Espaços comerciais devem ter ocupação de quatro pessoas por 100 metros quadrados

martinrp / Flickr

As limitações impostas para a entrada em espaços comerciais preveem uma regra de ocupação com um rácio de 0,04 pessoas por metro quadrado.

De acordo com o jornal Público, os centros comerciais e supermercados devem limitar ocupação a quatro pessoas por 100 metros quadrados, enquanto que os restaurantes ficam limitados a um terço da sua capacidade.

A portaria publicada este domingo determina que, face à “proliferação de casos registados de contágio de Covid-19”, o Executivo assume a natureza extraordinária e urgente das medidas, mas alerta para o objetivo de aumentar “as possibilidades de distanciamento social e isolamento profilático”.

Estas medidas entram em vigor na segunda-feira. No caso da “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de comércio a retalho, das grandes superfícies comerciais e dos conjuntos comerciais” deve observar-se agora a “regra de ocupação máxima indicativa de 0,04 pessoas por metro quadrado de área”.

Este rácio representa quatro pessoas por 100 metros quadrados ou de 40 pessoas por mil metros quadrados, conforme explica o diário. A área prevista para executar este rácio diz respeito à “área destinada ao público”, ” à exceção das zonas reservadas a parqueamento de veículos”. Os estabelecimentos de comércio por grosso estão excluídos destas limitações.

Em relação a restaurantes e cafés, a “afetação dos espaços acessíveis ao público dos estabelecimentos de restauração ou de bebidas deve ser limitada em um terço da sua capacidade”.

Este sábado, o Governo determinou também o encerramento às 21h00 dos bares e discotecas do país até ao dia 9 de abril, podendo ser prorrogado em função da evolução da situação epidemiológica.

Os gestores e proprietários dos espaços comerciais “devem envidar todos os esforços” para que realizar “uma gestão equilibrada dos acessos de público” e monitorizar “as recusas de acesso de público, de forma a evitar, tanto quanto possível, a concentração de pessoas à entrada dos espaços ou estabelecimentos”, refere a portaria, assinada pelo ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. Digam isso às manobras militares da OTAN com sua DEFENDER-20 com quase 50.000 soldados, sem máscaras, isto na UE, cheira a esturro e a instalação de nova ditadura.

  2. duvido ja de todas as infos e o covid19 na alemanha quase nao mata ninguem e isto lembra que foi produzido um virus diferente para a alemanha e um outro bem diferente para a china

    • O “Orçamento para o futuro da América”, apresentado pelo Governo dos EUA, mostra quais são as prioridades da Administração Trump no orçamento federal para o ano fiscal de 2021 (que inicia em 1º de Outubro deste ano).

      Antes de tudo, reduzir as despesas sociais: por exemplo, corta 10% à atribuição pedida pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanitários. Enquanto as mesmas autoridades da Saúde comunicam que só a gripe provocou nos USA, de Outubro a Fevereiro, cerca de 10.000 mortes confirmadas numa população de 330 milhões. Notícia silenciada pela comunicação mediática de destaque, a qual lança o alarme global para as 1.770 mortes causadas pelo coronavírus na China, um país com 1,4 bilião de habitantes que foi capaz de tomar medidas excepcionais para limitar os danos da epidemia. Pois é, andam a enganar o Zé Povinho.

RESPONDER

Cientistas identificam pela primeira vez expressões faciais emocionais em ratos

Pela primeira vez, cientistas de Neurobiologia do Instituto Max Planck, na Alemanha, identificaram expressões faciais emocionais em ratos. À semelhança dos seres humanos, as expressões faciais dos ratos mudam quando estes animais provam algo doce …

Imprimiram corais artificiais em 3D que podem salvar recifes

Uma equipa de cientistas inspirou-se na natureza para desenvolver estruturas em forma de coral, impressas em 3D, capazes de produzir grandes quantidades de algas microscópicas. Investigadoras da Universidade de Cambridge e da Universidade da Califórnia desenvolveram …

Avalanches submarinas prendem microplásticos no fundo do oceano

As avalanches de sedimentos submarinos transportam os microplásticos para o fundo do oceano e um projeto de colaboração entre as Universidades de Manchester, Utrecht e Durham e o Centro Nacional de Oceanografia acaba de revelar …

Aos 107 anos, Cornelia Ras conseguiu vencer a covid-19

Cornelia Ras, que contraiu o novo coronavírus em meados de março, pode ser a mulher mais velha do mundo a vencer a covid-19. Nunca se é velho demais para vencer o novo coronavírus e a holandesa …

Coreia do Norte pode estar a usar fábricas de fertilizantes para extrair urânio

Um novo estudo norte-americano mostra que a Coreia do Norte pode estar a utilizar fábricas de fertilizantes para produzir mais material nuclear, extraindo urânio de ácidos fosfóricos. Segundo noticiou o Newsweek, na opinião da investigadora Margaret …

Distância social de 1,5 metros é insuficiente para travar contágio

O estudo realizado por investigadores e engenheiros especializados em dinâmica de fluidos concluiu que a distância deve ser de, pelo menos, quatro metros. Um estudo divulgado esta quinta-feira alerta que a distância social de 1,5 metros …

Estados Unidos registam 9 desempregados por segundo

O desemprego está a atingir números preocupantes nos Estados Unidos: só na última semana, 6,6 milhões de pessoas declararam estar sem emprego para poder receber apoios, um número semelhante ao da semana anterior. De acordo com …

Chineses desistem de comprar o BNI Europa. Está agora em mãos angolanas

O contexto de incerteza, provocado pela pandemia de covid-19, levou o Grupo chinês KWG a desistir de comprar 80,1% da participação do BNI Europa. O grupo chinês KWG desistiu de comprar 80,1% da participação do BNI …

Tesla usa peças do Model 3 para construir um ventilador

A Tesla também está a tentar contribuir para colmatar a escassez de ventiladores com um novo protótipo, feito com partes do Model 3. A Tesla construiu um ventilador com recurso a componentes automóveis. A fabricante elétrica …

Há acordo no Eurogrupo: 500 mil milhões de euros "disponíveis imediatamente"

Os ministros das Finanças da Zona Euro chegaram a acordo, esta quinta-feira, sobre os apoios económicos para fazer face à pandemia de covid-19. O Eurogrupo chegou a acordo sobre o pacote de ajuda económica para a …