/

China. Centenas de pessoas pagaram 50 euros e esgotaram vacina experimental em duas horas

A China decidiu não esperar pela aprovação das entidades de saúde para disponibilizar à população uma das quatro vacinas experimentais que o país está, neste momento, a desenvovler.

Em Yiwu, cidade do leste da China, começou a ser disponibilizada à população uma vacina contra o coronavírus, ainda em fase experimental. Centenas de pessoas fizeram fila para a receber e pagaram aproximadamente 50 euros pela administração da vacina.

O stock da vacina esgotou em pouco mais de duas horas, avança o Expresso. Antes de receberem uma dose da BBIBP-CorV, desenvolvida pela empresa estatal Sinovac Biotech, os voluntários foram obrigados a assinar um termo de responsabilidade para precaver eventuais efeitos colaterais.

As últimas informações sobre os avanços na vacina, de acordo com os resultados publicados sexta-feira na The Lancet Infectious Diseases, mostram que é segura e capaz de induzir uma resposta imunitária em voluntários saudáveis.

O Diário de Notícias escreve que os primeiros testes à BBIBP-CorV envolveram mais de 600 voluntários saudáveis, entre os 18 e 80 anos, permitindo avaliar os efeitos também num grupo de pessoas mais velhas. De acordo com os resultados, foram detetadas respostas dos anticorpos em todos os voluntários 42 dias após a vacinação.

No entanto, este estudo não foi desenhado para avaliar a eficácia da vacina e, por isso, ainda não foi possível concluir se a resposta imunitária induzida é ou não suficiente para proteger contra a infeção pelo novo coronavírus.

A China quer lançar uma vacina para a covid-19 dentro de três semanas, num momento em que o país possui quatro das oito vacinas já na terceira e última fase de ensaios clínicos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.