/

Espaços comerciais devem ter ocupação de quatro pessoas por 100 metros quadrados

9

martinrp / Flickr

As limitações impostas para a entrada em espaços comerciais preveem uma regra de ocupação com um rácio de 0,04 pessoas por metro quadrado.

De acordo com o jornal Público, os centros comerciais e supermercados devem limitar ocupação a quatro pessoas por 100 metros quadrados, enquanto que os restaurantes ficam limitados a um terço da sua capacidade.

A portaria publicada este domingo determina que, face à “proliferação de casos registados de contágio de Covid-19”, o Executivo assume a natureza extraordinária e urgente das medidas, mas alerta para o objetivo de aumentar “as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira. No caso da “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais” deve observar-se agora a “regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

Este rácio representa quatro pessoas por 100 metros quadrados ou de 40 pessoas por mil metros quadrados, conforme explica o diário. A área prevista para executar este rácio diz respeito à “área destinada ao público”, ” à exceção das zonas reservadas a parqueamento de veículos”. Os estabelecimentos de comércio por grosso estão excluídos destas limitações.

Em relação a restaurantes e cafés, a “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas deve ser limitada em um terço da sua capacidade”.

Este sábado, o Governo determinou também o encerramento às 21h00 dos bares e discotecas do país até ao dia 9 de abril, podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

Os gestores e proprietários dos espaços comerciais “devem envidar todos os esforços” para que realizar “uma gestão equilibrada dos acessos de público” e monitorizar “as recusas de acesso de público, de forma a evitar, tanto quanto possível, a concentração de pessoas à entrada dos espaços ou estabelecimentos”, refere a portaria, assinada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

ZAP //

9 Comments

  1. duvido ja de todas as infos e o covid19 na alemanha quase nao mata ninguem e isto lembra que foi produzido um virus diferente para a alemanha e um outro bem diferente para a china

    • O “Orçamento para o futuro da América”, apresentado pelo Governo dos EUA, mostra quais são as prioridades da Administração Trump no orçamento federal para o ano fiscal de 2021 (que inicia em 1º de Outubro deste ano).

      Antes de tudo, reduzir as despesas sociais: por exemplo, corta 10% à atribuição pedida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanitários. Enquanto as mesmas autoridades da Saúde comunicam que só a gripe provocou nos USA, de Outubro a Fevereiro, cerca de 10.000 mortes confirmadas numa população de 330 milhões. Notícia silenciada pela comunicação mediática de destaque, a qual lança o alarme global para as 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China, um país com 1,4 bilião de habitantes que foi capaz de tomar medidas excepcionais para limitar os danos da epidemia. Pois é, andam a enganar o Zé Povinho.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.