Escutas apanharam Vieira e Rangel a falar em código sobre o “IC19”

(E:D) António Cotrim / Lusa

O juiz Rui Rangel está por esta altura a ser ouvido como arguido no Supremo Tribunal de Justiça, onde presta também declarações a ex-mulher Fátima Galante, também juíza desembargadora e arguida na Operação Lex.

Rui Rangel e Fátima Galante entraram um pouco antes das 10 da manhã no Supremo Tribunal de Justiça. Os dois juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa estão indiciados por crimes de corrupção/recebimento indevido de vantagens, branqueamento, tráfico de influência e fraude fiscal.

As escutas telefónicas realizadas pelos investigadores do Ministério Público “apanharam” Rangel a falar em código com Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e também arguido no processo, sobre um alegado processo fiscal em que o dirigente desportivo terá pedido a ajuda do juiz.

A revista Sábado conta que Rangel e Vieira falavam do “IC19” quando mencionavam esse processo fiscal, envolvendo uma empresa do presidente do Benfica, que decorria no Tribunal Tributário de Sintra.

A publicação atesta que Rangel terá prometido a Vieira “intervir de alguma forma no litígio de um processo fiscal de 1,6 milhões de euros que visa a empresa Votion, Investimentos Imobiliários SGPS, SA, uma das principais sociedades anónimas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira e que é dirigida pelo seu filho, Tiago Vieira”.

A contrapartida oferecida por Vieira ao juiz passaria por “um cargo remunerado na futura direcção da escola (até ao 12.º ano) e da universidade do clube (licenciaturas ligadas ao desporto) a criar no Seixal”.

Além disso, Vieira terá prometido a Rangel que se tornaria numa “espécie de convidado VIP” do Benfica nas viagens ao estrangeiro, para disputar jogos internacionais, conforme relata a Sábado.

Rangel foi suspenso preventivamente das suas funções pelo plenário do Conselho Superior da Magistratura, tal como Fátima Galante. A promoção da juíza ao Supremo Tribunal de Justiça foi também suspensa.

Além de Rui Rangel, de Fátima Galante e de Luís Filipe Vieira, a Operação Lex tem ainda como arguidos o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

Ao todo, são 13 os arguidos, incluindo a companheira actual de Rangel, uma das suas ex-mulheres, Rita Figueira e Bruno Amaral.

ZAP ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

16 COMENTÁRIOS

  1. tem graça…. agora que as escutas ja estao na mao dos jornalistas .. sera que podem ser validas para condenar alguem???? e mesmo que sejam validas havera sempre um juiz que as considere iregulares… como foi no caso de pinto da costa em que escolhia arbitros e preparava esquemas e falsificaçoes ideologicas…o caso do socrates com a destruiçao das escutas … e por ai fora…..
    concetrteza que neste caso nem o processo do fisco foi resolvido nem o lugar prometido foi dado….
    com tantos casos mais graves e com desfechos mais prejudicias arquivados, cabe a justiça ser cega… mas desde o momento que ve por um olho ja ninguem lhe da credito!!!!

    • O que o senhor diz é mentira. Ficou alguma coisa provada? Então esteja calado e deixe de ser um palermoide de trazer por casa.

      • ai e??? kkkkkk… foram condenados tanto pinto da costa como socrates ja se esqueceu.. quanto as ofensas ja e habito quando nao tem argumentos para contrariar…
        os seus argumentos sao como os da escumalha.. nada e meu é do amigo..kkkkk
        palermas ha muitos… mas voce nem sequer merce esse titulo.. voce nem gente deve ser… talvez um sapo ou uma lesma pegajosa……

  2. Sábado!!!??
    Engraçado, essa revista ser tão neutra e honesta desde que está ao serviço do f.c.porto ou não fosse o jornaleiro mor amigo íntimo do sr.insolvente e PORTISTA ferrenho.
    Porque será que ninguém comenta nada sobre isto????? (só li duas linhas)
    Deixem a justiça fazer o seu trabalho ,
    Nao deixem essas revistas de lavar roupa suja com esses jornaleiros de sargeta vos toldar a cabeça.

  3. É o código da porta 18 e começa-se a perceber para a quem ainda restem dúvidas porque razão o clube ganha praticamente tudo por cá facilmente enquanto no estrangeiro nada faz que preste, tudo bem investigado e levado à risca pela justiça haveria aqui certamente pano para mangas!.

    • Estàs a falar do fêequêepêe? Esse já toda a gente sabe como funciona… e quando nao funciona, a culpa é do árbitro… agora até é do video-árbitro… ahahahahah…..

  4. O teor de muitos dos comentários demonstra bem a qualidade de cidadãos e do país que temos. Para tantas mentes toldadas pela clubite vermelhusca, está tudo bem, é perfeitamente normal, e por mais que a corrupção esteja à vista de todos, e que esquemas mafiosos sejam desmascarados diariamente, teimam em não querer encarar os factos.
    Mas está tudo bem com estas pessoas? Claramente não, já perderam toda a racionalidade. Como numa seita, só quem está de fora é que percebe o quão dementes e perigosas são estas pessoas. Seita que é um cancro na nossa sociedade, seita que grassa no meio do compadrio, arranjinhos, corrupção e dissimulação.
    Meus caros, cresçam e sejam mais responsáveis e honestos, pois quem defende a bandalheira e o vale tudo, são apenas os bandalhos.

RESPONDER

No funeral de Filipe, a família real não vai usar uniformes militares "para evitar envergonhar Harry"

No funeral do duque de Edimburgo os membros da família real não vão usar uniformes militares. A quebra na tradição é justificada como medida "para evitar envergonhar" o príncipe Harry. Segundo o The Sun, a decisão …

FBI diz que grupos radicais dos EUA têm fortes ligações com extrema-direita europeia

O diretor do FBI revela que os radicais norte-americanos são os que têm os laços internacionais mais vastos e que se têm deslocado para se encontrarem com outros ativistas. Os norte-americanos de extrema-direita e com motivações …

Nova espécie de pterossauro revela o polegar opositor mais antigo de sempre

Cientistas descobriram uma nova espécie de pterossauro que viveu durante o período Jurássico e que subia às árvores graças aos seus polegares opositores. Esta característica nunca tinha sido observada nestes animais. De acordo com a rede …

Devido ao sucesso da vacinação, Israel põe fim à obrigatoriedade de uso de máscara no exterior

As autoridades israelitas anunciaram hoje que a partir do próximo domingo acabará a obrigatoriedade de uso de máscara no exterior, medida no quadro do levantamento progressivo das restrições ligadas à pandemia de covid-19. Na primavera de …

A rainha Isabel de Castela ficou conhecida por cheirar mal (mas novos documentos põem fim aos mitos)

A famosa rainha Isabel I de Castela, em Espanha, era conhecida por lavar-se pouco e cheirar mal. Contudo, documentos recém-descobertos mostram que possuía uma quantidade enorme de perfumes de grande valor. Isabel I financiou a viagem …

Instagram testa opção que permite ocultar ou mostrar o número de likes

O Instagram vai começar a testar uma nova opção que dá aos seus utilizadores a possibilidade de esconder os likes recebidos nas publicações. Em 2019, a empresa começou por forçar esta mudança, aplicando-a a alguns utilizadores …

Atlético de Madrid: o que aconteceu a João Félix e companhia?

Equipa de Diego Simeone tinha vantagem confortável sobre os dois maiores rivais e, em pouco tempo, só ganhou metade dos pontos que poderia ter ganhado. Ainda lidera mas tem três adversários muito perto. Em Portugal, no …

EUA impõe novas sanções e expulsam dez diplomatas russos. Moscovo promete resposta “inevitável”

O Governo dos EUA anunciou hoje novas sanções financeiras contra a Rússia e a expulsão de 10 diplomatas russos, em resposta a recentes ataques cibernéticos e à interferência na eleição presidencial de 2020 atribuída a …

Rede 5G pode transmitir energia elétrica e substituir baterias

Os investigadores descobriram uma maneira inovadora de explorar a capacidade das redes 5G, transformando-as numa “rede elétrica sem fios” de modo a alimentar dispositivos de Internet das Coisas (IoT) que precisam de baterias para funcionar. Os …

Itália vai enviar réplica de David de Michelangelo para o Dubai

No final de abril, Itália vai enviar uma réplica em tamanho real do famoso David de Michelangelo, feita com impressoras 3D, para a Exposição Universal do Dubai, que se irá realizar de 1 de outubro …