Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Alejandro Garcia / EPA

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde.

O ministério da Saúde de Espanha informou esta terça-feira que não registou qualquer morte por covid-19 nas últimas 24 horas, tal como acontecera na segunda-feira.

Os serviços sanitários espanhóis também revelaram que na última semana houve 34 mortes com a pandemia. Por outro lado, há nesta quarta-feira 137 novos casos de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (covid-19), sendo o número total de casos desde o início da pandemia de 239.932.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 123.974 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 243.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

“A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores”, avisam os serviços sanitários.

Tal como escreve o Diário de Notícias, pelo menos duas comunidades, uma das quais em Madrid, anunciaram na segunda-feira mortes na sequência da covid-19, situação explicada pela validação de casos apresentada pelos serviços sanitários de saúde espanhóis.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 7 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último. A proposta deverá ser aprovada esta quarta-feira pelo parlamento depois de o Governo espanhol minoritário ter garantido os apoios suficientes de outros partidos.

O jornal espanhol El País escreve também esta quarta-feira que Espanha já superou os 250 mil casos e, segundo dados do Ministério da Saúde, 16% desse valor diz respeito. Ou seja, quase 41 mil profissionais de saúde contraíram a doença, da qual morreram 52.

De acordo com o diário, o serviço nacional de saúde espanhol conta com 650 mil profissionais, o que representa aproximadamente 2,2% da população ativa.

A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me fruta a menos para cesto tão grande! Será que o vírus de um momento para o outro ganhou medo dos espanhóis? Oxalá que sim!

RESPONDER

Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas, "muito mais" do que as necessárias

Em entrevista à agência Lusa, Marta Temido anunciou que Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19. Portugal vai comprar cerca de 38 milhões de vacinas contra a covid-19, “muito mais” do …

Governo ainda está a tempo de "reverter" venda de barragens da EDP

A coordenadora do Bloco de Esquerda disse este domingo que o Governo ainda está tempo de reverter o negócio das venda de seis transmontanas, que terá permitido à EDP poupar 110 milhões em imposto de …

Cientistas encontraram abelha australiana que não era vista há 98 anos

Uma espécie de abelha nativa das florestas tropicais do leste da Austrália foi encontrada pela primeira vez em 98 anos. De acordo com o site IFLScience, trata-se da espécie Pharohylaeus lactiferus, abelha nativa do leste da …

Marcelo destaca papel de profissionais de UCI. Costa agradece à Madeira e FPF

O Presidente da República destacou e agradeceu o papel dos profissionais de saúde que estão nos cuidados intensivos, pelo seu papel no combate à pandemia, que considerou uma "saga nacional". "Eu queria, em primeiro lugar, louvar …

Entre farpas a Biden e Fauci, Trump admitiu concorrer à Casa Branca em 2024 (e vencer pela "terceira vez")

No primeiro discurso desde que saiu da Casa Branca, o antigo presidente Donald Trump deu a entender que vai concorrer novamente em 2024 e disse que Joe Biden "perdeu a Casa Branca". O ex-presidente dos Estados …

Cientistas estão a criar um "gémeo digital" da Terra (para prever o futuro)

Uma equipa de cientistas europeus começaram a trabalhar num plano ambicioso para prever o futuro das alterações climáticas: reconstruir uma versão virtual de toda a Terra para representar diferentes cenários. O planeta virtual faz parte de …

Asteróide passará a grande velocidade pela Terra em março. É o maior (e o mais veloz) de 2021

Um asteróide com um diâmetro de até 1,7 quilómetros passará pela Terra a grande velocidade no próximo mês de março, de acordo com dados publicados recentemente pelo Laboratório de Propulsão a Jato da NASA. Apesar de …

Bactérias benéficas do leite materno mudam ao longo do tempo

De acordo com um novo estudo, a mistura de bactérias benéficas transmitidas pelo leite materno muda significativamente com o tempo. Este pode atuar como uma injeção de reforço diário para a imunidade e metabolismo infantil. Os …

Quando um tigre vale mais morto do que vivo: A sórdida realidade das quintas de procriação

Em alguns países asiáticos, quintas de procriação de tigres exploram até ao tutano o valor económico do animal, submetendo-o a condições de vida degradantes. Tigres já foram puderam ser encontrados em grande parte da Ásia, do …

Ana Estrada Ugarte. Em decisão histórica, Peru abre as portas à eutanásia

Numa decisão histórica esta quinta-feira, o 11.º Tribunal Constitucional do Superior Tribunal de Justiça de Lima, no Peru, ordenou ao Ministério da Saúde do país que respeitasse a vontade de Ana Estrada Ugarte de acabar …