Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Alejandro Garcia / EPA

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde.

O ministério da Saúde de Espanha informou esta terça-feira que não registou qualquer morte por covid-19 nas últimas 24 horas, tal como acontecera na segunda-feira.

Os serviços sanitários espanhóis também revelaram que na última semana houve 34 mortes com a pandemia. Por outro lado, há nesta quarta-feira 137 novos casos de pessoas diagnosticadas com o novo coronavírus (covid-19), sendo o número total de casos desde o início da pandemia de 239.932.

Os dados diários indicam ainda que já passaram pelos hospitais 123.974 pessoas com covid-19, tendo dado entrada na última semana 243.

Os serviços sanitários espanhóis recebem diariamente os números notificados pelas 17 comunidades autónomas do país que também fazem acertos em relação aos comunicados nos dias anteriores, o que tem levado a discrepâncias nos totais apresentados.

“A validação individual dos casos está em curso, pelo que pode haver discrepâncias em relação à notificação agregada dos dias anteriores”, avisam os serviços sanitários.

Tal como escreve o Diário de Notícias, pelo menos duas comunidades, uma das quais em Madrid, anunciaram na segunda-feira mortes na sequência da covid-19, situação explicada pela validação de casos apresentada pelos serviços sanitários de saúde espanhóis.

Espanha vai prolongar por mais duas semanas, de 7 até 20 de junho, o estado de emergência em vigor desde 15 de março último. A proposta deverá ser aprovada esta quarta-feira pelo parlamento depois de o Governo espanhol minoritário ter garantido os apoios suficientes de outros partidos.

O jornal espanhol El País escreve também esta quarta-feira que Espanha já superou os 250 mil casos e, segundo dados do Ministério da Saúde, 16% desse valor diz respeito. Ou seja, quase 41 mil profissionais de saúde contraíram a doença, da qual morreram 52.

De acordo com o diário, o serviço nacional de saúde espanhol conta com 650 mil profissionais, o que representa aproximadamente 2,2% da população ativa.

A nível global, segundo um balanço da agência AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 375 mil mortos e infetou mais de 6,2 milhões de pessoas em todo o mundo.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Parece-me fruta a menos para cesto tão grande! Será que o vírus de um momento para o outro ganhou medo dos espanhóis? Oxalá que sim!

RESPONDER

O caso mais antigo de osteopetrose foi descoberto no esqueleto de um homem da Idade do Ferro

Uma equipa de cientistas alemães descobriu o caso mais antigo conhecido de osteopetrose, ou doença dos "ossos da pedra", nos restos mortais de um homem de 20 anos da Idade do Ferro. A osteopetrose é uma …

Orçamento sem favas contadas. Governo depende mais do PCP (que aproveita para apertar o cerco)

A aprovação do Orçamento do Estado para 2021 na generalidade, que contou com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção do PCP, deixou o Governo mais dependente da apreciação final do documento …

Oito em cada 10 portugueses é a favor do recolher obrigatório. Metade rejeita novo confinamento

Uma sondagem da Aximage para o Jornal de Notícias e TSF concluiu que a maioria dos portugueses é favor de que Portugal adote o recolher obrigatório, mas é contra um novo confinamento. De acordo com a …

Pinto da Costa avança com queixa-crime contra Frederico Varandas

O presidente do FC Porto anunciou, esta quarta-feira, que vai avançar com uma queixa-crime contra o seu homólogo do Sporting devido às declarações proferidas a 23 de outubro. "Não costumo falar de processos judiciais e como …

Nutriente encontrado no vinho tinto, chá e maçã pode reduzir a pressão arterial

Um composto natural, chamado flavan-3-ol, presente no vinho tinto, no chá e nas maçãs, pode contribuir para a redução da pressão arterial. Uma equipa de cientistas da Universidade de Reading, no Reino Unido, recolheu amostras de …

Maduro acusa EUA e Europa de atacar refinaria (e diz que só há gasolina para 20 dias)

O Presidente Nicolás Maduro acusou esta quarta-feira os Estados Unidos e a Europa de terem atacado "com uma arma poderosa" a refinaria venezuelana de Amuay e anunciou que a Venezuela conta apenas com reservas de …

Ataque em Nice faz pelo menos 2 mortos e vários feridos. Autarca fala em "terrorismo"

Duas pessoas morreram e várias ficaram feridas esta quinta-feira em Nice, no sudeste da França, após serem atacadas com uma faca por um homem que já foi detido pela polícia, de acordo com a agência …

Novas restrições serão circunscritas a territórios. Rui Moreira vai aguardar pelo Conselho de Ministros

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde defendeu esta quinta-feira que as novas restrições para combater a pandemia no país serão a nível territorial e mais circunscritas, num modelo que ainda terá que ser …

Portugal sai da "lista negra" da Suíça de países com chegadas condicionadas

As autoridades federais suíças decidiram esta quarta-feira levantar as restrições à entrada de pessoas provenientes da maior parte de países e regiões que estavam na sua lista negra, incluindo Portugal. Os nacionais ou viajantes provenientes desses …

Estudo sugere que os macacos podem ter-se domesticado como os humanos

Um novo estudo sugere que os macacos, tal como os humanos, podem envolver-se no processo de auto-domesticação, alterando o curso da sua própria evolução e fisiologia através da forma como se comportam uns com os …