Espanha não pode alugar mais comboios a Portugal

A espanhola Renfe admitiu que não tem mais comboios disponíveis para emprestar a Portugal, tal como tinha previsto o Governo socialista.

Em declarações ao PúblicoManuel Sempere, porta-voz da transportadora pública espanhola Renfe, afirma que a empresa não tem mais comboios disponíveis para alugar a Portugal. “Todos os comboios que temos estão em circulação e inclusivamente estamos com um plano de compra de material e não se contemplam outras opções”.

O responsável adianta ao mesmo jornal que “tem havido contactos preliminares entre a Renfe e a CP” e que, para setembro, “estão previstas reuniões ao mais alto nível” entre as duas empresas.

Sempere diz que a homóloga da CP está aberta a “qualquer tipo de negociação” e, inclusive, a “qualquer tipo de aliança estratégica”, porque interessa à Renfe “partilhar tráfegos e poder explorar conjuntamente determinadas relações”. Mas uma coisa é certa: “Não dispomos de mais material para alugar. Está tudo em circulação e até temos um plano para a compra de comboios”.

Esse plano, de acordo com o diário, é de 1.500 milhões de euros e prevê a compra de material circulante para os serviços suburbanos e regionais espanhóis e junta-se a um outro contrato, já fechado no ano passado, com a Talgo para a compra de 30 comboios de alta velocidade.

Recorde-se que, a 27 de julho, o ministro do do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, tinha anunciado que, “em articulação com as autoridades espanholas“, Portugal iria “reforçar o aluguer de material circulante eléctrico e a diesel, para repor o mais depressa possível todas as condições de circulação nas linhas regionais”.

Neste momento, como lembra o jornal, “a CP está praticamente sem comboios a diesel, com as velhinhas UDD (Unidades Duplas Diesel) a avariarem quase todos os dias e imobilizadas em oficinas que não têm operários suficientes”.

Questionada pelo jornal sobre a indisponibilidade da Renfe, fonte oficial da CP respondeu que a empresa “nada tem a acrescentar ao que já foi divulgado nas declarações recentes do presidente do Conselho de Administração da CP e da sua tutela”.

A CP tem enfrentado alguns problemas com falhas e supressão de linhas, chegando-se a descrever uma situação à beira do colapso. Foi anunciado que, neste mês de agosto, a CP vai reformular os horários, passando, inevitavelmente por uma redução da oferta, com menos comboios em praticamente todas as linhas e serviços.

Esta sexta-feira, o Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) anunciou ter entregado um pré-aviso de greve ao trabalho extraordinário na CP entre 27 de agosto e 3 de setembro.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. É assim a vida. Em tempos, tinhamos capacidade produtiva e tinhamos oficinas para todo o tipo de reparações espalhadas um pouco por todo o país, o que, até em termos de emprego, era salutar. Mas por vezes quem manda tem vistas curtas e/ou quer saber é do seu umbigo (bolso) e vai de cortar a eito. É mais fácil comprar feito, que nós somos um país com dinheiro que não acaba. Agora está aí o resultado de décadas de desinvestimento: não há linhas em condições, não há combóios suficientes, não há oficinas nem pessoal para reparar os que sobram nem há culpados de nada. Quem está na estação, que se aguente.

RESPONDER

Estudo mostra que as ovelhas preferem acasalar com machos subordinados

Um novo estudo descobriu que, ao contrário do que se podia pensar, as ovelhas preferem acasalar com machos que estão mais abaixo na hierarquia. Atualmente, a vida sexual da maioria das ovelhas é controlada pela indústria …

“Vamos iniciar uma nova etapa". Madeira vai testar toda a população (gratuitamente)

O Governo da Madeira vai desencadear uma campanha de testagem massiva da população da região, ainda sem data, que será gratuita, para aferir da evolução da pandemia da covid-19 no arquipélago, anunciou este sábado o …

O armazenamento de energia "sem massa" está a chegar

Uma equipa de cientistas da Chalmers University of Technology, na Suécia, produziu uma bateria estrutural com um desempenho dez vezes melhor do que todas as versões anteriores. A descoberta abre caminho ao armazenamento de energia …

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …