Espaços comerciais devem ter ocupação de quatro pessoas por 100 metros quadrados

martinrp / Flickr

As limitações impostas para a entrada em espaços comerciais preveem uma regra de ocupação com um rácio de 0,04 pessoas por metro quadrado.

De acordo com o jornal Público, os centros comerciais e supermercados devem limitar ocupação a quatro pessoas por 100 metros quadrados, enquanto que os restaurantes ficam limitados a um terço da sua capacidade.

A portaria publicada este domingo determina que, face à “proliferação de casos registados de contágio de Covid-19”, o Executivo assume a natureza extraordinária e urgente das medidas, mas alerta para o objetivo de aumentar “as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira. No caso da “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais” deve observar-se agora a “regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

Este rácio representa quatro pessoas por 100 metros quadrados ou de 40 pessoas por mil metros quadrados, conforme explica o diário. A área prevista para executar este rácio diz respeito à “área destinada ao público”, ” à exceção das zonas reservadas a parqueamento de veículos”. Os estabelecimentos de comércio por grosso estão excluídos destas limitações.

Em relação a restaurantes e cafés, a “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas deve ser limitada em um terço da sua capacidade”.

Este sábado, o Governo determinou também o encerramento às 21h00 dos bares e discotecas do país até ao dia 9 de abril, podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

Os gestores e proprietários dos espaços comerciais “devem envidar todos os esforços” para que realizar “uma gestão equilibrada dos acessos de público” e monitorizar “as recusas de acesso de público, de forma a evitar, tanto quanto possível, a concentração de pessoas à entrada dos espaços ou estabelecimentos”, refere a portaria, assinada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso às manobras militares da OTAN com sua DEFENDER-20 com quase 50.000 soldados, sem máscaras, isto na UE, cheira a esturro e a instalação de nova ditadura.

  2. duvido ja de todas as infos e o covid19 na alemanha quase nao mata ninguem e isto lembra que foi produzido um virus diferente para a alemanha e um outro bem diferente para a china

    • O “Orçamento para o futuro da América”, apresentado pelo Governo dos EUA, mostra quais são as prioridades da Administração Trump no orçamento federal para o ano fiscal de 2021 (que inicia em 1º de Outubro deste ano).

      Antes de tudo, reduzir as despesas sociais: por exemplo, corta 10% à atribuição pedida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanitários. Enquanto as mesmas autoridades da Saúde comunicam que só a gripe provocou nos USA, de Outubro a Fevereiro, cerca de 10.000 mortes confirmadas numa população de 330 milhões. Notícia silenciada pela comunicação mediática de destaque, a qual lança o alarme global para as 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China, um país com 1,4 bilião de habitantes que foi capaz de tomar medidas excepcionais para limitar os danos da epidemia. Pois é, andam a enganar o Zé Povinho.

RESPONDER

“As pessoas são mortas na mesquita, na rua e no trabalho". Em Cabul, reina o medo

Os assassínios seletivos de jornalistas, políticos e defensores dos direitos humanos são cada vez mais frequentes no país, com Cabul e várias províncias a registarem um aumento da violência nos últimos meses. O medo está …

"Fiquem em casa". Enfermeiros deixam "grito de alerta desesperado" aos portugueses

A Ordem dos Enfermeiros lançou esta sexta-feira uma campanha de sensibilização a apelar aos portugueses para ficarem em casa, afirmando que é “um grito de alerta desesperado face à situação de catástrofe que se vive …

Senado francês aprovou lei que protege os sons e cheiros do campo

O Senado francês aprovou a lei, esta quinta-feira, que protege o "património sensorial" das áreas rurais do país, depois de várias queixas sobre os ruídos e cheiros típicos do campo. De acordo com o canal televisivo …

Identificado em Portugal o primeiro caso da variante da África do Sul

O primeiro caso de covid-19 associado à variante genética da África do Sul foi identificado esta sexta-feira em Portugal pelo Instituto Nacional de Saúde Ricardo Jorge (INSA), adiantou à agência Lusa a instituição. O caso identificado …

Está a nascer o primeiro comboio português a hidrogénio (e vai substituir o Vouguinha)

Já arrancou o projecto para o desenvolvimento do primeiro comboio português a hidrogénio. A iniciativa visa transformar as automotoras a gasóleo que circulam na Linha do Vouga - o comboio chamado Vouguinha - por células …

Guardiola diz que Bernardo Silva "sempre foi importante" para City

O treinador Pep Guardiola disse esta sexta-feira que o português Bernardo Silva “está de volta” ao melhor nível e que “sempre foi importante" para o Manchester City, depois de ter "sentido" dificuldades na temporada passada. “Ele …

Fauci fala de "sentimento libertador" após saída de Trump da Casa Branca

O infeciologista Anthony Fauci, o principal rosto da Casa Branca no combate à pandemia de covid-19, admitiu um sentimento "libertador" após a saída da administração de Donald Trump e afirmou que poderá agora falar sobre …

Parlamento Europeu pede lei que reconheça como "fundamental" direito a desligar

O Parlamento Europeu (PE) pediu na quinta-feira à Comissão Europeia que proponha uma lei que reconheça o "direito a desligar" como sendo "fundamental", permitindo assim que "quem trabalhe por meios digitais desligue os aparelhos fora …

Portugal entra na lista da Alemanha de países de "alta incidência"

A Alemanha incluiu Portugal no grupo de mais de 20 países e territórios considerados de “alta incidência” da pandemia de covid-19. Neste grupo, além de Portugal, estão Albânia, Andorra, Bolívia, Bósnia, Egito, Espanha, Emirados Árabes Unidos, …

Hungria compra vacina russa apesar de não estar autorizada na UE

O Governo húngaro anunciou esta sexta-feira que chegou a acordo para comprar "grandes quantidades" da vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, embora esta ainda não tenha sido autorizada pelas autoridades de saúde europeias. O ministro …