Enfermeiros desconvocam greve geral de quatro dias (mas ainda outras greves marcadas)

Rodrigo Antunes / Lusa

O Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor) desmarcou a greve geral agendada para entre os dias 8 e 11 deste mês.

A decisão, afirmam num comunicado, tem dois objetivos: demonstrar abertura para a realização de negociações com o Ministério da Saúde e mostrar que não querem prejudicar a população.

A ronda negocial entre os sindicatos dos enfermeiros e o Ministério da Saúde foi adiada um dia, realizando-se na sexta-feira.

A greve do Sindepor desmarcada na quarta-feira abrangia os centros de saúde e os hospitais do SNS, incluindo as parcerias público-privadas de Braga, Cascais e Vila Franca de Xira e os hospitais de Serpa, Anadia e Fafe, geridos por Misericórdias. O pré-aviso estendia-se às regiões autónomas.

“Esta refletida decisão tem fundamentalmente dois objetivos”, diz o comunicado. “Demonstrar ao Ministério da Saúde que não será por falta de abertura e bom senso por parte deste sindicato que as negociações não se realizarão num clima favorável a uma negociação justa” e “demonstrar de forma inequívoca à população Portuguesa, que os enfermeiros são pessoas responsáveis, não pretendemos prejudicar os utentes, os quais cuidamos desde sempre com empenho e dedicação”.

“Não estamos interessados em prolongar a greve”, lê-se na nota, assinada por Carlos Ramalho, presidente do Sindepor, que deixa um aviso: “Se os enfermeiros voltarem a anunciar formas de luta, é porque não lhes restou outra alternativa. Esta classe profissional, que durante demasiado tempo tem sido discriminada em relação às outras carreiras especiais do funcionalismo público, decidiu que chegou o tempo de dizer basta”.

Também a Associação Sindical Portuguesa dos Enfermeiros (ASPE) desmarcou um dos períodos de greve agendados para este mês, mas continua ativo o pré-aviso destes dois sindicados para uma outra paralisação, entre 14 de janeiro e 28 de fevereiro.

A ASPE anunciou a desconvocação de um de dois períodos de greve que tinha agendado para este mês e que compreendia o período entre 7 de janeiro e 20 de fevereiro. Neste caso a paralisação estava marcada para os centros hospitalares do Porto, que inclui o hospital de Santo António, S. João, Entre o Douro e Vouga, Gaia/Espinho, Tondela/Viseu e os hospitais Garcia de Orta (Almada) e Braga.

“Desconvocar este primeiro período de greve é uma forma de manifestar disponibilidade para a negociação e de dar mais uma semana ao Governo para chegarmos a um entendimento, criando um espaço para a negociação“, afirmou Lúcia Leite, presidente da ASPE.

Mas as unidades hospitalares ainda podem ser alvo de greve. Estes dois sindicatos têm um pré-aviso de greve, que não foi desmarcado, a iniciar-se às 8h00 de dia 14 de janeiro e a terminar a 28 de fevereiro. A paralisação que replica a greve cirúrgica que afetou cinco centros hospitalares no final de 2018 e que, segundo as contas dos sindicatos, terão levado à desmarcação de 10 mil cirurgias.

Está a decorrer uma nova angariação de fundos para financiar a nova greve cirúrgica. Esta quarta-feira, às 21h00, de acordo com o Público, já tinham sido angariados 168.772 euros dos 400 mil pedidos. Antes do final do ano e quando faltavam poucos dias para o fim da primeira greve, o Movimento Greve Cirúrgica reuniu-se com a ministra da Saúde, na Assembleia da República.

No dia 29 de Dezembro, através da página de Facebook, o grupo deu conta do resultado: “O Movimento Greve Cirúrgica entende que o Governo não pode embrulhar o mesmo presente duas vezes. Assim, o descongelamento da carreira é lei desde fevereiro de 2018 e com retroativos a janeiro de 2018 e já deveria ter sido cumprido em pleno e sem confusões desde essa data”, aponta o movimento.

“O Movimento Greve Cirúrgica entende que não podemos parar a greve sem que o mínimo das nossas reivindicações sejam atendidas”, lê-se na página da rede social.

Há ainda uma outra paralisação marcada pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entre os dias 22 e 25 de janeiro. Em causa a falta de orientações sobre a contagem de pontos para a progressão na carreira e a atribuição do suplemento remuneratório a todos os enfermeiros especialistas a exercer essa função.

ZAP // Lusa

 

PARTILHAR

RESPONDER

Bengala que guiou bote salva-vidas após o naufrágio do Titanic leiloada por 44 mil euros

Quando o Titanic afundou em águas geladas perto de Newfoundland em 1912, um bote salva-vidas de sobreviventes usou a luz operada por bateria na bengala de uma mulher para iluminar o caminho para a segurança. Essa …

Amostras de sangue de animais de zoológicos ajudam a prever doenças em humanos

Os cientistas querem usar padrões genéticos similares, que estão presentes no sangue de humanos e animais há milhares de anos, para melhorar o prognóstico da doença assistida por computador. Os jardins zoológicos de Saarbrücken e Neunkirchen, …

Encontrado no topo dos Alpes um lago que não devia existir

Um montanhista capturou a formação de um lago "alarmante" no alto dos Alpes franceses depois de a neve glacial ter derretido durante a intensa onda de calor que atingiu a Europa central no final de …

Fogo na Sertã reacendeu e há aldeias cercadas pelas chamas

O incêndio no concelho da Sertã reacendeu à tarde depois de sido dado como dominado durante a madrugada, continuando os fogos no distritos de Castelo Branco a mobilizar mais de mil bombeiros e 15 meios …

Há uma cidade onde o dinheiro cresce das árvores

Morador da remota cidade de Skagway, no Alaska, há cerca de um ano, John Sasfai entra na cervejaria Skagway Brewing Co. e pede uma cerveja artesanal local à base de broto de abeto (árvore conífera …

Os gatos são um problema na Austrália. Matam mais de dois mil milhões de animais selvagens por ano

Quando os gatos vagueiam livremente, pequenos animais selvagens morrem. Na Austrália, a contagem de corpos já excede os dois mil milhões de animais nativos por ano. Na Austrália, investigadores ambientais analisaram centenas de estudos sobre os …

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar

Morreu a antiga apresentadora da RTP Isabel Wolmar. A cara histórica da estação pública tinha 86 anos. A notícia foi avançada pelo amigo Júlio Isidro na sua página oficial de Facebook. No Facebook, o apresentador da …

Cidade americana usa músicas infantis para afastar os sem-abrigo

https://vimeo.com/349252020 A cidade de West Palm Beach, no estado americano da Flórida, está a usar músicas infantis em loop para evitar que os sem-abrigo durmam no parque da cidade durante a noite. Numa tentativa desesperada e bizarra …

Nicolás Maduro acusa EUA de usarem sanções para se apoderarem do petróleo da Venezuela

O Presidente Nicolás Maduro acusou sábado os EUA de usarem as sanções contra a Venezuela como uma maneira de dominar o país para se apoderarem dos recursos petrolíferos venezuelanos. "Os EUA querem dominar-nos para controlar o …

Ministros das Finanças e da Justiça britânicos demitem-se se Boris Johnson for primeiro-ministro

O ministro das Finanças britânico, Philip Hammond, disse este domingo à BBC que se demite se o candidato à liderança do Partido Conservador Boris Johnson se tornar primeiro-ministro, por se opor a um Brexit sem …