Em Espanha, “houve casos de discriminação” a idosos durante a pandemia

António Pedro Santos / Lusa

Apesar de o tratamento diferente para doentes infetados com base na faixa etária ter sido proibido, o relatório do Ministério da Saúde espanhol aponta que nem sempre estas indicações terão sido cumpridas.

Em abril, o Ministério da Saúde espanhol emitiu uma recomendação para os doentes infetados com o novo coronavírus serem todos tratados da mesma forma. No entanto, durante a pandemia, “houve casos de discriminação pela idade”, admitiu um dos coordenadores do relatório orientador, citado pelo El País.

Os protocolos oficiais recomendavam que casa caso deveria ser analisado e tratado sem dar atenção à idade ou ao grau de incapacidade do paciente. No entanto, o diário espanhol aponta que, pelo menos duas unidade de saúde, usaram a idade como um critério de seleção quando a capacidade fosse colocada em causa por excesso de doentes.

O El País aponta que os dois casos são um serviço de emergência médica na Catalunha, que prevê limitação de ventiladores para pessoas com mais de 80 anos, e uma unidade de saúde em Madrid, que inicialmente restringia a hospitalização de octogenários.

O documento do ministério proíbe a diferença “por causa da idade avançada”, “contrária aos fundamentos de um estado de direito”, e concede legitimidade a “critérios de prioridade quando os recursos de saúde estiverem esgotados”, colocando a tónica no discernimento dos profissionais de saúde.

Um dos responsáveis pelo documento, Carlos Romeo Casabon, assumiu ao diário espanhol que “houve falta de capacidade de reação por parte das autoridades de saúde”. “Durante a pandemia, houve casos de discriminação de idade“, disse o professor de Direito Penal da Universidade do País Basco, apresentando como exemplo a quantidade de vítimas mortais em lares.

No entanto, sublinhou que tal não aconteceu “de forma sistemática”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …

Oito meses depois da explosão em Beirute, o Líbano ainda é um pesadelo tóxico

A explosão em Beirute foi apenas mais uma página no longo e sombrio livro da má gestão de resíduos tóxicos no Líbano. Ainda há produtos químicos perigosos no porto de Beirute. Já lá vão oito meses …

Portugal duplica número de testes numa semana e entra no top 10 da UE

Numa semana, Portugal mais do que duplicou o número de testes à covid-19 realizados por 100 mil habitantes, o que o coloca no top 10 da União Europeia. De acordo com o jornal online ECO, que …

Jesus responde a Pepe por causa da expulsão de Eustáquio: "Grande moral"

O treinador encarnado recuou, esta sexta-feira, na opinião sobre o lance que ditou a expulsão de Eustáquio no confronto com o Paços de Ferreira, e foi curto na resposta às palavras de Pepe sobre as …

França aprova lei que reforça proteção de menores contra violência sexual

O Parlamento francês aprovou na quinta-feira, por unanimidade, uma lei que reforça a proteção de menores contra a violência sexual cometida por adultos, estabelecendo um limite de idade para o consentimento em 15 anos, e …

Eduardo Cabrita diz que SIRESP vai continuar a funcionar após 30 de junho

O ministro da Administração Interna disse esta sexta-feira que a rede de comunicações de emergência do Estado, SIRESP, vai continuar a funcionar, após 30 de junho, segundo um modelo que "o Governo tem neste momento …

Eis os segredos de Taiwan, que "passou ao lado" da covid-19 sem confinar

Um novo estudo procurou perceber os segredos para o sucesso de Taiwan a combater a pandemia de covid-19. O país nunca chegou a confinar. Taiwan foi amplamente aplaudido pela sua gestão da pandemia, com uma das …