“E estas, sim, foram as verdadeiras notícias”. Combate de Trump às fake news intensifica-se

Weekly Update 8.6.17

Join Kayleigh McEnany as she provides you the news of the week from Trump Tower in New York! #MAGA #TeamTrumpPaid for by Donald J. Trump for President, Inc.

Publicado por Donald J. Trump em Domingo, 6 de Agosto de 2017

Nos Estados Unidos, surgiram dois “noticiários” televisivos, “em direto da Trump Tower”, onde se contam “todas as conquistas do Presidente”: o combate de Donald Trump às “fake news” intensificou-se.

Que Donald Trump não gosta de fake news, já toda a gente sabe. Que as quer combater, já prometeu várias vezes. E tem cumprido, denunciando inúmeras vezes, todas as notícias que considera serem falsas, quer através do Twitter, quer em declarações públicas.

Agora, o Presidente dos Estados Unidos leva essa luta mais longe. No domingo, na sua página oficial, foram exibidos dois noticiários televisivos, em direto da Trump Tower, onde se contam “todas as conquistas que o Presidente fez esta semana“, que os cidadãos nunca chegaram a saber, devido a “todas as fake news que andam por aí”, denuncia Lara, nora de Trump e agora uma das apresentadoras do espaço de notícias.

O segundo momento de notícias sobre o Presidente foi apresentado por Kayleigh McEnany. A ex-comentadora da CNN já tinha confirmado pelo Twitter que deixaria o seu papel na estação de televisão, deixando todos a pensar sobre qual seria o próximo “papel” que McEnany assumiria.

A dúvida está desfeita, sendo que esta é a segunda apresentadora da nova rubrica da página do Facebook de Trump: “News of The Week“.

O vídeo arranca com as “conquistas económicas” do presidente norte-americano, ao apresentar o relatório de emprego e as estatísticas de desemprego mais recentes. “O presidente Trump claramente orientou a economia na direção certa”.

Ainda no Twitter, a emissão, que já foi considerada um “balão de ensaio” para uma TV Trump, foi comparada aos dos meios de comunicação estatais em países como a Rússia, Síria ou Coreia do Norte, conhecidos pelos maus tratos a jornalistas independentes e restrições à liberdade de imprensa, segundo o Observador.

Evan McMullin, ex-agente da CIA, escreveu no Twitter: “Este é o tipo de propaganda que vemos na Coreia do Norte. Incapacita o povo de discernir a verdade e apontar responsabilidades”.

O vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, foi filmado em frente a um pano de fundo com o logótipo da campanha de Trump e o nome do seu website. Para além disso, uma mensagem em rodapé pede aos espetadores que se inscrevam em futuras atualizações.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …