A escolha de Moedas para Lisboa (ou de como Marcelo puxou os cordelinhos no PSD)

ppdpsd / Flickr

Rui Rio e Carlos Moedas

Rui Rio foi forçado a confirmar o nome de Carlos Moedas como candidato do PSD à Câmara de Lisboa depois de ter havido uma fuga de informação para a imprensa. E há quem especule que Marcelo Rebelo de Sousa pode estar por trás dela depois de se ter mexido nos bastidores em prol da candidatura de Moedas.

Marcelo Rebelo de Sousa meteu-se no processo, “como se mete em tudo”, e tem estado “inquieto e irrequieto” com as eleições autárquicas, revela à Rádio Renascença (RR) uma fonte conhecedora do processo.

“O Presidente teve conversas e fez telefonemas, mobilizando quem pôde para ajudar a convencer” Carlos Moedas a aceitar o desafio de liderar a candidatura do PSD à Câmara de Lisboa, sustenta a mesma fonte.



A RR salienta que, desde há muito, que Marcelo acredita que Moedas é “o futuro” do PSD e, portanto, o Presidente da República ter-se-á mobilizado para o colocar em lugar de destaque nas próximas autárquicas.

“A candidatura de Moedas à Câmara de Lisboa dá resposta a alguns anseios de Marcelo e de boa parte da direita e alivia a pressão sobre Rui Rio“, analisa ainda uma fonte citada pela mesma Rádio.

Marcelo precisa de um centro-direita melhor e para um Presidente é evidente que qualquer nome mais forte por parte do PSD o satisfaz”, destaca outra fonte ouvida pela RR.

PSD desafiou Portas, mas este recusou

A Renascença ainda apurou que o PSD convidou Paulo Portas para liderar uma candidatura de coligação com o CDS a Lisboa. O ex-líder dos populares ainda balançou, mas preferiu “reservar-se”, pelo menos para já, salienta a estação.

Aquando da confirmação de Moedas como candidato, Rui Rio reconheceu que “havia várias soluções possíveis”, mas também tratou de sublinhar que sempre acreditou que Moedas era “a melhor solução que o PSD tinha para apresentar aos cidadãos de Lisboa”.

“Esta ponderação estava a ser feita desde há algum tempo a esta parte”, disse ainda o presidente do PSD, admitindo contudo que “houve uma enorme pressão e uma enorme especulação” e que, por isso, o PSD resolveu “acelerar a decisão”.

Na verdade, terá havido uma fuga de informação da candidatura de Moedas para os media, o que precipitou Rio a confirmar o ex-comissário europeu como candidato do PSD.

Marcelo terá negado quaisquer responsabilidades pela fuga de informação e a Renascença admite que o facto de Moedas, que é administrador da Fundação Gulbenkian, ter perguntado à entidade empregadora se poderia manter o lugar caso perdesse as eleições, terá chegado aos jornalistas.

O ex-secretário de Estado de Passos Coelho e responsável pelas negociações com a Troika “teve umas semanas largas para pensar” e acabou por aceitar para “testar se é um político ou um técnico”, revela à Renascença uma pessoa que acompanhou Moedas no processo de decisão.

Certo é que se tiver um bom resultado eleitoral, Moedas até pode vir a sonhar com voos maiores e tornar-se uma ameaça à liderança de Rio no PSD.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Famosa rajada rápida de rádio bateu recorde (e revelou magnetosfera "dançante" em estrela de neutrões)

Duas equipas internacionais de astrónomos publicaram dois artigos científicos com novas informações sobre a famosa rajada rápida de rádio FRB20180916B. No estudo publicado na Astrophysical Journal Letters, os cientistas mediram a radiação das explosões nas frequências …

Farense 0-1 Sporting | Beto e Adán gigantes em noite de recorde leonino

O Sporting sofreu bastante para levar os três pontos na visita ao Farense. O líder do campeonato marcou um golo, por Pedro Gonçalves, dominou durante a primeira parte, mas na segunda deixou os algarvios criarem …

Uma simples mudança está a evitar a morte de um macaco em vias de extinção

Cientistas conseguiram dar uma tábua de salvação a uma espécie de macaco em risco de extinção, cujos espécimes são frequentemente atropelados por automóveis nas estradas de um parque nacional em Zanzibar. De acordo com a Lista …

Antigo rito sagrado "entre irmãos" pode ter sido, na verdade, o casamento homossexual

A adelfopoiese era uma cerimónia praticada historicamente na tradição cristã para unir duas pessoas do mesmo sexo - normalmente homens - num relacionamento reconhecido pela igreja, análogo ao irmão. Segundo documentos históricos, com 20 anos, Simeão …

Talin fechou uma estrada para que sapos e rãs possam atravessar em segurança

A capital da Estónia fechou uma estrada movimentada, durante as noites do mês de abril, para garantir que milhares de sapos e rãs conseguem atravessar em segurança para o local onde se vão reproduzir. Geralmente, são …

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista (que quer uma guerra racial)

Organizador do White Lives Matter está a formar um novo grupo fascista, que procura agradar à opinião pública e quer ver uma guerra racial nos Estados Unidos. O organizador do abortado comício White Lives Matter, em …

Bezos nega que funcionários sejam vistos como "robôs". Mas Amazon deve tratá-los "melhor"

O ainda presidente executivo da Amazon, Jeff Bezos, enviou uma última carta aos acionistas da empresa, negando que os funcionários sejam "tratados como robôs", conforme alegaram alguns trabalhadores e críticos da empresa. Segundo Bezos - que …

A imponência do Titanic pode ter acelerado o fim da sua história

Com quase 269 metros de comprimento, o tamanho do Titanic - considerado o maior navio do mundo em 1912 - pode mesmo ter acelerado o fim da sua história. O Titanic media quase 269 metros de …

Pogba diz que a sua relação com Mourinho "mudou da noite para o dia"

O futebolista francês recordou a relação "muito boa" que tinha com o treinador português quando este era treinador do Manchester United, mas que acabou por mudar, segundo as suas palavras, "da noite para o dia". Numa …

Empreiteiros, cuidado. Vem aí o Baubot, um robô para a construção civil

A startup austríaca Printstones, que desenvolve robôs de impressão 3D desde 2017, revelou o seu mais recente protótipo: Baubot, um robô para a construção civil. A principal missão do Baubot é auxiliar e automatizar a indústria …