PS avança com proposta e elogia contributo dos juízes (depois de o Governo o ter rejeitado)

António Cotrim / Lusa

O Governo não acolheu contributos da Associação Sindical dos Juízes por ter dúvidas de “pertinência”. Agora, António Costa elogia o contributo e o PS anuncia que vai apresentar um projeto de lei.

Os socialistas admitem agora dar atenção à proposta da Associação Sindical dos Juízes (ASJP) que propõe um caminho alternativo à criminalização de quem tem um acréscimo significativo de riqueza sem justificar a sua origem.

António Costa já veio até elogiar o contributo dos juízes, o mesmo que foi analisado pelo Governo no âmbito da preparação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e que, na altura, não foi tido em conta por “dúvidas de pertinência”.

Segundo explicou o Ministério da Justiça ao semanário Expresso, há uma semana, o contributo “não foi acolhido na Estratégia porque permanecem dúvidas quanto à pertinência de previsão de um tipo criminal nestes termos”.

“De facto, em situações de detenção ou aquisição de património com origem ilícita, o que se verifica normalmente é que o agente não declara tal património, não chegando assim a nascer qualquer obrigação de declarar a sua origem”, continuava a resposta.

No fundo, o Governo considerava que o passo extra proposto pelos juízes para obrigar a justificação da origem do acréscimo de rendimento não era “pertinente”, porque se esse rendimento não for lícito não seria, à partida, declarado, logo, não havia como explicar a sua origem.

Na mesma resposta, o Ministério da Justiça lembrava que a proposta dos juízes se limitava a completar o que já existe na lei e dizia que o Governo tinha rejeitado aquela proposta em outubro, mas que a proposta entregue pelos juízes ao Parlamento em abril não era inteiramente “coincidente”.

Acontece que, segundo o matutino, a base que chegou ao Parlamento é a mesma e é essa mesma base que agora António Costa diz que veio “desbloquear” a questão e que é vista com bons olhos pelo PS – que anunciou que também vai apresentar um projeto de lei nesse sentido.

Ao Observador, Constança Urbano de Sousa assumiu que o PS vai partir da proposta da Associação Sindical de Juízes e apresentar uma iniciativa legislativa que penalize a ocultação de riqueza e melhore o regime de declarações dos titulares de cargos públicos.

O Bloco de Esquerda e o PCP já apresentaram as suas propostas e o CDS também anunciou que o vai fazer. Esta quarta-feira, o PAN anunciou que irá apresentar um projeto de lei que penalize a ocultação de riqueza e crie novas obrigações de transparência para os políticos.

Da mesma forma, também o líder parlamentar d’Os Verdes, José Luís Ferreira, assumiu que o partido terá uma iniciativa para “tipificar o crime de enriquecimento ilícito”.

Por sua vez, fonte da direção do PSD afirmou que só apoiará uma “medida pontual” de criminalização do enriquecimento ilícito se esta for “eficaz e constitucional”, fazendo questão de distinguir a crise da justiça do combate à corrupção.

A discussão só deverá acontecer no final de maio, ou mais tarde, uma vez que o Governo só deverá entregar as propostas de combate à corrupção no Parlamento no final deste mês.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …

Hungria 0-3 Portugal | Entrada de Rafa e Renato arrasa magiares

A seleção portuguesa de futebol iniciou hoje a defesa do título com um triunfo por 3-0 sobre a Hungria, na Puskás Arenas, em Budapeste, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020. Raphaël Guerreiro, …

Guerreiro admite: "Tive um pouco de sorte"

Lateral elogiou o sector defensivo da Hungria, Renato Sanches disse que é difícil enfrentar "equipas físicas". Portugal começou da melhor forma a fase final do Europeu 2020. Na vitória por 3-0 diante da Hungria, o primeiro …