Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Alejandro Garcia / EPA

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde.

O ministério da Saúde de Espanha informou esta terça-feira que não registou qualquer morte por covid-19 nas últimas 24 horas, tal como acontecera na segunda-feira.

Os serviços sanitários espanhóis também revelaram que na última semana houve 34 mortes com a pandemia. Por outro lado, há nesta quarta-feira 137 novos casos de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (covid-19), sendo o número total de casos desde o início da pandemia de 239.932.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 123.974 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 243.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

“A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores”, avisam os serviços sanitários.

Tal como escreve o Diário de Notícias, pelo menos duas comunidades, uma das quais em Madrid, anunciaram na segunda-feira mortes na sequência da covid-19, situação explicada pela validação de casos apresentada pelos serviços sanitários de saúde espanhóis.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 7 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último. A proposta deverá ser aprovada esta quarta-feira pelo parlamento depois de o Governo espanhol minoritário ter garantido os apoios suficientes de outros partidos.

O jornal espanhol El País escreve também esta quarta-feira que Espanha já superou os 250 mil casos e, segundo dados do Ministério da Saúde, 16% desse valor diz respeito. Ou seja, quase 41 mil profissionais de saúde contraíram a doença, da qual morreram 52.

De acordo com o diário, o serviço nacional de saúde espanhol conta com 650 mil profissionais, o que representa aproximadamente 2,2% da população ativa.

A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me fruta a menos para cesto tão grande! Será que o vírus de um momento para o outro ganhou medo dos espanhóis? Oxalá que sim!

RESPONDER

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …

Novo comboio-bala entra ao serviço na linha Tóquio-Osaka

O mais novo modelo de comboio-bala do Japão - o N700S - entrou ao serviço no dia 1 de julho, numa jornada inaugural de Tóquio a Osaka. A série N700S (sendo que o "S" significa "Supreme") …