Espaços comerciais devem ter ocupação de quatro pessoas por 100 metros quadrados

martinrp / Flickr

As limitações impostas para a entrada em espaços comerciais preveem uma regra de ocupação com um rácio de 0,04 pessoas por metro quadrado.

De acordo com o jornal Público, os centros comerciais e supermercados devem limitar ocupação a quatro pessoas por 100 metros quadrados, enquanto que os restaurantes ficam limitados a um terço da sua capacidade.

A portaria publicada este domingo determina que, face à “proliferação de casos registados de contágio de Covid-19”, o Executivo assume a natureza extraordinária e urgente das medidas, mas alerta para o objetivo de aumentar “as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira. No caso da “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais” deve observar-se agora a “regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

Este rácio representa quatro pessoas por 100 metros quadrados ou de 40 pessoas por mil metros quadrados, conforme explica o diário. A área prevista para executar este rácio diz respeito à “área destinada ao público”, ” à exceção das zonas reservadas a parqueamento de veículos”. Os estabelecimentos de comércio por grosso estão excluídos destas limitações.

Em relação a restaurantes e cafés, a “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas deve ser limitada em um terço da sua capacidade”.

Este sábado, o Governo determinou também o encerramento às 21h00 dos bares e discotecas do país até ao dia 9 de abril, podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

Os gestores e proprietários dos espaços comerciais “devem envidar todos os esforços” para que realizar “uma gestão equilibrada dos acessos de público” e monitorizar “as recusas de acesso de público, de forma a evitar, tanto quanto possível, a concentração de pessoas à entrada dos espaços ou estabelecimentos”, refere a portaria, assinada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso às manobras militares da OTAN com sua DEFENDER-20 com quase 50.000 soldados, sem máscaras, isto na UE, cheira a esturro e a instalação de nova ditadura.

  2. duvido ja de todas as infos e o covid19 na alemanha quase nao mata ninguem e isto lembra que foi produzido um virus diferente para a alemanha e um outro bem diferente para a china

    • O “Orçamento para o futuro da América”, apresentado pelo Governo dos EUA, mostra quais são as prioridades da Administração Trump no orçamento federal para o ano fiscal de 2021 (que inicia em 1º de Outubro deste ano).

      Antes de tudo, reduzir as despesas sociais: por exemplo, corta 10% à atribuição pedida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanitários. Enquanto as mesmas autoridades da Saúde comunicam que só a gripe provocou nos USA, de Outubro a Fevereiro, cerca de 10.000 mortes confirmadas numa população de 330 milhões. Notícia silenciada pela comunicação mediática de destaque, a qual lança o alarme global para as 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China, um país com 1,4 bilião de habitantes que foi capaz de tomar medidas excepcionais para limitar os danos da epidemia. Pois é, andam a enganar o Zé Povinho.

RESPONDER

Rui Pinto no Twitter: "Travessia do deserto” terminou mas a “luta continua”

Rui Pinto assumiu que a “árdua e longa ‘travessia do deserto’” chegou ao fim, aludindo à sua libertação, mas avisou que “a luta continua”, pois Portugal “continua um paraíso para a grande corrupção” e branqueamento …

PJ deteve suspeita de atear fogo florestal no Parque Nacional da Peneda-Gerês

A Polícia Judiciária (PJ) de Braga deteve uma mulher de 57 anos suspeita de atear um incêndio florestal registado em 4 de agosto no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), no concelho de Terras de Bouro. Em …

Mais duas mortes e 120 novos casos. Lisboa com 60% dos novos infetados

Portugal regista esta segunda-feira mais duas mortes, 120 novos casos de infeção por covid-19 e 160 curados em relação a segunda-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). O número de pessoas internadas é …

Encontrado cadáver com 30 anos em mansão abandonada em Paris

As obras de reforma numa mansão abandonada em Paris tiveram de ser suspensas inesperadamente depois de trabalhadores terem descoberto um cadáver a decompor-se na cave há 30 anos. De acordo com o jornal britânico The Guardian, …

Quase cem mil crianças contraíram a covid-19 em apenas duas semanas nos Estados Unidos

Noventa e sete mil crianças norte-americanas foram identificadas como infetadas com o novo coronavírus (covid-19) nas últimas semanas de julho. Os números relativos a estas duas semanas são avançados pela empresa norte-americana, que cita um relatório …

A1 terá novo acesso em Grijó no sentido sul/norte em 2021

A autoestrada A1 terá em 2021 um novo acesso em Grijó, concelho de Vila Nova de Gaia, no sentido sul/norte, revelou esta segunda-feira o presidente da autarquia que acredita que, com este projeto, o nó …

Tiros em frente à Casa Branca levam à retirada de Trump de conferência de imprensa

Um agente do Serviço Secreto retirou, esta segunda-feira, o Presidente norte-americano da sala na Casa Banca na qual estava a começar uma conferência de imprensa. O período em que Donald Trump esteve fora da sala foi …

Nani candidato a melhor jogador nos Estados Unidos

Internacional português e o colega João Moutinho (este para melhor jovem) estão na corrida para os prémios e também para o onze. Os futebolistas portugueses Nani e João Moutinho, ambos do Orlando City, estão entre os …

102 dias depois, coronavírus regressa à Nova Zelândia

A Nova Zelândia anunciou a sua primeira infeção por coronavírus transmitida localmente em 102 dias esta terça-feira, o que levou a primeira-ministra do país a emitir uma ordem de confinamento em Auckland, a maior cidade …

Taiwan acusa China de querer fazer da ilha o "próximo Hong Kong"

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Taiwan, Joseph Wu, disse que há pressão da China sobre a ilha para aceitar condições políticas que farão de Taiwan o próximo Hong Kong. A Presidente de Taiwan recebeu esta …