Estado com prejuízos de 367 milhões por causa da TAP e da Galp

A TAP, bem como imparidades ligadas a ações da Galp, fizeram que a holding estatal Parpública atingisse um prejuízo consolidado de 367 milhões de euros em 2014 quando no ano anterior lucrou 792 milhões de euros, refere o relatório e contas da empresa pública.

Segundo Pedro Ferreira Pinto, presidente da Parpública – a sociedade que gere as participações do Estado em empresas -, o exercício de 2014 “pautou-se por uma diminuição dos resultados consolidados do grupo face ao ano 2013, tendo-se fixado em 367 milhões de euros negativos em consequência dos resultados obtidos pela holding Parpública e pelo Grupo TAP”.

Em relação à transportadora aérea nacional, que vive dias conturbados com uma greve de pilotos de 10 dias, iniciada na sexta-feira, a Parpública teve de fazer um “reforço contabilístico da provisão” devido à “redução dos seus capitais próprios em cerca de 138,5 milhões de euros“, avança o documento.

O relatório e contas, enviado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), indica que “a situação financeira do grupo TAP tem sido caracterizada nos últimos anos por um acumular de prejuízos, determinado essencialmente pela evolução do negócio da manutenção no Brasil, a qual tem sido suficientemente negativa para anular os lucros obtidos no negócio do transporte aéreo”.

Apesar disso, a TAP – Manutenção e Engenharia Brasil registou “uma evolução positiva dos resultados, embora a empresa continue a apresentar resultados operacionais negativos (-3 Milhões de euros) e a gerar prejuízos”.

A piorar a situação, segundo a Parpública, que detém 100% da TAP, o ano não correu bem no que se refere ao negócio principal da TAP: “A situação refletida nas demonstrações financeiras referentes ao ano de 2014 mantém essa tendência evidenciando um prejuízo gerado, desta feita, maioritariamente no negócio core, fruto de um segundo semestre atípico, marcado pelo atraso na entrega dos aviões, pela maior concorrência nas rotas para o Brasil derivada do Mundial de Futebol e da greve que ocorreu no final do ano”.

A Parpública adianta que as empresas do grupo TAP apuraram em 2014 um resultado líquido negativo de 85,1 milhões de euros e o agravamento das reservas em 52,4 milhões euros, o que levou o capital próprio do grupo a cair para próximo dos 520 milhões euros negativos.

Perante esta situação, a holding estatal frisa que a TAP, “face à significativa redução das disponibilidades de tesouraria”, tem sido obrigada a endividar-se.

“A dívida líquida do grupo TAP aumentou cerca de 18%, ou seja, mais 140 milhões de euros, situação a que também não são alheias as dificuldades de repatriação de receitas da TAP, SA, como as que se têm vindo a intensificar na Venezuela, onde se encontravam retidos no final de 2014 mais de 100 milhões de euros, e em Angola, onde, na mesma data, se encontravam retidos 19 milhões de euros.

Já em relação à Galp, a Parpública registou uma imparidade associada às ações da petrolífera, detidas pela empresa pública, “das quais a grande maioria constitui o ativo subjacente a uma emissão de obrigações permutáveis, calculada em 204,8 milhões de euros”, mas que, já no início deste ano, a menos valia “foi completamente anulada, dado que a cotação da Galp fixa atualmente valores ao mesmo nível dos observados no início de 2014”.

A empresa pública realça também uma forte redução dos dividendos, “o que naturalmente decorre da alienação de participações em virtude do cumprimentos do Programa de Privatizações levado a cabo nos últimos anos”, como a venda dos CTT, que permitiu à Parpública um encaixe de 342,6 milhões de euros, e à venda de 9,9% da REN gerando um encaixe financeiro de 141,7 milhões de euros.

No final de 2014, o património consolidado do grupo Parpública atingia 17 mil milhões de euros enquanto o passivo consolidado rondava os 13,3 mil milhões de euros.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. ATENÇÃO
    Os que optam por palas devem usá-las de lado não à frente dos olhos!
    Perigo iminente queda aos trambolhões!

RESPONDER

Crianças inspiram Lego a livrar-se de todas as embalagens de plástico

As peças da Lego podem acabar no oceano durante mais de mil anos, mas os fabricantes dinamarqueses estão a tentar tornar a empresa ecologicamente correta. Na sua última promessa, a Lego vai começar a usar sacos …

Uma cidade chamada "amianto" está a tentar mudar o nome (e a discussão tornou-se tóxica)

Há uma cidade no Canadá chamada Asbesto - um material de construção altamente tóxico. Os habitantes da cidade não estão felizes com este nome, mas a sua mudança também não está a ser fácil. De acordo …

FC Porto 3-1 Braga | Entrada de “dragão”

O FC Porto iniciou a defesa do título nacional com uma vitória importante sobre o Sporting de Braga por 3-1. Os minhotos marcaram primeiro no Dragão, por um ex-portista, mas os descontos do primeiro tempo foram …

Barco navega em forma de coração para agradecer aos habitantes da Nova Escócia

A escuna Bluenose II navegou de forma bastante original no último dia da temporada de 2020. A rota seguida criou a forma de um coração no porto de Lunenburg, na Nova Escócia. De acordo com o …

França bate recorde com 13.498 novos casos. Espanha não vai confinar

A França registou este sábado um recorde diário de casos de covid-19, com 13.498 novos infetados nas últimas 24 horas, anunciou a Agência Nacional de Saúde, acrescentando que, no mesmo período, morreram mais 26 pessoas. No …

Diogo Jota no Liverpool

O Liverpool oficializou hoje a contratação do futebolista internacional Diogo Jota, de 23 anos, num contrato “de longa duração”, sem especificar a duração. A imprensa inglesa tem adiantado que o jogador vai assinar por cinco épocas, …

Companhia aérea australiana oferece voos de 7 horas (para lugar nenhum)

A companhia aérea australiana Qantas anunciou recentemente planos para um voo panorâmico de sete horas que fará um loop gigante em Queensland e Gold Coast, New South Wales e os remotos centros do interior do …

Barack Obama vai publicar um livro de memórias (mas só depois da eleições de novembro)

O livro de memórias do antigo Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, só vai ser publicado depois das eleições presidenciais de novembro. Uma enxurrada de livros políticos chegou às prateleiras nas últimas semanas, no final da …

Confrontos em Londres entre polícia e opositores das restrições devido à pandemia

A polícia de Londres, Inglaterra, entrou hoje em confronto com manifestantes que protestavam contra as restrições que visam conter a disseminação do novo coronavírus. De acordo com a agência Associated Press (AP), os confrontos ocorreram quando …

Milhares infetados por bactéria após fuga em fábrica farmacêutica chinesa

Milhares de pessoas no noroeste da China contraíram uma doença bacteriana depois de uma fuga que causou um surto numa biofarmacêutica no ano passado. De acordo com a CNN, que cita relatos dos media locais, mais …