Mesmo suspensos, Rui Rangel e Fátima Galante ganham salário por inteiro

António Pedro Santos / Lusa

O juíz desembargador Rui Rangel

O vice-presidente do Conselho Superior da Magistratura (CSM) determinou a suspensão preventiva dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante na sexta-feira. Mas os dois continuam a receber o salário por inteiro.

Foi na sequência da Operação Lex que o Conselho Superior da Magistratura optou pela suspensão dos juízes desembargadores Rui Rangel e Fátima Galante. No entanto, de acordo com a informação avançada pelo Correio da Manhã, nenhum dos dois perderá o vencimento, que ronda os 3500€ por mês.

Além disso, nem Rui Rangel, nem Fátima Galante irão perder as regalias derivadas do cargo que ocupavam, como o subsídio de morada e de exclusividade.

Esta suspensão afeta principalmente Fátima Galante, que estaria prestes a ser promovida à categoria máxima na carreira de juízes, tendo, antes da suspensão, o seu nome já assegurado como um dos três próximos novos juízes conselheiros do Supremo Tribunal de Justiça.

O CM escreve que, na prática, a promoção de Fátima Galante aconteceu, mas foi suspensa até ao desfecho do processo, ficando agora a vaga “em reserva”.

Se o processo for arquivado ou a juíza for absolvida, terá direito a entrada imediata para os quadros do Supremo, com direito ao pagamento de todos os vencimentos – aproximadamente mais 400 euros do que o ordenado de um juiz desembargador – e outros benefícios a contar desde a data da promoção.

Se, por outro lado, Fátima Galante for condenada, de acordo com o Estatuto dos Magistrados Judiciais, poderá ainda assim ascender ao cargo, desde que seja “aplicada uma pena que não prejudique a promoção ou acesso”.

ZAP //

PARTILHAR

10 COMENTÁRIOS

  1. E ainda falam dos ciganos, que recebem o rendimento de inserção sem fazerem nada. Mas, afinal há outro tipo de ciganos, no topo da sociedade, que ganham muito mais e não precisam de trabalhar.Este País, não tem futuro.

    • Não Tenhamos duvida alguma que vivemos num País do Terceiro Mundo Corruptos, mal -feitores, Juizes desembargadores. Estão suspensos, ganham o vencimento por inteiro. Os pobres patrões e empregados que têm de fechar as suas casa por falta de trabalho e de receita, os desempregados que vão para a Rua ( INSOLVENCIA) não recebem nada.
      ACABEM COM ESTE MUNDO POR AMOR A DEUS
      Santos Silva

  2. Lei e lei, e até nem são os juízes que a fazem, são os deputados da assembleia.

    Mas que este País não tem futuro, por este andar, não tem mesmo.

  3. Além de suspensos, deviam estar presos como o Sócrates para não esconderem provas … E como é óbvio não receber nada, nem um tostão até prova da sua inocência. É o que acontece com qualquer pessoa.

  4. E assim vai o mundo. Temos gentalha em certos setores que nem p/ limpar sanitas serviam, são uns escorces, não tem limites e andamos nós a trabalhar p/ manter este chulos… aplicam impostos e mais impostos p/ isto?? Haja decência, humanidade…

  5. é bom que as noticias vem a nós, pode ser para vender, mas é isso que nos faz saber das injustiças..

    Porque minha mulher ficou desempregada e nada tem direito e descontou para isso, esses filhos da mãe tudo tem, claro é roubado a quem descontou

  6. Com o rebanho que vigaristas, corruptos e ladrões é tudo normal; não haja dúvida que a honestidade passou a ser anormalidade ou doença a necessitar de tratamento.

RESPONDER

100 milhões em 100 dias. Amazon oferece ajuda a Biden para cumprir meta de vacinação

A gigante tecnológica Amazon ofereceu-se para ajudar a administração do recém-empossado Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a cumprir a meta de vacinar 100 milhões de pessoas nos próximos 100 dias. "A nossa escala permite-nos ajudar …

Voos entre Portugal e Reino Unido suspensos a partir de sábado

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou esta quinta-feira, depois do Conselho Europeu, que as ligações aéreas de e para o Reino Unido ficarão suspensas a partir das zero horas deste sábado, visando diminuir o risco de …

PSD pede ao Governo que organize o ato eleitoral com segurança (e apela ao voto em Marcelo)

O presidente do PSD apelou ao Governo que organize o ato eleitoral de domingo de forma a que as pessoas “sintam segurança” e pediu aos portugueses que vão votar, recordando, contudo, que defendeu o adiamento …

"Reaparecimento" de Jack Ma faz disparar o valor da Alibaba

Jack Ma, fundador da Alibaba, participou numa conferência online nesta quarta-feira, depois de mais de dois meses sem aparecer em público, fazendo disparar o valor de mercado da sua empresa, avança a Bloomberg. De acordo …

15 testes de covid-19 por mês: Rui Costa antevê a nova época

Ciclista português quer terminar o ano no topo da tabela UCI. Os Jogos Olímpicos estão na lista de prioridades mas a Volta a França também pode aparecer no calendário. Rui Costa entra na nova temporada com …

A segurança da Casa Branca pode estar em perigo (e a culpa é da bicicleta estática de Biden)

Na quarta-feira, Joe Biden assumiu a presidência dos Estados Unidos, o que significa que, a partir de agora, viverá na Casa Branca. Porém, os hábitos do novo Presidente podem ameaçar a segurança das informações de …

Rio acusa Costa de desgoverno: Só fechou as escolas por "pressão da opinião pública"

O presidente do PSD considerou que o Governo não fechou as escolas mais cedo porque não estava preparado para o fazer, acusando o primeiro-ministro de “desgoverno” e de só ter decidido perante “pressão da opinião …

Lei da eutanásia aprovada na especialidade. PS, BE e PAN votaram a favor

A lei da morte medicamente assistida foi esta quinta-feira aprovada, na especialidade, na comissão de Assuntos Constitucionais, com os votos favoráveis do PS, BE e PAN, o voto contra do CDS-PP e PCP e abstenção …

MP abre inquérito à morte de idoso que esperou três horas em ambulância em Portalegre

O Ministério Público (MP) abriu um inquérito sobre a morte de um idoso, de 87 anos, na passada segunda-feira, no hospital de Portalegre, depois de estar quase três horas numa ambulância. Questionada pela agência Lusa através …

AHRESP pede revogação da proibição de venda de bebidas em take away

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) defendeu, na quarta-feira, a revogação da proibição da venda, no 'take away' de qualquer tipo de bebidas, alertando que o que se pretende impedir é …