Emirados Árabes “empurram” Isabel dos Santos para fora do Dubai

Eneias Rodrigues / Lusa

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido do presidente de Angola, João Lourenço.

O Chefe de Estado angolano esteve no Dubai a 18 de Março passado. A visita foi anunciada como sendo feita a título pessoal, mas João Lourenço terá aproveitado para manifestar a sua posição junto das autoridades dos Emirados Árabes Unidos, numa altura em que a Procuradoria Geral de Angola mantém uma investigação a Isabel dos Santos.

Aparentemente, as palavras de João Lourenço terão sido valorizados pelo país que integra o Emirado do Dubai.

Há fontes que asseguram ao Jornal de Negócios que “os Emirados Árabes Unidos já manifestaram a Isabel dos Santos o desejo de que esta abandone, tão cedo quanto possível, o Dubai”.

Entretanto, a Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos terá solicitado aos Bancos do Dubai para congelar contas e bens de Isabel dos Santos e de pessoas que lhe são próximas e do marido Sindika Dokolo, falecido em Outubro de 2020 após um acidente de mergulho.

Esta informação é avançada pelo Africa Intelligence que nota que o Emirates NBD (ex-Banco Nacional do Dubai) e o Mashreqbank já congelaram as contas bancárias do franco-congolês Konema Mwenenge, amigo de infância de Sindika Dokolo.

Assim, a saída da “princesa de África” do Dubai pode estar iminente. Um sinal disso é que o seu pai, o ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, deverá deixar o Emirado para regressar a Barcelona, onde vive desde que deixou o poder em Angola. Um dado avançado pelo Expresso.

José Eduardo dos Santos foi viver temporariamente para o Dubai para apoiar a filha, no seguimento da morte do seu marido.

Tchizé dos Santos apela ao fim da “luta de titãs”

Entretanto, em Angola, a meia-irmã de Isabel dos Santos, Tchizé dos Santos, pede tréguas e o fim da “luta de titãs”.

“Estamos em Abril, o mês da paz e temos de refletir como angolanos o que queremos para o nosso país”, começa por referir a ex-deputada do MPLA, apelando a “que se faça um ‘restart’ deixando o passado para trás“.

Numa publicação no seu perfil do Facebook, Tchizé dos Santos salienta que “mais importante do que buscar culpados”, o que é preciso “é buscar soluções para a melhoria da vida dos angolanos e a estabilidade social”.

“Se não se parar com essa luta de titãs, não haverá condições para que a economia cresça”, conclui.

Mas o enterrar do machado de guerra entre Isabel dos Santos e João Lourenço não está fácil. Recentemente foi notícia que a empresária contratou antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de uma conspiração alegadamente orquestrada pelo Governo de João Lourenço.

Susana Valente Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que desperdício, não é nada de atirar fora sem mais nem menos! Vão-lhe congelar as contas, os Emirados precisam tanto e não há por lá corruptos.

  2. Estes árabes são mesmo radicais!
    Acolhem bandidos e dinheiro roubado por todo o mundo, mas as mulheres são um ser inferior (lá, marido e mulher nem sequer podem andar juntos na mesma carruagem de metro!) e, isso deve ajudar a explicar esta “zanga” com a Isabelinha!…
    Mesmo sendo milionária, é mulher e preta e, como para aqueles lados não gostam de mulheres, vai de vela…
    Deve ser o primeiro caso de um(a) milionário ser convidado a abandonar os Emirados…

RESPONDER

Covid-19: Portugal com uma morte e 324 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19, 324 novos casos de infeção pelo novo coronavírus e uma ligeira subida no número de internamentos em enfermaria, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o …

Roma já tem uma máquina de venda automática de pizza

A capital italiana tem agora uma máquina de venda automática que faz pizzas em apenas três minutos. Os preços variam de 4,50 aos seis euros (e as opiniões sobre esta ideia também). Raffaele Esposito, o napolitano …

Morreu Bo, o cão de água português de Barack Obama

Bo, o cão de água português que o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, adotou em 2009 morreu este domingo com 13 anos, em consequência de um cancro, anunciou o político nas redes sociais. O cão …

Futuro pós-vacinação entre reforço de dose, controlo de variantes e medicamentos

A incerteza sobre a duração da imunidade das vacinas contra a covid-19 deixa o futuro do combate à doença entre o reforço da vacinação, a monitorização de novas variantes e o desenvolvimento de terapêuticas alternativas, …

Presidente da República promulga Carta de Direitos Humanos na Era Digital

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou este sábado a Carta de Direitos Humanos na Era Digital, aprovada em abril na Assembleia da República, segundo uma nota divulgada no site da Presidência. A lei, …

Depois de 17 anos no subsolo, biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos

Biliões de cigarras vão emergir nos Estados Unidos. O aviso é de um grupo de cientistas que alerta que, dentro de alguns dias ou semanas, as cigarras da Ninhada X vão surgir depois de 17 …

Foguetão chinês regressou à Terra (e a maior parte desintegrou-se)

Um importante segmento do foguetão chinês desintegrou-se este domingo ao reentrar na atmosfera terrestre e caiu no oceano Índico, perto das Maldivas, anunciou a agência espacial da China. "De acordo com o percurso e análise, pelas …

"Se eu encaixar, eu sento-me." Os gatos adoram caixas ilusórias

Qualquer amante de gatos sabe que estes animais têm uma predileção inata por se sentarem em espaços fechados, mesmo que o espaço seja apenas um contorno bidimensional de um quadrado no chão.  Os cientistas analisaram esta …

Jet pack da Marinha britânica. Fuzileiros navais testam macacão Gravity em exercício de embarque

Quem melhor do que as organizações militares para testar e usufruir dos jet packs? A Marinha Real Britânica e os Fuzileiros Navais reais testaram um macacão a jato, desenvolvido pela empresa Gravity Industries. Esta semana, a …

Marés de Júpiter podem ajudar a perceber a história do Sistema Solar

Uma equipa de investigadores detetou uma pequena perturbação gravitacional em Júpiter. A descoberta pode ajudar a investigar o interior do planeta e perceber melhor a história do Sistema Solar. "Se você tentasse mergulhar em Júpiter, nunca …