/

“E estas, sim, foram as verdadeiras notícias”. Combate de Trump às fake news intensifica-se

Weekly Update 8.6.17

Join Kayleigh McEnany as she provides you the news of the week from Trump Tower in New York! #MAGA #TeamTrumpPaid for by Donald J. Trump for President, Inc.

Publicado por Donald J. Trump em Domingo, 6 de Agosto de 2017

Nos Estados Unidos, surgiram dois “noticiários” televisivos, “em direto da Trump Tower”, onde se contam “todas as conquistas do Presidente”: o combate de Donald Trump às “fake news” intensificou-se.

Que Donald Trump não gosta de fake news, já toda a gente sabe. Que as quer combater, já prometeu várias vezes. E tem cumprido, denunciando inúmeras vezes, todas as notícias que considera serem falsas, quer através do Twitter, quer em declarações públicas.

Agora, o Presidente dos Estados Unidos leva essa luta mais longe. No domingo, na sua página oficial, foram exibidos dois noticiários televisivos, em direto da Trump Tower, onde se contam “todas as conquistas que o Presidente fez esta semana“, que os cidadãos nunca chegaram a saber, devido a “todas as fake news que andam por aí”, denuncia Lara, nora de Trump e agora uma das apresentadoras do espaço de notícias.

O segundo momento de notícias sobre o Presidente foi apresentado por Kayleigh McEnany. A ex-comentadora da CNN já tinha confirmado pelo Twitter que deixaria o seu papel na estação de televisão, deixando todos a pensar sobre qual seria o próximo “papel” que McEnany assumiria.

A dúvida está desfeita, sendo que esta é a segunda apresentadora da nova rubrica da página do Facebook de Trump: “News of The Week“.

O vídeo arranca com as “conquistas económicas” do presidente norte-americano, ao apresentar o relatório de emprego e as estatísticas de desemprego mais recentes. “O presidente Trump claramente orientou a economia na direção certa”.

Ainda no Twitter, a emissão, que já foi considerada um “balão de ensaio” para uma TV Trump, foi comparada aos dos meios de comunicação estatais em países como a Rússia, Síria ou Coreia do Norte, conhecidos pelos maus tratos a jornalistas independentes e restrições à liberdade de imprensa, segundo o Observador.

Evan McMullin, ex-agente da CIA, escreveu no Twitter: “Este é o tipo de propaganda que vemos na Coreia do Norte. Incapacita o povo de discernir a verdade e apontar responsabilidades”.

O vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, foi filmado em frente a um pano de fundo com o logótipo da campanha de Trump e o nome do seu website. Para além disso, uma mensagem em rodapé pede aos espetadores que se inscrevam em futuras atualizações.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.