//

CDS acusa governo de ter escondido entrada de capital chinês na TAP

3

portugal.gov.pt

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O líder do CDS/PP e vice-primeiro-ministro, Paulo Portas

O CDS acusa o Governo de ter omitido aos portugueses e ao Parlamento a “verdade sobre os exames, impostos” e sobre as “cláusulas escondidas do negócio da TAP”, nomeadamente a eventual entrada de capital chinês.

O Expresso noticiou este sábado que o “Governo deixa entrar chineses no capital da TAP”, sublinhando que o executivo de António Costa “assinou cláusula” para a HNA ter 10% da empresa.

“Não está em causa o facto de o possível investidor ser chinês. Não está em causa a companhia em questão, que tem dimensão. Está em causa que o Governo foi duas vezes ao Parlamento e fez várias cerimónias públicas em que omitiu absolutamente este facto e escondeu infantilmente esta cláusula. Este Governo acha que pode enganar o Parlamento e os seus sócios, o BE e o PCP, dão cobertura”, afirmou à agência Lusa uma fonte da direção do CDS-PP.

A fonte do CDS assinalou que, da mesma forma que o Governo, “em três meses, não disse a verdade sobre os exames do Ensino Básico e Secundário e os impostos”, também “não disse a verdade ao Parlamento sobre as cláusulas escondidas do negócio da TAP“, acusando ainda o PCP e o BE de darem “cobertura” aos atos do executivo.

No âmbito do acordo alcançado entre o Governo e o consórcio Gateway, o Estado vai pagar 1,9 milhões de euros para ficar com 50% da empresa, em vez de 34%, enquanto o consórcio privado vai passar de 61% do capital da companhia para 45% – podendo chegar aos 50%, com a aquisição do capital à disposição dos trabalhadores.

O Estado passa ainda a nomear o presidente do conselho de administração da companhia aérea, composto por 12 elementos (seis escolhidos pelo Estado e seis pelo consórcio privado). Já a comissão executiva, liderada por Fernando Pinto, terá três membros, nomeados pelos acionistas privados.

ZAP

3 Comments

    • Os submarinos vazem o combate ao narco-trafico na costa Portuguesa, principalmente a droga que vem de Marrocos.

      Por isso é que o PCP e o BE sempre tiveram um galo enorme e não podem com os submarinos nem por nada.
      Basta olha para os votos que o CDU/PCP têm, depois dar uma volta por Lisboa ou Almada e ver que em cada poste por altura de eleições só se vê cartazes do CDU.
      Em Almada é aos milhões, só cartazes deles.
      Nas ultimas presidencias Edgar Silva tinha mais cartazes por Lisboa que todos os outros candidatos juntos.

      Onde é que um partido tão pequeno arranja tanto dinheiro?

      Pois…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.