CDS acusa governo de ter escondido entrada de capital chinês na TAP

portugal.gov.pt

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O CDS acusa o Governo de ter omitido aos portugueses e ao Parlamento a “verdade sobre os exames, impostos” e sobre as “cláusulas escondidas do negócio da TAP”, nomeadamente a eventual entrada de capital chinês.

O Expresso noticiou este sábado que o “Governo deixa entrar chineses no capital da TAP”, sublinhando que o executivo de António Costa “assinou cláusula” para a HNA ter 10% da empresa.

“Não está em causa o facto de o possível investidor ser chinês. Não está em causa a companhia em questão, que tem dimensão. Está em causa que o Governo foi duas vezes ao Parlamento e fez várias cerimónias públicas em que omitiu absolutamente este facto e escondeu infantilmente esta cláusula. Este Governo acha que pode enganar o Parlamento e os seus sócios, o BE e o PCP, dão cobertura”, afirmou à agência Lusa uma fonte da direção do CDS-PP.

A fonte do CDS assinalou que, da mesma forma que o Governo, “em três meses, não disse a verdade sobre os exames do Ensino Básico e Secundário e os impostos”, também “não disse a verdade ao Parlamento sobre as cláusulas escondidas do negócio da TAP“, acusando ainda o PCP e o BE de darem “cobertura” aos atos do executivo.

No âmbito do acordo alcançado entre o Governo e o consórcio Gateway, o Estado vai pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da empresa, em vez de 34%, enquanto o consórcio privado vai passar de 61% do capital da companhia para 45% – podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

O Estado passa ainda a nomear o presidente do conselho de administração da companhia aérea, composto por 12 elementos (seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado). Já a comissão executiva, liderada por Fernando Pinto, terá três membros, nomeados pelos acionistas privados.

ZAP

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

    • Os submarinos vazem o combate ao narco-trafico na costa Portuguesa, principalmente a droga que vem de Marrocos.

      Por isso é que o PCP e o BE sempre tiveram um galo enorme e não podem com os submarinos nem por nada.
      Basta olha para os votos que o CDU/PCP têm, depois dar uma volta por Lisboa ou Almada e ver que em cada poste por altura de eleições só se vê cartazes do CDU.
      Em Almada é aos milhões, só cartazes deles.
      Nas ultimas presidencias Edgar Silva tinha mais cartazes por Lisboa que todos os outros candidatos juntos.

      Onde é que um partido tão pequeno arranja tanto dinheiro?

      Pois…

RESPONDER

Já são conhecidos os jogos da final a oito da Liga dos Campeões

O sorteio dos jogos da 'final eight' da Liga dos Campeões realizou-se na manhã desta sexta-feira, em Nyon, na Suíça. Todos os encontros da competição disputam-se em Lisboa, entre 12 e 23 de agosto, sem …

Governo estuda regime de lay-off específico para setor do turismo

O primeiro-ministro, António Costa, e o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, reuniram-se na quinta-feira com a Confederação do Turismo de Portugal para estudar um regime de lay-off específico para esse setor. Devido ao grande impacto …

"Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda". Escutas comprometem Vieira na Operação Lex

Novas escutas reveladas comprometem o presidente benfiquista na Operação Lex. "Vou apertar com Rangel para ver se ele resolve aquela merda", disse Luís Filipe Vieira. A revista Visão relevou as conversas telefónicas, ouvidas durante quase um …

Beneficiários da ADSE vão pagar mais pelas consultas

Os beneficiários da ADSE passarão a pagar mais pelas consultas, escreve esta sexta-feira o Jornal de Negócios e o semanário Expresso, que citam a proposta da nova tabela de preços do sistema de saúde dos …

"Classe distinta". Bruno Fernandes já fez aquilo que nunca ninguém tinha feito na Premier League

O internacional português Bruno Fernandes esteve diretamente envolvido em 13 golos nos primeiros dez jogos que disputou com a camisola do Manchester United. É uma marca que nunca nenhum outro jogador da Premier League conseguiu …

OMS: Portugal não foi escolhido por acaso para acolher a Champions. Foi dos que melhor lidou com a covid-19

Portugal “não foi escolhido por acaso” para acolher a final da Liga dos Campeões de futebol, mas porque “foi um dos países que melhor lidou” com a covid-19, assinala um conselheiro da Organização Mundial da …

Há quatro anos, Ronaldo saiu em lágrimas e Paris foi surpreendida pelo "patinho feio"

Foi precisamente há quatro anos que Portugal sagrou-se campeão europeu de futebol. Na final da competição, a Seleção derrotou a anfitriã França, por 1-0. Portugal começou o Euro 2016 com o pé esquerdo. Num grupo com …

China alerta para pneumonia "mais mortal" do que a covid-19. Informações "incorretas", garante Cazaquistão

A Embaixada da China no Cazaquistão alertou esta quinta-feira os cidadãos chineses para uma pneumonia desconhecida, cuja mortalidade é "muito maior" do que a covid-19. De acordo com o jornal chinês Global Times, que cita um …

Cláusula "secreta" permite nacionalização encapotada do Novo Banco

Na eventualidade de um cenário adverso, um mecanismo exigido por Bruxelas prevê a intervenção direta do Estado no Novo Banco. Isto pode levar a uma espécie de nacionalização encapotada. A venda do Novo Banco ao fundo …

Descoberta uma mina de ocre pré-histórica nas cavernas subaquáticas do México

As cavernas subaquáticas ao longo da península de Yucatán, no México, contêm um vasto labirinto de relíquias arqueológicas. A vasta rede de cavernas submersas guardam segredos dos Maias. Porém, uma nova descoberta remonta a episódios …