/

Espanha inclui falar alto e cantar em espaços fechados nos riscos de contágio

Alberto Morante / EPA

O Ministério da Saúde espanhol adotou as provas científicas que apontam os aerossóis como uma via de transmissão do novo coronavírus e estabeleceu que o risco aumenta em ambientes fechados, com muitas pessoas, mal ventilados e com atividades como o exercício físico, falar alto, gritar ou cantar.

De acordo com o Vanguardia, no mais recente documento de informação técnico-científica sobre o coronavírus, o Ministério da Saúde espanhol reviu as conclusões de investigação publicadas por epidemiologistas e outros especialistas sobre a transmissão por aerossóis.

“No atual estado do conhecimento científico existem provas científicas consistentes de que a transmissão do vírus SARS-CoV-2 por aerossóis deve ser considerada como uma via de transmissão para além das já reconhecidas anteriormente” – contacto com secreções respiratórias ou com objetos -, afirmou o Ministério.

A atualização do documento apontou a fibrose pulmonar, a deterioração da função pulmonar, neuropatias, o comprometimento do sistema cardíaco e músculo-esquelético como consequência da doença. Passou ainda a assinalar a gravidez como uma situação de risco acrescido de complicações.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.