Mesmo suspensos, Rui Rangel e Fátima Galante ganham salário por inteiro

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) determinou a suspensão preventiva dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante na sexta-feira. Mas os dois continuam a receber o salário por inteiro.

Foi na sequência da Operação Lex que o Conselho Superior da Magistratura optou pela suspensão dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante. No entanto, de acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã, nenhum dos dois perderá o vencimento, que ronda os 3500€ por mês.

Além disso, nem Rui Rangel, nem Fátima Galante irão perder as regalias derivadas do cargo que ocupavam, como o subsídio de morada e de exclusividade.

Esta suspensão afeta principalmente Fátima Galante, que estaria prestes a ser promovida à categoria máxima na carreira de juízes, tendo, antes da suspensão, o seu nome já assegurado como um dos três próximos novos juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

O CM escreve que, na prática, a promoção de Fátima Galante aconteceu, mas foi suspensa até ao desfecho do processo, ficando agora a vaga “em reserva”.

Se o processo for arquivado ou a juíza for absolvida, terá direito a entrada imediata para os quadros do Supremo, com direito ao pagamento de todos os vencimentos – aproximadamente mais 400 euros do que o ordenado de um juiz desembargador – e outros benefícios a contar desde a data da promoção.

Se, por outro lado, Fátima Galante for condenada, de acordo com o Estatuto dos Magistrados Judiciais, poderá ainda assim ascender ao cargo, desde que seja “aplicada uma pena que não prejudique a promoção ou acesso”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E ainda falam dos ciganos, que recebem o rendimento de inserção sem fazerem nada. Mas, afinal há outro tipo de ciganos, no topo da sociedade, que ganham muito mais e não precisam de trabalhar.Este País, não tem futuro.

    • Não Tenhamos duvida alguma que vivemos num País do Terceiro Mundo Corruptos, mal -feitores, Juizes desembargadores. Estão suspensos, ganham o vencimento por inteiro. Os pobres patrões e empregados que têm de fechar as suas casa por falta de trabalho e de receita, os desempregados que vão para a Rua ( INSOLVENCIA) não recebem nada.
      ACABEM COM ESTE MUNDO POR AMOR A DEUS
      Santos Silva

  2. Lei e lei, e até nem são os juízes que a fazem, são os deputados da assembleia.

    Mas que este País não tem futuro, por este andar, não tem mesmo.

  3. Além de suspensos, deviam estar presos como o Sócrates para não esconderem provas … E como é óbvio não receber nada, nem um tostão até prova da sua inocência. É o que acontece com qualquer pessoa.

  4. E assim vai o mundo. Temos gentalha em certos setores que nem p/ limpar sanitas serviam, são uns escorces, não tem limites e andamos nós a trabalhar p/ manter este chulos… aplicam impostos e mais impostos p/ isto?? Haja decência, humanidade…

  5. é bom que as noticias vem a nós, pode ser para vender, mas é isso que nos faz saber das injustiças..

    Porque minha mulher ficou desempregada e nada tem direito e descontou para isso, esses filhos da mãe tudo tem, claro é roubado a quem descontou

  6. Com o rebanho que vigaristas, corruptos e ladrões é tudo normal; não haja dúvida que a honestidade passou a ser anormalidade ou doença a necessitar de tratamento.

RESPONDER

Califórnia já tem uma estrada pavimentada com plástico

O que parece uma estrada comum é agora a mais recente novidade na cidade de Oroville, na Califórnia. A nova construção junta uma tecnologia que mistura garrafas de plástico com asfalto. Por cada quilómetro de …

Mais de mil operacionais combatem cinco grandes fogos em Portugal

Mais de 1100 operacionais e 16 meios aéreos estão a combater, esta quinta-feira, os cinco maiores incêndios rurais em território continental, concentrados sobretudo na região Centro, de acordo com dados da Proteção Civil. Segundo o site …

Coca-Cola financiou estudos científicos que minimizaram o papel das bebidas açucaradas na obesidade, revela investigação

A Coca-Cola terá financiado com milhões de dólares vários estudos científicos que minimizaram o impacto das bebidas açucaradas na obesidade. A conclusão é de uma investigação publicada na revista médica Public Health Nutrition, que conta …

André Ventura vai pedir suspensão temporária do mandato no Parlamento

O deputado do Chega vai pedir, em setembro, a suspensão do mandato parlamentar até fevereiro do próximo ano para se dedicar às campanhas eleitorais da região dos Açores e das Presidenciais. Em declarações à agência Lusa, …

Governo abre concursos para 800 novos técnicos especializados nas escolas

As escolas vão poder contratar mais de 800 novos técnicos especializados, um reforço de recursos humanos "englobado nas medidas excecionais de organização e funcionamento das escolas para o próximo ano letivo". "As escolas vão poder contratar …

Macron em Beirute: "Se não houver reformas, Líbano continuará a afundar-se"

O Presidente francês chegou, esta quinta-feira, a Beirute, no Líbano. É o primeiro chefe de Estado a visitar o país depois das explosões que destruíram parte da capital.  Emmanuel Macron aterrou no Líbano, esta quinta-feira, e …

"Eu disparei". Neonazi alemão confessa ter matado autarca Walter Lübcke

Um neonazi alemão confessou hoje em tribunal ter matado o autarca Walter Lübcke em 2019, homicídio que chocou o país e fez ressurgir o debate sobre a violência de extrema-direita na Alemanha. "Eu disparei" sobre Walter …

Há 16 anos que não havia tão pouca água na albufeira do Alqueva

É preciso recuar ao ano de 2004 para encontrar uma altura em que esta albufeira tenha tido menos água do que agora, que corresponde apenas a 63,8% do seu nível de pleno armazenamento. De acordo com …

CTT passam de lucros a prejuízos de dois milhões de euros

Os CTT registaram, no primeiro semestre deste ano, prejuízos de dois milhões de euros, o que compara com lucros de nove milhões de euros em igual período de 2019. "O resultado líquido foi de -2 milhões …

Equipa do ciclista em estado grave vai apresentar queixa-crime contra o rival

O diretor da equipa Deceuninck-Quick Step confirmou, esta quinta-feira, que vai apresentar uma queixa-crime contra o ciclista Dylan Groenewegen, face à sua responsabilidade na grave queda de Fabio Jakobsen no Tour da Polónia. "Confirmo as mensagens …