Portugal pondera encurtar quarentena de 14 dias (e já há vários países a fazê-lo)

O Governo está a ponderar encurtar o período de isolamento profilático e já há vários países a fazê-lo. Nos Estados Unidos, Espanha e Croácia a quarentena é de dez dias, enquanto que em França e na Bélgica é de 7. 

Alguns especialistas defendem que o tempo de incubação da covid-19 é de dez dias e são vários os governos que estão a reduzir o período de quarentena, num esforço óbvio para reduzir a pressão sanitária e incentivar o cumprimento do período de quarentena na totalidade.

A União Europeia mantém, no entanto, a recomendação dos 14 dias de isolamento. Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde já admitiu encurtar esse tempo para dez dias, apesar de concordar que se trata de uma decisão “complexa” que está a ser estudada pelas autoridades de saúde em conjunto com os epidemiologistas.

Além-fronteiras, há já países a dar este passo. De acordo com o ECO, os Estados Unidos foram o primeiro país a adotar quarentena de 10 dias, com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) a recomendar, em julho, a redução do tempo total de isolamento, alegando que estudos demonstravam que o vírus não tem capacidade de transmissão após o décimo dia, em pacientes com sintomas leves a ligeiros.

Ainda assim, a entidade alertou para o facto de a recomendação não se aplicar a casos graves de infeção e de não refletir aqueles que foram expostos ao vírus e não foram testados, mantendo nesses casos a recomendação dos 14 dias.

Na Europa, Espanha foi o mais recente país a encurtar o tempo de isolamento profilático: até esta quinta-feira, só os casos positivos que não manifestassem nenhum sintoma durante 72 horas podiam ver o seu período de isolamento reduzido a dez dias. Contudo, todos os contactos diretos com os infetados tinham que permanecer em quarentena durante 14 dias.

A Croácia também reduziu período de quarenta esta semana. Pacientes com manifestações leves ou moderadas da doença vêem agora o seu período de quarentena ser reduzido para dez dias, mas se apenas não tiverem febre nas últimas 24 horas e caso os outros sintomas melhorarem significativamente.

Os doentes com sintomas graves terão de se isolar por um período mínimo de 20 dias, que pode ser encurtado para 15 caso apresentem dois testes de despiste negativos.

Em agosto, a Polónia decidiu encurtar o período de isolamento de infeção por covid-19 de 14 para dez dias e, a 11 de setembro, a França decidiu reduzir o período de quarentena para metade, passando dos 14 dias para apenas sete.

A Bélgica seguiu o mesmo caminho. Esta quarta-feira, a primeira-ministra belga, Sophie Wilmes, anunciou que, a partir de 1 de outubro, as pessoas que tiveram contacto com uma pessoa infetada só terão que ficar em quarentena durante sete dias.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 140 pessoas afogam-se no naufrágio mais mortal de 2020

Pelo menos 140 migrantes morreram afogados ao largo da costa senegalesa depois de a embarcação em que seguiam se ter incendiado e naufragado, avançou a Organização Internacional para as Migrações (OIM). O barco transportava 200 pessoas …

Nélson Évora terminou contrato com o Sporting

Nelson Évora, campeão olímpico do triplo salto nos Jogos Olímpicos Pequim2008, vai deixar o Sporting após o fim do contrato com o clube, no sábado, confirmou à "Lusa" fonte oficial do Sporting, esta sexta-feira. O atleta, …

Nova Zelândia aprova eutanásia. Mas rejeita legalização da marijuana

Os neozelandeses aprovaram a eutanásia voluntária, mas rejeitaram a legalização da marijuana para uso recreativo, em dois referendos realizados em 17 de outubro, anunciou esta sexta-feira a Comissão Eleitoral. Cerca de 65,2% dos neozelandeses votaram a …

Governo pondera novas medidas de apoio ao emprego e empresas

O Governo está a ponderar novas medidas de apoio ao emprego e às empresas em resposta ao agravamento da pandemia de covid-19, disse hoje o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro …

Cova da Piedade não joga: "Prefiro perder três pontos do que alguém perder a vida"

O jogo entre Estoril e Cova da Piedade, como se esperava, não vai ser realizado e deverão ser atribuídos três pontos ao Estoril. Diretor do Cova da Piedade não poupa nas críticas. Mais uma partida da …

Investigadores descobrem porque há pessoas infetadas sem sintomas de covid-19

Investigadores do hospital universitário de Aarhus, na Dinamarca, descobriram que algumas pessoas infetadas com o novo coronavírus não desenvolvem sintomas porque este poder ocultar o seu genoma para não ser reconhecido. Como noticiou esta sexta-feira o …

Luís Pina condenado a quatro anos de prisão pela morte de adepto italiano junto ao Estádio da Luz

O principal arguido no processo do atropelamento mortal do adepto italiano de futebol Marco Ficini, junto ao Estádio da Luz, em Lisboa, em 2017, foi hoje condenado a quatro anos de prisão efetiva, por homicídio …

Glenn Greenwald deixa Intercept e acusa editores de “censura”. Foi proibido de publicar texto sobre Biden

O cofundador do site de investigação The Intercept, Glenn Greenwald, anunciou a sua demissão e acusou os restantes editores de “censura” por terem impedido a publicação de um artigo seu sobre o candidato democrata à …

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19

Cristiano Ronaldo está curado da covid-19, informou a Juventus esta quarta-feira através de uma nota no seu site oficial. "Cristiano Ronaldo fez o teste para Covid-19. O exame deu um resultado negativo. O jogador está, portanto, …

Investigação a Juan Carlos vai ser arquivada pela Justiça espanhola

A justiça espanhola vai arquivar a investigação ao rei emérito, Juan Carlos, aberta devido a alegados crimes fiscais e branqueamento de capitais, informaram fontes judiciais citadas pelo Confidencial. De acordo com o jornal, Juan Carlos ainda …