/

Escutas apanharam Vieira e Rangel a falar em código sobre o “IC19”

16

(E:D) António Cotrim / Lusa

O juiz Rui Rangel está por esta altura a ser ouvido como arguido no Supremo Tribunal de Justiça, onde presta também declarações a ex-mulher Fátima Galante, também juíza desembargadora e arguida na Operação Lex.

Rui Rangel e Fátima Galante entraram um pouco antes das 10 da manhã no Supremo Tribunal de Justiça. Os dois juízes desembargadores do Tribunal da Relação de Lisboa estão indiciados por crimes de corrupção/recebimento indevido de vantagens, branqueamento, tráfico de influência e fraude fiscal.

As escutas telefónicas realizadas pelos investigadores do Ministério Público “apanharam” Rangel a falar em código com Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica e também arguido no processo, sobre um alegado processo fiscal em que o dirigente desportivo terá pedido a ajuda do juiz.

A revista Sábado conta que Rangel e Vieira falavam do “IC19” quando mencionavam esse processo fiscal, envolvendo uma empresa do presidente do Benfica, que decorria no Tribunal Tributário de Sintra.

A publicação atesta que Rangel terá prometido a Vieira “intervir de alguma forma no litígio de um processo fiscal de 1,6 milhões de euros que visa a empresa Votion, Investimentos Imobiliários SGPS, SA, uma das principais sociedades anónimas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira e que é dirigida pelo seu filho, Tiago Vieira”.

A contrapartida oferecida por Vieira ao juiz passaria por “um cargo remunerado na futura direcção da escola (até ao 12.º ano) e da universidade do clube (licenciaturas ligadas ao desporto) a criar no Seixal”.

Além disso, Vieira terá prometido a Rangel que se tornaria numa “espécie de convidado VIP” do Benfica nas viagens ao estrangeiro, para disputar jogos internacionais, conforme relata a Sábado.

Rangel foi suspenso preventivamente das suas funções pelo plenário do Conselho Superior da Magistratura, tal como Fátima Galante. A promoção da juíza ao Supremo Tribunal de Justiça foi também suspensa.

Além de Rui Rangel, de Fátima Galante e de Luís Filipe Vieira, a Operação Lex tem ainda como arguidos o vice-presidente do Benfica, Fernando Tavares, e o ex-presidente da Federação Portuguesa de Futebol, João Rodrigues.

Ao todo, são 13 os arguidos, incluindo a companheira actual de Rangel, uma das suas ex-mulheres, Rita Figueira e Bruno Amaral.

ZAP // Lusa

 

16 Comments

    • Vivó Benfica sim… mas não me parece que sejam mentiras!
      Infelizmente os clubes são o que as pessoas fazem dele, e neste caso o orelhas está a destruir o meu clube enquanto enche os bolsos!

  1. tem graça…. agora que as escutas ja estao na mao dos jornalistas .. sera que podem ser validas para condenar alguem???? e mesmo que sejam validas havera sempre um juiz que as considere iregulares… como foi no caso de pinto da costa em que escolhia arbitros e preparava esquemas e falsificaçoes ideologicas…o caso do socrates com a destruiçao das escutas … e por ai fora…..
    concetrteza que neste caso nem o processo do fisco foi resolvido nem o lugar prometido foi dado….
    com tantos casos mais graves e com desfechos mais prejudicias arquivados, cabe a justiça ser cega… mas desde o momento que ve por um olho ja ninguem lhe da credito!!!!

      • ai e??? kkkkkk… foram condenados tanto pinto da costa como socrates ja se esqueceu.. quanto as ofensas ja e habito quando nao tem argumentos para contrariar…
        os seus argumentos sao como os da escumalha.. nada e meu é do amigo..kkkkk
        palermas ha muitos… mas voce nem sequer merce esse titulo.. voce nem gente deve ser… talvez um sapo ou uma lesma pegajosa……

  2. Sábado!!!??
    Engraçado, essa revista ser tão neutra e honesta desde que está ao serviço do f.c.porto ou não fosse o jornaleiro mor amigo íntimo do sr.insolvente e PORTISTA ferrenho.
    Porque será que ninguém comenta nada sobre isto????? (só li duas linhas)
    Deixem a justiça fazer o seu trabalho ,
    Nao deixem essas revistas de lavar roupa suja com esses jornaleiros de sargeta vos toldar a cabeça.

  3. É o código da porta 18 e começa-se a perceber para a quem ainda restem dúvidas porque razão o clube ganha praticamente tudo por cá facilmente enquanto no estrangeiro nada faz que preste, tudo bem investigado e levado à risca pela justiça haveria aqui certamente pano para mangas!.

    • Estàs a falar do fêequêepêe? Esse já toda a gente sabe como funciona… e quando nao funciona, a culpa é do árbitro… agora até é do video-árbitro… ahahahahah…..

  4. O teor de muitos dos comentários demonstra bem a qualidade de cidadãos e do país que temos. Para tantas mentes toldadas pela clubite vermelhusca, está tudo bem, é perfeitamente normal, e por mais que a corrupção esteja à vista de todos, e que esquemas mafiosos sejam desmascarados diariamente, teimam em não querer encarar os factos.
    Mas está tudo bem com estas pessoas? Claramente não, já perderam toda a racionalidade. Como numa seita, só quem está de fora é que percebe o quão dementes e perigosas são estas pessoas. Seita que é um cancro na nossa sociedade, seita que grassa no meio do compadrio, arranjinhos, corrupção e dissimulação.
    Meus caros, cresçam e sejam mais responsáveis e honestos, pois quem defende a bandalheira e o vale tudo, são apenas os bandalhos.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.