PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

António Cotrim / Lusa

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de “pertinência”. Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei.

Os socialistas admitem agora dar atenção à proposta da Associação Sindical dos Juízes (ASJP) que propõe um caminho alternativo à criminalização de quem tem um acréscimo significativo de riqueza sem justificar a sua origem.

António Costa já veio até elogiar o contributo dos juízes, o mesmo que foi analisado pelo Governo no âmbito da preparação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e que, na altura, não foi tido em conta por “dúvidas de pertinência”.

Segundo explicou o Ministério da Justiça ao semanário Expresso, há uma semana, o contributo “não foi acolhido na Estratégia porque permanecem dúvidas quanto à pertinência de previsão de um tipo criminal nestes termos”.

“De facto, em situações de detenção ou aquisição de património com origem ilícita, o que se verifica normalmente é que o agente não declara tal património, não chegando assim a nascer qualquer obrigação de declarar a sua origem”, continuava a resposta.

No fundo, o Governo considerava que o passo extra proposto pelos juízes para obrigar a justificação da origem do acréscimo de rendimento não era “pertinente”, porque se esse rendimento não for lícito não seria, à partida, declarado, logo, não havia como explicar a sua origem.

Na mesma resposta, o Ministério da Justiça lembrava que a proposta dos juízes se limitava a completar o que já existe na lei e dizia que o Governo tinha rejeitado aquela proposta em outubro, mas que a proposta entregue pelos juízes ao Parlamento em abril não era inteiramente “coincidente”.

Acontece que, segundo o matutino, a base que chegou ao Parlamento é a mesma e é essa mesma base que agora António Costa diz que veio “desbloquear” a questão e que é vista com bons olhos pelo PS – que anunciou que também vai apresentar um projeto de lei nesse sentido.

Ao Observador, Constança Urbano de Sousa assumiu que o PS vai partir da proposta da Associação Sindical de Juízes e apresentar uma iniciativa legislativa que penalize a ocultação de riqueza e melhore o regime de declarações dos titulares de cargos públicos.

O Bloco de Esquerda e o PCP já apresentaram as suas propostas e o CDS também anunciou que o vai fazer. Esta quarta-feira, o PAN anunciou que irá apresentar um projeto de lei que penalize a ocultação de riqueza e crie novas obrigações de transparência para os políticos.

Da mesma forma, também o líder parlamentar d’Os Verdes, José Luís Ferreira, assumiu que o partido terá uma iniciativa para “tipificar o crime de enriquecimento ilícito”.

Por sua vez, fonte da direção do PSD afirmou que só apoiará uma “medida pontual” de criminalização do enriquecimento ilícito se esta for “eficaz e constitucional”, fazendo questão de distinguir a crise da justiça do combate à corrupção.

A discussão só deverá acontecer no final de maio, ou mais tarde, uma vez que o Governo só deverá entregar as propostas de combate à corrupção no Parlamento no final deste mês.

Liliana Malainho Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Astrónomos encontram uma das mais antigas estrelas do Universo

Uma equipa de investigadores descobriu uma estrela gigante vermelha a 16 mil anos-luz de distância que parece ser um membro da segunda geração de estrelas do Universo. Embora tenhamos uma boa compreensão da forma como o …

Marinha dos EUA está a desenvolver drones para matar ovos em ninhos de pássaros selvagens

A Marinha norte-americana e a empresa Hitron Technologies uniram esforços para desenvolver um drone autónomo projetado especificamente para procurar e destruir o maior inimigo da Marinha: os pássaros. Os drones, que estão já a ser testados …

Cientistas criam hologramas que se movem pelo ar

Uma equipa de cientistas da Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, conseguiu desenvolver um holograma que projeta imagens em movimento. Se é fã de Star Treck, ficará impressionado com a mais recente inovação. Um grupo de …

Gangue detido por falsificar a especiaria mais cara do mundo

As autoridades espanholas detiveram um gangue que fazia milhões de euros por ano a falsificar a especiaria mais cara do mundo: o açafrão. Os 17 membros da quadrilha foram detidos na região de Castela-Mancha. Os criminosos …

Santuário medieval recebe escultura em pedra que usa máscara contra a covid-19

Uma catedral histórica do Reino Unido renovou um santuário do século XIV, acrescentando um detalhe que coloca em evidência o momento pandémico que o mundo vive. Agora, a nova escultura está a usar uma máscara …

Aos 10 anos, Adewumi chegou à elite mundial do xadrez (e fugiu ao Boko Haram)

Tanitoluwa Adewumi foi perseguido pelo Boko Haram, fugiu da Nigéria e foi sem-abrigo nos Estados Unidos. Agora, com apenas 10 anos, chegou à elite mundial do xadrez. Grande Mestre é um dos títulos vitalícios concedidos pela …

Hegemonia económica da China cada vez mais longe. Queda demográfica coloca Pequim sob pressão

O objetivo do país é tornar-se na maior potência económica do mundo nos próximos anos, mas a corrida pela hegemonia - disputada com os EUA - pode não ser uma meta fácil de alcançar. O …

Miss Universo 2021. Concorrente da Singapura usa roupa com o slogan "Stop Asian Hate"

Bernadette Belle Ong, uma concorrente do Miss Universo 2021, vestiu uma roupa com as cores de Singapura que continha as palavras Stop Asian Hate ("parem com o ódio contra os asiáticos"). Bernadette Belle Ong aproveitou o …

A Índia está a tornar quase impossível a vacinação dos sem-abrigo

A Índia está a dificultar o processo de vacinação dos sem-abrigo, uma vez que o programa requer um número de telemóvel e uma morada residencial. Muitas pessoas não têm nem um, nem outro.  Na Índia, quase …

Violência contra as mulheres é "uma pandemia", alerta ONU

Uma década após a criação da Convenção de Istambul, o marco dos tratados de direitos humanos para acabar com a violência de género, as mulheres enfrentam um ataque global aos seus direitos e segurança, alertaram …