/

Centenas de pessoas ficaram à espera de vacinação na Maia devido a erro informático

Rungroj Yongrit / EPA

A situação ocorreu no Centro de Vacinação Covid Maia I, que funciona em Gemunde, nas instalações da Junta de Freguesia do Castêlo da Maia.

A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) disse esta quarta-feira que um problema informático no programa que gera a convocatória para a vacinação contra a covid-19 atrasou o processo na Maia, onde geraram filas e horas de espera.

Contactada pela agência Lusa, fonte da Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) conformou que foi detetado um problema informático que atrasou o processo de vacinação naquela localidade do distrito do Porto.

“Mas já foi ultrapassado e a situação na Maia não se deveu apenas a isso”, disse à Lusa a mesma fonte, cerca das 16h30.

A fonte da ARS-N justificou as filas e a espera com o facto de “uma percentagem elevada de pessoas que não tinha confirmado” a marcação “ter comparecido na mesma”.

“O problema é que muitas pessoas convocadas não confirmam a presença, nem respondem. E para preencher o dia e não desperdiçar vacinas, um bem tão escasso e importante, os responsáveis convocam mais pessoas”, descreveu a ARS-N.

Em causa está um centro de vacinação do qual são enviadas diariamente 1.000 mensagens por dia, com cinco dias de antecedência, o que permite vacinar 500 pessoas por turno, de acordo com a ARS-N.

A maioria das pessoas que estiveram na fila eram idosos e, em alguns casos, o tempo de espera ultrapassou as três horas. No local, foram distribuídas cadeiras que se tornaram insuficientes para todos, diz a SIC.

No interior do centro de vacinação estavam 12 enfermeiros, que recebem sete utentes de cada vez. A população foi chamada por ordem de chegada e não segundo a hora prevista.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.961.387 mortos no mundo, resultantes de mais de 137,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.931 pessoas dos 828.857 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.