“E estas, sim, foram as verdadeiras notícias”. Combate de Trump às fake news intensifica-se

Weekly Update 8.6.17

Join Kayleigh McEnany as she provides you the news of the week from Trump Tower in New York! #MAGA #TeamTrumpPaid for by Donald J. Trump for President, Inc.

Publicado por Donald J. Trump em Domingo, 6 de Agosto de 2017

Nos Estados Unidos, surgiram dois “noticiários” televisivos, “em direto da Trump Tower”, onde se contam “todas as conquistas do Presidente”: o combate de Donald Trump às “fake news” intensificou-se.

Que Donald Trump não gosta de fake news, já toda a gente sabe. Que as quer combater, já prometeu várias vezes. E tem cumprido, denunciando inúmeras vezes, todas as notícias que considera serem falsas, quer através do Twitter, quer em declarações públicas.

Agora, o Presidente dos Estados Unidos leva essa luta mais longe. No domingo, na sua página oficial, foram exibidos dois noticiários televisivos, em direto da Trump Tower, onde se contam “todas as conquistas que o Presidente fez esta semana“, que os cidadãos nunca chegaram a saber, devido a “todas as fake news que andam por aí”, denuncia Lara, nora de Trump e agora uma das apresentadoras do espaço de notícias.

O segundo momento de notícias sobre o Presidente foi apresentado por Kayleigh McEnany. A ex-comentadora da CNN já tinha confirmado pelo Twitter que deixaria o seu papel na estação de televisão, deixando todos a pensar sobre qual seria o próximo “papel” que McEnany assumiria.

A dúvida está desfeita, sendo que esta é a segunda apresentadora da nova rubrica da página do Facebook de Trump: “News of The Week“.

O vídeo arranca com as “conquistas económicas” do presidente norte-americano, ao apresentar o relatório de emprego e as estatísticas de desemprego mais recentes. “O presidente Trump claramente orientou a economia na direção certa”.

Ainda no Twitter, a emissão, que já foi considerada um “balão de ensaio” para uma TV Trump, foi comparada aos dos meios de comunicação estatais em países como a Rússia, Síria ou Coreia do Norte, conhecidos pelos maus tratos a jornalistas independentes e restrições à liberdade de imprensa, segundo o Observador.

Evan McMullin, ex-agente da CIA, escreveu no Twitter: “Este é o tipo de propaganda que vemos na Coreia do Norte. Incapacita o povo de discernir a verdade e apontar responsabilidades”.

O vídeo, que já conta com mais de um milhão de visualizações, foi filmado em frente a um pano de fundo com o logótipo da campanha de Trump e o nome do seu website. Para além disso, uma mensagem em rodapé pede aos espetadores que se inscrevam em futuras atualizações.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

A Bugatti está a vender um carro elétrico "para crianças". Chama-se Baby II e custa 30 mil euros

A Bugatti e a Little Car Company, sediada em Londres, uniram-se para criar 500 Bugattis elétricos em miniatura para crianças. Agora, fruto dos desenvolvimentos mundiais, alguns veículos ficaram disponíveis para compra. O mais recente brinquedo da …

50 anos de monarquia e uma guerra de dias. A pandemia "matou" a micronação mais antiga da Austrália

O reinado de 50 anos de uma micronação na Austrália chegou ao fim devido ao impacto económico da pandemia de covid-19, que fez com que o autodeclarado principado se rendesse ao país. Hutt River, um principado …

NASA vai rebatizar planetas e outros corpos celestes com nomes ofensivos

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que vai rebatizar alguns planetas, galáxias e outros corpos celestes que possuem nomes "ofensivos". Em comunicado publicado esta quinta-feira, a NASA explica que vai abandonar os nomes "não-oficiais" a …

O maior parque de crocodilos da Índia está à beira da falência. Abriga mais de 2.000 animais

O maior parque de crocodilos da Índia, localizado perto da cidade de Chennai, no sul do país asiático, encontra-se à beira da falência depois de a pandemia de covid-19 ter obrigado a fechar o espaço …

Campanha científica acrescenta mais de 37 mil quilómetros quadrados ao mapa do mar português

A campanha científica que o navio hidro-oceanográfico D. Carlos I da Marinha Portuguesa realizou durante nove semanas nos Açores, para levantamentos hidrográficos, permitiu “acrescentar cerca de 37.500 quilómetros quadrados sondados ao mapeamento do mar português”. Numa …

Apesar dos alertas, houve quem plantasse as sementes misteriosas da China (e já começaram a crescer)

Durante as últimas semanas, pessoas em todo o mundo têm recebido, sem ter encomendado, nas suas caixas de correio sementes com origem na China. Apesar dos avisos em contrário, houve quem plantasse os misteriosos presentes. As …

Marcelo veta redução de debates sobre a Europa. Não foi uma "solução feliz"

O Presidente da República vetou esta segunda-feira a redução do número de debates em plenário para o acompanhamento do processo de construção europeia de seis para dois por ano, defendendo que não foi uma “solução …

Boris Johnson admite alargar quarentena a mais países

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, admitiu esta segunda-feira alargar o sistema de quarentena a pessoas que cheguem de países atualmente isentos para reduzir o risco de infeção com a doença covid-19 no Reino Unido. "No contexto …

Novo lay-off. Ajuda da Segurança Social para pagar subsídios de Natal pode chegar só em 2021

O apoio ao pagamento do subsídio de Natal previsto pelo Governo para apoiar as empresas no âmbito do novo regime de lay-off, que entrou em vigor em agosto, poderá só ser pago pela Segurança Social …

Trump abandona conferência de imprensa após ser confrontado por jornalista com mentira que disse 150 vezes

O Presidente norte-americano abandonou uma conferência de imprensa, este sábado, depois de ter sido confrontado por uma jornalista com uma mentira que já terá dito mais de 150 vezes sobre cuidados de saúde para os …