/

Estado gasta mais de 530 mil euros por mês em subvenções vitalícias

13

António Cotrim / Lusa

O Estado paga um montante superior a 530 mil euros aos 224 beneficiários que recebem subvenções mensais vitalícias da Caixa Geral de Aposentações (CGA).

Este valor não tem em consideração os beneficiários que apenas recebem parcialmente este abono, pelo que o gasto será ainda maior.

Isto constitui um aumento face ao mesmo período do ano passado.

A tabela da CGA com as subvenções de 2021 dava conta de uma despesa que rondava os 460 mil euros mensais, nota o Jornal de Notícias.

Feitas as contas, eram menos 70 mil euros, pagos a 221 ex-políticos e juízes.

O maior beneficiário da lista continua a ser Vasco Rocha Vieira, antigo ministro da República para os Açores e o último governador de Macau, que recebe 13.607 euros por mês.

O abono foi criado pelo Governo de Mário Soares, em 1985, mas foi revogado em 2005, por José Sócrates. Apesar disso, desde então, uma centena aproveitou os direitos adquiridos.

A atribuição mais recente de uma subvenção vitalícia é relativa a 2017, com o ex-ministro Alberto Martins, que recebe 2.899 euros.

Em 2016, José Sócrates recebeu uma subvenção de 2.372 euros. O antigo primeiro-ministro teve de a suspender para trabalhar no setor privado, mas entretanto retomou este abono quando interrompeu a sua vida profissional, explica o JN.

O menor beneficiário da lista é Renato Luís Pereira Leal, antigo deputado socialista pelo círculo dos Açores, que recebe 883 euros por mês.

A tabela da CGA não inclui as subvenções dos ex-presidentes da República e dos ex-titulares de cargos políticos da Madeira, que são pagas pela Presidência da República e pela região, respetivamente.

ZAP //

13 Comments

  1. Malandro do Sócrates Em 2005 acabou com as pensões vitalicias para quem nessa data não tivesse direito à mesma
    A Srª Assunção Esteves com 42 anos de idade “Sim de Idade não é de trabalho” tem uma reforma miserável . São só 7 255€ mês
    Coitadinha

      • não estou a defender ninguém, mas…. “O abono foi criado pelo Governo de Mário Soares, em 1985”

      • Fui verificar e na verdade as subvenções foram criadas em 1985 num governo de bloco central (PS/PSD), governo que acabou no fim desse ano (e o Cavaco foi eleito no fim de 1985 – daí o meu erro):
        “As subvenções mensais vitalícias foram criadas em 1985, era o País dirigido por um Governo de bloco central entre o PS e o PSD: Mário Soares, à altura primeiro-ministro, era coadjuvado por Carlos Mota Pinto e Ruí Machete. 20 anos depois foram extintas pela mão de José Sócrates, que, no entanto, salvaguardou os direitos adquiridos até à data.”

  2. Das duas uma ou gostas muito do caloteiro Sócrates ou então deves achar que 2000€ são trocos e que deve haver muita gente à ganhar isso sem fazer a ponta de um corno.

  3. Se saíram do serviço, não deveriam receber nada. Apenas teriam direito à reforma, como qualquer português, quando fosse a altura certa. Nós portugueses que trabalhamos temos de fazer uma manifestação, uma nova revolução, caso contrário estaremos a manter estes inúteis.

  4. Pois o Pais cada vez está mais na Miséria, os trabalhadores medios , oe pensioninsitas e reformados , foram ultrapassados em muito pelo ordenado mininimo, e pelo subsidio a quem não quer trabalhar. e os sr. deputados calados que nem ratos, pois é que as subvençoes, que pesam muito no orçamento do estado, mas essas não convem cortar, não é? senhores deputados, é que isso era mexer no vosso bolso, certo? Como é que o Pais háde ir para a frente se só há gatunos? tanto à esquerda como à direita… são todos iguais.

  5. “Em 2016, José Sócrates recebeu uma subvenção de 2.372 euros. O antigo primeiro-ministro teve de a suspender para trabalhar no setor privado, mas entretanto retomou este abono quando interrompeu a sua vida profissional, explica o JN.”

    Não percebi! Então, mas ele e o Pinho não estiveram sempre a trabalhar no setor privado mesmo quando eram governantes?!

  6. Somos o país mais a frente do mundo, tem um custo é certo: vejamos, depois de semos uma super potência, fomos abatidos, hoje nem barcos nem armas construímos. O preço é perdeu se inteligência, depois de aderimos a EU paletes e paletes de euros foram parar às mãos de gente que dividiam a belo prazer, os euros acabaram e o povo esteve a saque. Hoje nós tugas berramos, mas pagamos e se não chegar a bazuca recebe a fatura. O SNS não tem dinheiro e cá para nós que ninguém nos lê: qual o real valor da fatura a pagar da comemoração do 10 de Junho com os ministros do governo espalhados pelo mundo a festejar….incluindo o no PR em Inglaterra. Alguem leu ou as notícias tvs telejornais??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.