Enfermeiros desconvocam greve geral de quatro dias (mas ainda outras greves marcadas)

Rodrigo Antunes / Lusa

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) desmarcou a greve geral agendada para entre os dias 8 e 11 deste mês.

A decisão, afirmam num comunicado, tem dois objetivos: demonstrar abertura para a realização de negociações com o Ministério da Saúde e mostrar que não querem prejudicar a população.

A ronda negocial entre os sindicatos dos enfermeiros e o Ministério da Saúde foi adiada um dia, realizando-se na sexta-feira.

A greve do Sindepor desmarcada na quarta-feira abrangia os centros de saúde e os hospitais do SNS, incluindo as parcerias público-privadas de Braga, Cascais e Vila Franca de Xira e os hospitais de Serpa, Anadia e Fafe, geridos por Misericórdias. O pré-aviso estendia-se às regiões autónomas.

“Esta refletida decisão tem fundamentalmente dois objetivos”, diz o comunicado. “Demonstrar ao Ministério da Saúde que não será por falta de abertura e bom senso por parte deste sindicato que as negociações não se realizarão num clima favorável a uma negociação justa” e “demonstrar de forma inequívoca à população Portuguesa, que os enfermeiros são pessoas responsáveis, não pretendemos prejudicar os utentes, os quais cuidamos desde sempre com empenho e dedicação”.

“Não estamos interessados em prolongar a greve”, lê-se na nota, assinada por Carlos Ramalho, presidente do Sindepor, que deixa um aviso: “Se os enfermeiros voltarem a anunciar formas de luta, é porque não lhes restou outra alternativa. Esta classe profissional, que durante demasiado tempo tem sido discriminada em relação às outras carreiras especiais do funcionalismo público, decidiu que chegou o tempo de dizer basta”.

Também a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) desmarcou um dos períodos de greve agendados para este mês, mas continua ativo o pré-aviso destes dois sindicados para uma outra paralisação, entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro.

A ASPE anunciou a desconvocação de um de dois períodos de greve que tinha agendado para este mês e que compreendia o período entre 7 de janeiro e 20 de fevereiro. Neste caso a paralisação estava marcada para os centros hospitalares do Porto, que inclui o hospital de Santo António, S. João, Entre o Douro e Vouga, Gaia/Espinho, Tondela/Viseu e os hospitais Garcia de Orta (Almada) e Braga.

“Desconvocar este primeiro período de greve é uma forma de manifestar disponibilidade para a negociação e de dar mais uma semana ao Governo para chegarmos a um entendimento, criando um espaço para a negociação“, afirmou Lúcia Leite, presidente da ASPE.

Mas as unidades hospitalares ainda podem ser alvo de greve. Estes dois sindicatos têm um pré-aviso de greve, que não foi desmarcado, a iniciar-se às 8h00 de dia 14 de janeiro e a terminar a 28 de fevereiro. A paralisação que replica a greve cirúrgica que afetou cinco centros hospitalares no final de 2018 e que, segundo as contas dos sindicatos, terão levado à desmarcação de 10 mil cirurgias.

Está a decorrer uma nova angariação de fundos para financiar a nova greve cirúrgica. Esta quarta-feira, às 21h00, de acordo com o Público, já tinham sido angariados 168.772 euros dos 400 mil pedidos. Antes do final do ano e quando faltavam poucos dias para o fim da primeira greve, o Movimento Greve Cirúrgica reuniu-se com a ministra da Saúde, na Assembleia da República.

No dia 29 de Dezembro, através da página de Facebook, o grupo deu conta do resultado: “O Movimento Greve Cirúrgica entende que o Governo não pode embrulhar o mesmo presente duas vezes. Assim, o descongelamento da carreira é lei desde fevereiro de 2018 e com retroativos a janeiro de 2018 e já deveria ter sido cumprido em pleno e sem confusões desde essa data”, aponta o movimento.

“O Movimento Greve Cirúrgica entende que não podemos parar a greve sem que o mínimo das nossas reivindicações sejam atendidas”, lê-se na página da rede social.

Há ainda uma outra paralisação marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entre os dias 22 e 25 de janeiro. Em causa a falta de orientações sobre a contagem de pontos para a progressão na carreira e a atribuição do suplemento remuneratório a todos os enfermeiros especialistas a exercer essa função.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …