Estado injeta mais 11 milhões de euros na CP

O Estado aumentou o capital estatuário da empresa Comboios de Portugal para 3,85 mil milhões de euros. Este ano, é o quarto aumento de capital.

Esta semana, o Estado português realizou mais um aumento de capital da empresa Comboios de Portugal, o último dos quais realizado em outubro. Em comunicado enviado pela empresa à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários, a CP informa que se tratou de um reforço de 11 milhões de euros.

“A CP – Comboios de Portugal, EPE informa que o Estado Português aumentou o capital estatutário da empresa em 11.000.000,00, o qual passou a ser de 3.850.091.940,00 euros”, lê-se no comunicado.

De acordo com o Observador, em 11 de dezembro, foi divulgado um aumento de capital do Estado no valor de 418,3 milhões de euros, tendo passado a deter 3.893.091.940 de euros. No final de outubro, O Estado tinha já aumentado o capital da CP em 16,8 milhões.

No final de junho, a imprensa revelou que o Estado tinha colocado na empresa de transporte ferroviário mais 12,4 milhões de euros, totalizando mais de 900 milhões o valor usado nos últimos três anos para capitalizar a empresa pública que gere a rede de comboios nacional.

Este aumento de capital representa, assim, mais um reforço para suprir as necessidades de capital numa empresa que apresenta dificuldades e prejuízos.

No ano passado, a empresa apresentou prejuízos no valor de 144 milhões de euros – uma melhoria face aos 278,7 milhões. No primeiro semestre deste ano, a CP explica no relatório de contas que conseguiu baixar os seus prejuízos, tendo estes ascendido a 57,9 milhões.

Esta melhoria deve-se, diz a CP, a melhoria do resultado operacional, já que conseguiu superar a sua estimativa de transporte de passageiros. No primeiro semestre, a CP transportou 60,2 milhões de passageiros, 4,8% acima do previsto.

No final do primeiro semestre, a CP tinha 2.696 funcionários, mais 50 do que no mesmo período de 2016, resultado do recrutamento realizado durante o ano passado, ainda que compensado por “um número significativo de saídas por reforma e por revogação do contrato de trabalho por mútuo acordo”, segundo o relatório.

A 30 de junho, a dívida remunerada da CP era de 3 mil milhões de euros – uma redução de 17,7 milhões face ao final de 2016 – “em consequência fundamentalmente da amortização de empréstimos Banco Europeu de Investimentos”.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Não entendo porque injectamos capital neste tipo de empresas! Não dá lucro, vamos cortar as mordomias! Não chega, vamos cortar nos salários exagerados dos gestores/ administradores! Continua a não dar lucro, despedimos administradores/ gestores! Continua a não dar? Simples, vende-se a empresa! vendendo a empresa aposto que dá lucro! Não entendo uma coisa: à mais de vinte anos a CP tinha o monopólio, depois começou-se a fazer divisões e cria-se por exemplo, a REFER, depois dessa veio mais algumas, e assim criaram-se mais tachos e começou o declínio! Enfim….

    • Injectamos dinheiro porque primeiro, este tipo de empresas não dão lucro em lugar nenhum do mundo e depois porque é mal gerida!
      Curiosamente na Fertagus (que é privada), também injectamos milhões!…
      Não sou contra a injecção de dinheiro na CP, tem é que ser muito bem escrutinado e justificado (e aí é que está o problema)!
      Depois há oa swaps ruinosos como os da Maria Luís Albuquerque na REFER, etc, etc…

  2. É simples, é mal gerida porque andam alguns a chupar o dinheiro e a viver à larga! E no meu ponto de vista, podem dar lucro, não no sentido de activo ser maior que o passivo…mas sim ter um equilíbrio financeiro activo= passivo!

  3. nao da lucro? mas os administradores compram carro tpo de gama
    será que ninguem vê isso?
    aposto que se fosse privatizada ja dava lucro. basta cortar nos ordenados chorudos dos adminstradores que sao pagos a peso de outro e nao fazem nada do que levar o ordenado ao fim do mes
    para que uma empresa quer gestores que nao sabem gerir a empresa?
    corram com eles e arranjem oputros

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …