“Eu não sou racista.” David Mesher quebra o silêncio após polémica no voo da Ryanair

David Mesher falou pela primeira vez sobre o que se passou no voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres. O britânico pediu desculpa e garantiu: “Eu não sou racista.”

David Mesher, o britânico que insultou uma passageira num voo da Ryanair, entre Barcelona e Londres, pediu desculpa pelo sucedido dentro do avião. “Peço desculpa por todo o sofrimento que ela viveu naquela situação e desde então.”

O caso do voo da Ryanair tem gerado muita controvérsia nas redes sociais. Agora, e pela primeira vez, o britânico que insultou Delsie Gayle, em declarações ao programa televisivo “Good Morning Britain”, falou sobre o assunto garantindo que não é racista.

Eu não sou racista. Foi apenas um momento de raiva, acho eu”, defendeu-se, lamentando o sucedido, escreve o The Week.

Delsie Gayle já reagiu ao pedido de desculpas do britânico, afirmando que “podemos perdoar e esquecer, mas eu vou levar algum tempo a ultrapassar o que ele me fez”. Por sua vez, a filha de Gayle, Carol, disse ao mesmo programa de televisão que “se não fosse racista, nunca diria palavras como aquelas”.

Além de David Mesher, a Ryanair também se pronunciou, via Twitter. A companhia aérea low-cost escreveu que “tinha conhecimento de uma discussão entre dois passageiros durante o embarque”, mas os membros da equipa de cabine “não estavam presentes quando o homem proferiu comentários de natureza considerada racista”.

Ao The Guardian, a mulher de 77 anos disse que se sentia “muito em baixo” e que chora cada vez que se lembra do incidente. “Ele pagou o bilhete dele para ir de férias, eu paguei o meu, então por que é que ele abusa de mim por causa da cor da minha pele?” questionou Delsie, afirmando que acredita que se o agressor sair ileso, irá repetir esta situação com outra pessoa.

“Não quero sentar-me ao pé da tua cara feia” e “não me fales numa língua estrangeira, sua vaca feia e estúpida” foram alguns dos insultos proferidos por David Mesher, depois de a mulher de 77 anos o ter interpelado. A situação foi captada em vídeo, através de um telemóvel de um dos passageiros, e difundida nas redes sociais.

ZAP //

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Agora passou de xenófobo racista a anjinho ( tal é o medo das consequências )…
    Contudo, não nos deixemos levar pelas palavrinhas mansas e venha uma punição pesada, que mais não seja como medida de exemplo.

  2. “Vaca feia”, “velha”, “língua estrangeira”?
    Como é que conseguem determinar a raça nessas coisas?
    Ninguém de uma raça que ‘imaginam’ ser a vossa corresponde à descrição?
    Digo “imaginam”, porque descobri em frança que para (alguns d)eles existe uma raça portuguesa (que não é a branca).

  3. Pois é, depois da tempestade vem a bonança, já agora diz e bem não é racista, mas cometeu um ato execrável, além disso é chauvinista e corre o perigo de ser mordido pelos cães, porque de raivoso é pouco, é maldoso, manhoso com todas as desculpas pelos seus actos. As desculpas não se pedem, evitam-se para não magoar-mos outras pessoas pelas nossas frustrações. Assuma os seus erros e deixe os outros em paz, seja pela raça, credos e orientações sexuais ou outros.

  4. Foi pena que a ofendida não tivesse dado logo um par de estalos a esse gordo nojento, já que os hospedeiros não a souberam defender.

RESPONDER

Não é um quasar. Astrónomos descobrem galáxia com radiação UV intensa

Cientistas descobriram uma galáxia jovem que brilha em comprimentos de onda ultravioleta, de maneira tão brilhante quanto um quasar. Uma equipa de cientistas descobriu a galáxia BOSS-EUVLG1, com a ajuda do Gran Telescopio Canarias de La …

"Adiem a Liga dos Campeões", pede o Borussia Dortmund

Sorteio está marcado para esta quinta-feira mas Michael Zorc avisa: "Faltam requisitos legais para a fase de grupos arrancar". A fase de grupos da Liga dos Campeões vai começar, pela primeira vez, em outubro. A primeira …

Artista "ressuscita" 54 Imperadores Romanos com ajuda da Inteligência Artificial

Artista canadiano usou um ramo da Inteligência Artificial para criar retratos ultra-realistas de antigos Imperadores Romanos como, por exemplo, Calígula, Nero e Adriano. A aparência física destes antigos Imperadores Romanos foi preservada em centenas de esculturas …

Cantar pode ser uma má ideia durante a pandemia

Uma nova pesquisa revelou que cantar em grupo pode ser perigoso em termos de propagação de patógenos. Esta é só mais uma prova de que 2020 chegou para pôr um travão na diversão. A Universidade de …

Emirados Árabes Unidos anunciam missão espacial à Lua para 2024

Um alto responsável dos Emirados Árabes Unidos disse hoje que o país tenciona enviar para a Lua uma nave com um veículo não tripulado em 2024. O desejo de pisar a lua é uma ambição de …

Exército norte-americano quer ter acesso à rede de satélites da SpaceX

O exército dos Estados Unidos está de olho na Starlink, a constelação de satélites da SpaceX, cujo CEO é o multimilionário Elon Musk e que tem como objetivo levar Internet de banda larga a todos …

Portugal tem cada vez menos água disponível

Portugal tem cada vez menos água disponível e nos próximos cem anos a precipitação em certas regiões do país, como o Algarve, pode sofrer uma redução de até 30%, alertou esta terça-feira a Associação Natureza …

Tel Aviv vai ter estradas elétricas que recarregam autocarros em movimento

Tel Aviv, em Israel, está a trabalhar na criação de estradas elétricas sem fios para carregar e fornecer energia aos transportes públicos da cidade. As estradas elétricas são parte de um programa piloto liderado pelo município …

Suicídio entre militares norte-americanos aumenta 20% em época de covid-19

Os suicídios entre os militares subiram 20% este ano em comparação com o mesmo período de 2019, registando-se um aumento nos incidentes de comportamento violento à medida que as tropas lutam contra a covid-19 e …

Turista apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma. Arrisca ser condenado a prisão

Um turista foi apanhado a gravar as suas iniciais no Coliseu de Roma, em Itália, e arrisca ser punido com um até um ano de prisão. De acordo com o diário italiano La Repubblica, o turista, …