails do Benfica

Francisco J. Marques, Júlio Magalhães e Diogo Faria estão a ser acusados de vários crimes relativamente ao caso da divulgação dos e-mails do SL Benfica. O diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, foi …

Depressão Jorge traz fim-de-semana com chuva e vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um fim-de-semana chuvoso e ventoso, a começar já a partir de sábado. Em causa está a passagem da depressão Jorge por Portugal. O tempo de primavera …

Dieselgate. Volkswagen vai pagar 800 milhões de euros a clientes

O fabricante de automóveis Volkswagen está disposto a pagar cerca de 800 milhões de euros a 460.000 clientes afetados pela manipulação de motores 'diesel', após um acordo extrajudicial com o gabinete de proteção do consumidor …

Novo partido Volt Portugal perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional

O novo partido Volt Portugal (VP) está muito perto de receber luz verde do Tribunal Constitucional para a sua formalização. De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, o processo dura já há quatro …

Vitalino Canas e Clemente Lima chumbados para o Tribunal Constitucional

A Assembleia da República 'chumbou' hoje Vitalino Canas e António Clemente Lima para juízes do Tribunal Constitucional (TC) e voltou a rejeitar reconduzir o ex-ministro Correia de Campos para presidir ao Conselho Económico e Social …

Turquia declara guerra ao regime sírio e abre portas da Europa aos refugiados após baixas em Idlib

A Turquia vai deixar de impedir que refugiados cheguem à Europa, por terra ou por mar, decisão que antecipa a chegada de refugiados da província de Idlib, no norte da Síria, onde a ofensiva do …

Cerca de 80% dos processos de racismo acabam arquivados

Cerca de 80% dos processos instaurados pela Comissão pela Igualdade e Contra a Discriminação Racial (CICDR) entre 2006 e 2016 acabaram arquivados, concluiu um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, …

Liga Europa. Há um duelo entre treinadores portugueses nos "oitavos"

Com todas as equipas portuguesas fora de prova, conhecem-se os clubes que se vão defrontar nos oitavos-de-final da Liga Europa. Em competição continuam três treinadores portugueses. O sorteio dos oitavos-de-final da Liga Europa foi dado a …

Desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável", diz Guterres

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou esta sexta-feira que a desigualdade entre homens e mulheres é "estúpida" e "inaceitável" e enumerou ainda cinco áreas que necessitam de igualdade de género para "mudar o …

Isabel dos Santos comprou casa em Lisboa através de um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo

A empresária Isabel dos Santos utilizou uma empresa com sede no Estado norte-americano de Delaware, considerado um dos paraísos fiscais mais secretos do mundo, para comprar um imóvel de luxo em Lisboa, que está avaliado …