Espaços comerciais devem ter ocupação de quatro pessoas por 100 metros quadrados

martinrp / Flickr

As limitações impostas para a entrada em espaços comerciais preveem uma regra de ocupação com um rácio de 0,04 pessoas por metro quadrado.

De acordo com o jornal Público, os centros comerciais e supermercados devem limitar ocupação a quatro pessoas por 100 metros quadrados, enquanto que os restaurantes ficam limitados a um terço da sua capacidade.

A portaria publicada este domingo determina que, face à “proliferação de casos registados de contágio de Covid-19”, o Executivo assume a natureza extraordinária e urgente das medidas, mas alerta para o objetivo de aumentar “as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira. No caso da “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais” deve observar-se agora a “regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

Este rácio representa quatro pessoas por 100 metros quadrados ou de 40 pessoas por mil metros quadrados, conforme explica o diário. A área prevista para executar este rácio diz respeito à “área destinada ao público”, ” à exceção das zonas reservadas a parqueamento de veículos”. Os estabelecimentos de comércio por grosso estão excluídos destas limitações.

Em relação a restaurantes e cafés, a “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas deve ser limitada em um terço da sua capacidade”.

Este sábado, o Governo determinou também o encerramento às 21h00 dos bares e discotecas do país até ao dia 9 de abril, podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

Os gestores e proprietários dos espaços comerciais “devem envidar todos os esforços” para que realizar “uma gestão equilibrada dos acessos de público” e monitorizar “as recusas de acesso de público, de forma a evitar, tanto quanto possível, a concentração de pessoas à entrada dos espaços ou estabelecimentos”, refere a portaria, assinada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso às manobras militares da OTAN com sua DEFENDER-20 com quase 50.000 soldados, sem máscaras, isto na UE, cheira a esturro e a instalação de nova ditadura.

  2. duvido ja de todas as infos e o covid19 na alemanha quase nao mata ninguem e isto lembra que foi produzido um virus diferente para a alemanha e um outro bem diferente para a china

    • O “Orçamento para o futuro da América”, apresentado pelo Governo dos EUA, mostra quais são as prioridades da Administração Trump no orçamento federal para o ano fiscal de 2021 (que inicia em 1º de Outubro deste ano).

      Antes de tudo, reduzir as despesas sociais: por exemplo, corta 10% à atribuição pedida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanitários. Enquanto as mesmas autoridades da Saúde comunicam que só a gripe provocou nos USA, de Outubro a Fevereiro, cerca de 10.000 mortes confirmadas numa população de 330 milhões. Notícia silenciada pela comunicação mediática de destaque, a qual lança o alarme global para as 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China, um país com 1,4 bilião de habitantes que foi capaz de tomar medidas excepcionais para limitar os danos da epidemia. Pois é, andam a enganar o Zé Povinho.

RESPONDER

Comer muitas refeições takeaway pode aumentar a probabilidade de morte

Comer demasiadas vezes refeições takeaway pode afetar negativamente a saúde das pessoas. Isto porque, muitas vezes, a comida em causa é fast food. A pandemia de covid-19 veio intensificar a adoração das pessoas pelas refeições takeaway. …

Fezes de morcego ajudam a decifrar o passado da humanidade

Uma equipa de investigadores australianos usou fezes de morcego para ajudar a entender uma parte do passado dos nossos ancestrais. Para perceber melhor como é que artefactos antigos são alterados pelo sedimento em que estão enterrados …

"É como fogo". Dezenas de pessoas morreram na República Dominicana após ingestão de álcool ilegal

Depois de dezenas de pessoas morreram por intoxicação nas últimas semanas, as autoridades da República Dominicana acabaram por fechar várias lojas de bebidas alcoólicas. As lojas de bebidas clandestinas situavam-se sobretudo na capital, Santo Domingo, mas …

Eis AlphaDog, a resposta da China para o cão-robô norte-americano Spot

A empresa de tecnologia Weilan, sediada em Nanjing, na China, desenvolveu o AlphaDog, um cão-robô que usa sensores e inteligência artificial (IA) para realizar uma série de aplicações, incluindo entrega de encomendas e orientação para …

E se a vacina contra a covid-19 se chamasse Trumpcine? O "sir" sugeriu e Donald Trump gostou

No fim de semana passado, durante um encontro do Comité Nacional Republicano, o ex-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que alguém sugeriu que as vacinas disponíveis contra a covid-19 deveriam receber o seu nome. …

O custo da paz mundial é bastante inferior ao custo da guerra

Um recente relatório do Instituto de Economia e Paz (IEP) conclui que o custo dos países com a violência é bem superior ao custo com a paz mundial. O Instituto de Economia e Paz estima que, …

Malta vai pagar aos turistas que visitarem a ilha durante o verão

Numa altura em que pandemia não tem dado tréguas ao setor do turismo, Malta anunciou um conjunto de medidas com o objetivo de encorajar os viajantes a visitarem o país e a ficarem hospedados nos …

Pentágono confirma que filmagens de OVNI em forma de pirâmide são autênticas

Uma nova série de imagens e vídeos de OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados) filmados pela Marinha dos Estados Unidos foi agora confirmada como autêntica pelo Pentágono. Enquanto muitas pessoas geralmente se referem a avistamentos misteriosos …

Irão vai aumentar produção de urânio enriquecido em resposta ao “terrorismo nuclear” de Israel

O Irão justificou esta quarta-feira a decisão de enriquecer urânio a 60% como resposta ao “terrorismo nuclear” e à “maldade” israelita, referindo-se ao alegado ataque contra a central de Natanz, no domingo. “A decisão de enriquecer …

Possibilidade de ser reinfetado baixa 84% para quem já teve covid-19

Um novo estudo indica que a infeção prévia por SARS-CoV-2 protege a maioria dos indivíduos contra a reinfecção durante uma média de sete meses As probabilidades de reinfeção não descem até zero, mas um novo estudo, …