Mesmo suspensos, Rui Rangel e Fátima Galante ganham salário por inteiro

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) determinou a suspensão preventiva dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante na sexta-feira. Mas os dois continuam a receber o salário por inteiro.

Foi na sequência da Operação Lex que o Conselho Superior da Magistratura optou pela suspensão dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante. No entanto, de acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã, nenhum dos dois perderá o vencimento, que ronda os 3500€ por mês.

Além disso, nem Rui Rangel, nem Fátima Galante irão perder as regalias derivadas do cargo que ocupavam, como o subsídio de morada e de exclusividade.

Esta suspensão afeta principalmente Fátima Galante, que estaria prestes a ser promovida à categoria máxima na carreira de juízes, tendo, antes da suspensão, o seu nome já assegurado como um dos três próximos novos juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

O CM escreve que, na prática, a promoção de Fátima Galante aconteceu, mas foi suspensa até ao desfecho do processo, ficando agora a vaga “em reserva”.

Se o processo for arquivado ou a juíza for absolvida, terá direito a entrada imediata para os quadros do Supremo, com direito ao pagamento de todos os vencimentos – aproximadamente mais 400 euros do que o ordenado de um juiz desembargador – e outros benefícios a contar desde a data da promoção.

Se, por outro lado, Fátima Galante for condenada, de acordo com o Estatuto dos Magistrados Judiciais, poderá ainda assim ascender ao cargo, desde que seja “aplicada uma pena que não prejudique a promoção ou acesso”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E ainda falam dos ciganos, que recebem o rendimento de inserção sem fazerem nada. Mas, afinal há outro tipo de ciganos, no topo da sociedade, que ganham muito mais e não precisam de trabalhar.Este País, não tem futuro.

    • Não Tenhamos duvida alguma que vivemos num País do Terceiro Mundo Corruptos, mal -feitores, Juizes desembargadores. Estão suspensos, ganham o vencimento por inteiro. Os pobres patrões e empregados que têm de fechar as suas casa por falta de trabalho e de receita, os desempregados que vão para a Rua ( INSOLVENCIA) não recebem nada.
      ACABEM COM ESTE MUNDO POR AMOR A DEUS
      Santos Silva

  2. Lei e lei, e até nem são os juízes que a fazem, são os deputados da assembleia.

    Mas que este País não tem futuro, por este andar, não tem mesmo.

  3. Além de suspensos, deviam estar presos como o Sócrates para não esconderem provas … E como é óbvio não receber nada, nem um tostão até prova da sua inocência. É o que acontece com qualquer pessoa.

  4. E assim vai o mundo. Temos gentalha em certos setores que nem p/ limpar sanitas serviam, são uns escorces, não tem limites e andamos nós a trabalhar p/ manter este chulos… aplicam impostos e mais impostos p/ isto?? Haja decência, humanidade…

  5. é bom que as noticias vem a nós, pode ser para vender, mas é isso que nos faz saber das injustiças..

    Porque minha mulher ficou desempregada e nada tem direito e descontou para isso, esses filhos da mãe tudo tem, claro é roubado a quem descontou

  6. Com o rebanho que vigaristas, corruptos e ladrões é tudo normal; não haja dúvida que a honestidade passou a ser anormalidade ou doença a necessitar de tratamento.

RESPONDER

Villarreal vs Sporting | Expulsão de Jefferson trama leão

O Sporting esteve perto de dar a volta à eliminatória ante o Villarreal, dos 16 avos-de-final da Liga Europa, mas a expulsão de Jefferson no início da segunda parte comprometeu um jogo que a equipa …

Austrália vai autorizar emojis nas matrículas

A partir de março, em Queensland, as matrículas personalizadas poderão usar os famosos emojis. Contudo, pelo menos para já, estão apenas autorizadas as carinhas sorridentes. A novidade acaba de chegar à Austrália, e se para uns …

Ilhas Faroé fecham para "manutenção". Turistas só podem entrar se "vierem ajudar"

As Ilhas Faroé, território autónomo sob a coroa dinamarquesa, isolado no Atlântico Norte entre a Islândia e a Noruega, vão estar fechadas para "manutenção" 26 e 27 de abril. Na ilha vivem 50 mil habitantes e …

Documentário "low cost" afirma que Jesus era, afinal, um filósofo grego

O documentário Bible Conspiracies (Conspirações Bíblicas, em tradução livre), disponível na Amazon Prime desde novembro de 2017, tem dado que falar. Durante o filme, realizado em 2016, são proferidas várias afirmações que contrariam o que …

Choupette já é a gata mais rica do mundo e pode herdar fortuna de Karl Lagerfeld

A gata do estilista Karl Lagerfeld, Choupette, pode ser uma das beneficiárias da sua fortuna de mais de 170 milhões de euros. Não é que o felino precisasse, já que tem, só por si, um …

Gravuras rupestres descobertas na Serra da Gardunha

Um conjunto de rochas com gravuras rupestres foi descoberto na Serra da Gardunha, Fundão, e a primeira análise indica que serão do período entre o Calcolítico e a Idade do Bronze, disse o arqueólogo Martinho …

Cinco telemóveis são apreendidos por dia nas prisões portuguesas

O número de apreensões de telemóveis, drogas e armas brancas nas prisões portuguesas caiu em 2018. Ainda assim, foram confiscados 1934 aparelhos, o que dá uma média superior a cinco por dia. Para os guardas prisionais, …

Estado vai dar incentivo de 250 euros para compra de bicicletas elétricas

Visando impulsionar o uso de veículos mais verdes, o Governo vai conceder um incentivo de 250 euros para a compra de uma bicicleta elétrica. Os detalhes das novas regras deverão ser anunciadas já nos próximos …

Lisboa em primeiro lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir

A capital portuguesa subiu do 10.º para o 1.º lugar no ranking das cidades mais atrativas para investir, da PricewaterhouseCoopers, avança a Visão. Lisboa foi alvo de uma ascensão sem precedentes, subindo do 10.º para o …

O Sol vai brilhar e os termómetros vão chegar aos 26 graus este fim de semana

As temperaturas máximas vão subir e o fim de semana promete ser solarengo, com os termómetros a chegarem aos 26 graus Celsius. A temperatura máxima vai subir nos próximos dias em Portugal continental, com a máxima …