Europa deve preparar-se para uma batalha de dois anos, adverte especialista chinês

Zhang Wenhong afirmou que a Europa deve esquecer a ideia de que a pandemia de Covid-19 vai terminar em breve. Os europeus devem preparar-se par uma batalha que pode durar até dois anos, avisou.

Zhang Wenhong, chefe da equipa de especialistas clínicos da Covid-19 em Xangai, na China, considera “perfeitamente normal se o vírus viesse e desaparecesse durante um ou dois anos”.

Esqueçam a ideia de que a pandemia chegará ao fim na Europa num futuro próximo”, disse Wenhong numa conferência para estudantes chineses, numa altura em que países como a Itália, Espanha ou Alemanha registaram um aumento exponencial no número de infeções e mortos pelo novo coronavírus.

O virologista tornou-se muito popular na China pela abordagem franca que tem feito sobre a pandemia. “Para resolver este surto num curto período de tempo, era necessário medidas extremamente radicais”, medidas essas que passariam por cancelar e parar tudo no mundo inteiro, durante um mês.

“Se, pelo menos, o mundo pudesse parar de se mover durante quatro semanas, a pandemia seria travada”, disse, citado pelo South China Morning Post. “Mas não consigo imaginar que seja possível uma paragem total global. Nem na Alemanha, nem na Europa.”

Na China, as cercas sanitárias foram facilitadas pelo facto de o surto ter coincidido com o Ano Novo Chinês. Segundo o especialista, essa coincidência temporal fez com que as escolas estivessem fechadas e muitos negócios e comércio também estivessem – ou, pelo menos, preparados para encerrar portas por causa do feriado.

Ainda assim, Wenhong terminou com uma mensagem positiva. “Começo a ver uma tendência de os Governos serem mais pro-ativos. Se as estratégias de todos os países se tornarem cada vez mais vigorosas, o controlo efetivo da pandemia será apenas uma questão de tempo”, garantiu, citado pelo Observador.

ZAP //

PARTILHAR

37 COMENTÁRIOS

  1. A europa fazia bem era mandar f..er esta malta toda. Mais dois anos a levar com esta trampa vinda lá da China, sabe-se lá em que circunstâncias, servirá “apenas” para rebentar com o velho continente. Começo a achar, cada vez mais, que a ideia foi e é mesmo essa.

  2. Quando foi a crise de 2008/2009 culpabilizaram-se os gestores americanos responsáveis por meter dívidas de alto risco dissimuladas entre outros ativos de forma a vender em pacotes de risco mais aligeirado. Ninguém sabia bem o que comprava e depois vendia. Neste caso quem vai ser culpabilizado… se é que alguém o será?

  3. A China devia ser responsabilizada pela contaminação do mundo com o vírus, porque é completamente inaceitável nos dias de hoje, em pleno séc. XXI, existirem mercados completamente medievais como onde surgiu o vírus. O governo chines investe milhões em educar os chineses para rotinas higiénicas, cuidados sociais, disciplinar os cidadãos para estas epidemias, mas não compreendo porque não faz nada para acabar com os pontos de origem destes vírus…….governos estúpidos!!!!!

  4. Concordo 100%, a China tem que pagar por toda a despesa que o mundo está ter. Não só vei-nos matar todos os idosos, pois seriam os únicos que lhes faziam frente, como está-nos a pôr uns contra os outros. Aqui só a um ininigo, é esse inimigo e a China.

  5. Só comentários de merd@. Nem um se aproveita. Conversa mentecapta divisionista de caça ás bruxas. Típico discurso dos ignorantes apavorados. Nos povos primitivos é sempre assim… Se não chove há que sacrificar uns quantos para a apaziguar os Deuses. Arranja-se sempre culpados para tudo. Culpados para o mau tempo, culpados para terramotos e tsunamis, culpados para furacões e secas e inundações… Tudo tem de ter um culpado. Se conseguirmos sempre culpar alguém por tudo o que de mal acontece, até parece que os males já se suportam melhor, não é?

    Conversa divisionista ranhosa de quem se recusa a sofrer sozinho e a perceber que o sofrimento faz parte da vida… E que não precisa de culpados nem para acontecer nem para deixar de acontecer. Unamo-nos mais pela resolução dos problemas. Sejamos mais pro-activos. Mais acção, solidariedade e unidade, e menos conversa divisionista de merd@. Se não sabem dizer nada de jeito, calem a boca.

    • Bem… pelo menos sabem escrever ao contrário do colega MMQ que diz “… caça ás bruxas… para a apaziguar os Deuses…pro-activos…”
      Enfim…
      Um conselho, primeira aprenda a escrever em Português e depois volte cá.
      E já agora, pela sua ordem de ideias, não é importante saber quem roubou o material de Tancos ou quem o encobriu; que o 44 tenha roubado milhões ou que a ponte de Entre-os-Rios tenha caído. Para quê apurar responsabilidades? Se do ponto de vista gramatical já tinha demonstrado bem o que era, o raciocínio conduz-nos a um profundo pesar pelo seu estado. Recupe bem, fique em casa!

      • Quem não sabe usar a lógica, faz como você: ataca a forma por não ter argumentos contra o conteúdo. Sabe… Eu tenho mais que fazer do que usar corrector ortográfico automático no browser, ou do que andar a fazer revisão da ortografia antes de postar. A ortografia perfeita tem uma importância muito relativa numa secção de comentários, onde o que importam são as ideias.

        Mas, já que se quer armar em Edite Estrela de pacotilha, aprenda: a palavra “Português” só se escreve com maiúscula se for na acepção de nome étnico (que designa raças, povos, habitantes de um lugar). Na acepção de idioma, deve escrever-se com inicial minúscula. Arre que é analfabruto! Nem quando vem corrigir os outros tem o cuidado de não dar calinadas. É o que dá depender de correctores automáticos.

        Finalmente, as suas analogias com Tancos ou Entre-os Rios estão ao nível alarve de comparar: “Ai e tal… Se num assassínio há sempre um culpado, então num vulcão também!..” – uma valente estupidez! Só falta dizer que o Covid-19 foi produzido em laboratório pelos Chineses, eheheh… E a seguir não se esqueça: a Terra é plana!

        • O amigo já demonstrou bem aquilo que é. Um vazio de ideias que veio para aqui armado em superior e ficou desde logo descalço perante a própria imbecilidade do discurso e da forma como este estava redigido. E quanto a isso, meu caro… já foi devidamente tosquiado.
          Engraçado ainda, que apenas detetou um erro (Português que eu escrevo, e sempre escreverei, propositadamente com maiúscula; não vou perder tempo a explicar-lhe a razão, até porque nunca iria entendê-la).
          Depois, e na falta de argumentação derivada de pobre intelecto, se é que o há, parece querer induzir que algures teria indiciado a rábula laboratorial, a conspiração e por aí fora. Não atingiu a ideia. Não me surpreende. Está em linha com a capacidade mental demonstrada. Não compreendeu que me referia a práticas e hábitos alimentares. Enfim… um caso perdido.
          E por aqui me fico. Passe bem. Quanto ao resto… procure ajuda médica que bem precisa. E pelo meio procure aprender a escrever.

        • Se em vez de gozares das teorias da conspiração (e de quem nelas acredita) te informasses bem acerca das mesmas e refletisses sobre a realidade miserável deste mundo, tenho a certeza que acabarias chegando as mesmas conclusões que eu cheguei. Comecei sendo cético em relação a certos assuntos e hoje tenho outra maneira de ver a realidade onde todos nós vivemos.
          Não precisas de me responder. Recuso-me a ler outro comentário tosco como os que já escreveste aqui nesta página. Gente de mente limitada e que julgam que sabem tudo sem questionar nada, como aliás parece ser bem o teu caso, só lhes tenho a desejar rápidas melhoras, porque pessoas como tu que julgam precipitadamente que tudo não passa de meras teorias da conspiração e ainda gozam dos outros, vivem ‘adormecidos’ mesmo quando estão de olhos abertos, enquanto que pessoas como eu, bem informadas acerca desta realidade sinistra, estão atentas e despertas mesmo com os olhos fechados a dormir! Abra a sua mente e não se deixe iludir…

    • Se fosse chinês também falava como estás a falar. Não tens familiares a morrer na wuropa sem terem culpa de nada, talvez tenhas na China aonde devias de estar.

      • Não… Se fosses inteligente, aí sim falavas como eu estou a falar. Como não é o caso, falas como se vê. Deves estar cheio de familiares a morrer por essa Europa fora, imagino…

        Pois claro, os europeus não têm culpa do vírus mas os cidadãos chineses já têm?.. É preciso ser-se profundamente burro para falar assim. Burro e inculto! Isto de deixar falar a ignorância é um dos grandes males da liberdade de expressão da Internet.

        Explique-me lá cientificamente, qual é a responsabilidade e a culpa dos cidadãos chineses pelo surgimento do Covid-19. Ninguém sabe ao certo como o vírus passou para os humanos, mas você que é um iluminado da merd@ pelos vistos sabe. Partilhe lá a sua imensa sabedoria racista, para ficarmos esclarecidos!

    • Conversa ranhosa é a sua… vá ao YouTube e procure “mercado de wuham” que foi o sitio onde esta merd@ começou… cães mortos por todo o lado, sangue pelo chão, ratos, cobras morcegos, moscas e toda a merd@ que se possa imaginar… gente por todo o lado encima daquilo tudo… e depois pense no que escreveu… vc se fosse ali morria ainda no hotel… merdeuse…

      • Meta as teorias da conspiração no cú. O problema das teorias da conspiração da treta é que são uma treta inventada por mentes da treta com objectivos da treta.

        Eu a si é que lhe pedia que pensasse no que escreveu. Mas se Deus lhe tivesse dado um cérebro, quem é que ía depois escrever disparates como os que você escreve?

  6. Se especialistas chinês dizem que está crise vai durar dois anos, é o tempo que os Chinese estão-se a preparar para nos atacar. Vimos a dias que tem 500 milhões de toristas chineses. Trabalhei com chineses mais de 30 anos, os Chineses não tiram férias a não ser por interesse. Temos de nos unir, e impedir que a China controle a Europa.

  7. Vão sair da China para a Europa, toneladas de material Medico e Profilático. Se isso não é um “Negocio da China” não sei o que será !……….Bem …saia uma sopa de morcego e um estufado de pangolin para a nossa mesa !

  8. Eu adoro as mentiras do governo chinês. Eles “dizem” que em 2 meses erradicaram a pandemia. Quando primeiro até a ignoraram e deixaram alastrar. Calaram vozes que andavam a expor o que se estava a passar.

    E nós, que temos um sistema de saúde mais evoluído do que o que eles, vamos ter 2 anos. Ide mentir ao raio que vos parta!!

  9. Tanta gente por aqui revoltada contra toda a merd@ que os chineses comercializam e comem, mas ninguém se perguntou ainda porque razão estão eles agora a vender a todo o mundo, pelo menos Europa, desde simples luvas ou máscaras a ventiladores aos milhões, para nos salvar do mal que nos transmitiram, quem foram os culpados em países que deveriam ser e pretendem ser o máximo da civilização estarem agora dependentes dos chinocas. UNIÃO EUROPEIA e GLOBALIZAÇÃO, penso ser a resposta. Quem lhes pede explicações?

    • É mesmo todo o mundo!…
      Pergunta às grandes economias europeias/ocidentais o que aconteceu, e porque o capitalismo liberal está completamente debaixo do capitalismo de Estado chinês!…
      Ou aos gurus da economia – que nem uma crise mundial como a de 2008 conseguiram prever…
      Conclusão: quando dinheiro está acima tudo, quem mais tem, mais manda: bem-vindo à China de 2020!!

      • Portanto confirma-se o que afirmei, puseram-se de cocaras ao libertarem toda a forma de comércio, com a ganância do lucro fácil foram muitas empresas deslocadas para a China e arredores onde antes de tudo isto líamos e víamos constantes críticas ao trabalho escravo e até infantil por aqueles lados, acabaram as críticas de um momento para o outro, agora somos dependentes dos chineses em quase tudo e damo-nos ao luxo de ter altos níveis de desemprego na Europa e alimentá-lo com subsídios; agora por fim de nos infectarem ainda vão engrossar o saldo monetário com largos milhões de vendas em artigos de saúde e de primeira necessidade; alguém possivelmente depois da tempestade passada terá que dar explicações aos europeus por toda a porcaria que têm andado a fazer durante anos, os grandes defensores da União prevejo-os serem os coveiros da mesma, oxalá esteja enganado!

        • É mais ou menos isso com a agravante da UE não ser lá grande união!!
          Podia e devia ser mas, como se viu na ultima crise, em vez de ajudarem os países com mais problemas, ainda ajudam foi a destruir e a entregar de “mão beijada” interesses estratégicos nacionais/europeus a quem tinha dinheiro – a China!
          Porque é facil ter dinheiro quando não se joga com as mesmas regras!…
          Uma ditadura capitalista onde todos tem que se sacrificar para a grande China dominar – e vale tudo para isso!
          Agora, além de tudo o resto, a China já tem 30% dos portos europeus!
          30%!!
          Controla os minerais semicondutores (electrónica) a nível mundial, controla a materia prima para fazer medicamentos europeus, etc, etc….

  10. E continuam os comentários de merd@. Os Portugueses são um espectáculo em conversa de café e ideias de merd@. MAs o que é lindo, é que fenómenos como o covi-19 têm uma forma implacável e poética de calar as vozes de burro. Quem quiser continuar en negação da relaidade e promover os discursos divisionistas da tanga em vez promover a união e a solidariedade, será confrontado com a realidade pelos números.

    • Os Portugueses podem ser um espetáculo em conversa de café mas o caro amigo tem um discurso de taberna à hora de fecho. Deixe-se de patetices e abstenha-se de comentar. Este seu comentário é um total vazio. A taberna está encerrada, vá para casa e deixe os Portugueses com comentários bem mais lúcidos na sua tradicional conversa de café.

  11. A China só é boa para não de obra barata, está-se a ver. Pelos comentários ninguém aqui entra na lojinhas do chinês, nem olha a preços no que toca a comprar Made in Tugal. É bom sinal, afinal sempre existe gente de bolso fundo. Engraçado, ainda ontem passei à frente de uma loja do chinês que se encontra fechado há 15 dias e ouço nas notícias que a GNR teve de advertir un padre que estava a dar a missa lá pós Algarves. Vai-se lá perceber a mente da nossa gente!

RESPONDER

A guerra contra o plástico está a distrair-nos da poluição invisível

O atual foco na poluição de plástico está a fazer com que as pessoas descurem o tipo de poluição que não é possível ver, alerta uma equipa de investigadores. O plástico é um material incrivelmente útil …

A pandemia veio interromper as touradas no Peru. Mas há quem não esteja muito satisfeito com isso

Em poucos meses a pandemia do novo coronavírus conseguiu um feito há muito desejado por ativistas de todo o mundo: interrompeu as touradas. O cancelamento dos espetáculos - criticados pela sua violência para com os …

Dezenas de sites franceses com propaganda islâmica após pirataria informática

Várias dezenas de pequenos websites franceses foram afetados por uma onda de pirataria informática, publicando mensagens de propaganda islâmica, indica hoje a agência noticiosa France-Press (AFP). Mensagens como “Vitória para Maomé, vitória para o Islão e …

Jogos Olímpicos em 2021 vão mostrar que "humanidade derrotou o vírus"

O primeiro-ministro japonês, Yoshihide Suga, disse esta segunda-feira que o país está "determinado" em organizar os Jogos Olímpicos no verão de 2021 e declarou que o evento servirá "como prova de que a humanidade derrotou …

Herdeiro da Samsung assume as rédeas da empresa depois da morte do pai

Lee Jae-Yong, filho do presidente da Samsung, assumiu a liderança da empresa depois do seu pai ter falecido este domingo. O herdeiro assume as rédeas numa altura em que a gigante da tecnologia procura evoluir. Sob …

Vídeos de suicídios, abortos ou abusos sexuais. Ex-moderadora do YouTube descreve pesadelo (e processa plataforma)

Uma ex-moderadora do YouTube apresentou uma queixa contra a plataforma na segunda-feira, acusando-a de não proteger os funcionários que são sujeitos a uma análise e remoção de vídeos violentos publicados na página. O processo contra o …

Resultados nos Açores levam PS a pensar em eleições antecipadas

O PS voltou a ganhar as eleições regionais dos Açores, obtendo 39,13% dos votos, o que não garante a maioria absoluta. Os resultados levam o partido a pensar já em eleições antecipadas. "[O governo regional] está …

"Ainda não sei bem o que fiz". João Almeida e Rúben Guerreiro de volta a Portugal

João Almeida e Rúben Guerreiro foram duas das maiores figuras desta edição do Giro, a volta a Itália em bicicleta. Os dois ciclistas aterraram esta segunda-feira, em Lisboa, e parece que ainda não perceberam a …

Autarca de Pedrógão Grande critica "péssima investigação" sobre reconstrução de casas

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusou o Ministério Público e a Polícia Judiciária de terem feito uma "péssima investigação" no processo sobre a reconstrução das casas, cujo julgamento se iniciou esta segunda-feira. "[As acusações] …

Novo Banco e TAP são "riscos não negligenciáveis" para o défice

A TAP e o Novo Banco podem ter um efeito orçamental maior que o estimado pelo Governo em 2021, constituindo "riscos não negligenciáveis" para o défice, segundo uma avaliação do Conselho das Finanças Públicas (CFP) …