Emirados Árabes “empurram” Isabel dos Santos para fora do Dubai

Eneias Rodrigues / Lusa

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido do presidente de Angola, João Lourenço.

O Chefe de Estado angolano esteve no Dubai a 18 de Março passado. A visita foi anunciada como sendo feita a título pessoal, mas João Lourenço terá aproveitado para manifestar a sua posição junto das autoridades dos Emirados Árabes Unidos, numa altura em que a Procuradoria Geral de Angola mantém uma investigação a Isabel dos Santos.

Aparentemente, as palavras de João Lourenço terão sido valorizados pelo país que integra o Emirado do Dubai.



Há fontes que asseguram ao Jornal de Negócios que “os Emirados Árabes Unidos já manifestaram a Isabel dos Santos o desejo de que esta abandone, tão cedo quanto possível, o Dubai”.

Entretanto, a Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos terá solicitado aos Bancos do Dubai para congelar contas e bens de Isabel dos Santos e de pessoas que lhe são próximas e do marido Sindika Dokolo, falecido em Outubro de 2020 após um acidente de mergulho.

Esta informação é avançada pelo Africa Intelligence que nota que o Emirates NBD (ex-Banco Nacional do Dubai) e o Mashreqbank já congelaram as contas bancárias do franco-congolês Konema Mwenenge, amigo de infância de Sindika Dokolo.

Assim, a saída da “princesa de África” do Dubai pode estar iminente. Um sinal disso é que o seu pai, o ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, deverá deixar o Emirado para regressar a Barcelona, onde vive desde que deixou o poder em Angola. Um dado avançado pelo Expresso.

José Eduardo dos Santos foi viver temporariamente para o Dubai para apoiar a filha, no seguimento da morte do seu marido.

Tchizé dos Santos apela ao fim da “luta de titãs”

Entretanto, em Angola, a meia-irmã de Isabel dos Santos, Tchizé dos Santos, pede tréguas e o fim da “luta de titãs”.

“Estamos em Abril, o mês da paz e temos de refletir como angolanos o que queremos para o nosso país”, começa por referir a ex-deputada do MPLA, apelando a “que se faça um ‘restart’ deixando o passado para trás“.

Numa publicação no seu perfil do Facebook, Tchizé dos Santos salienta que “mais importante do que buscar culpados”, o que é preciso “é buscar soluções para a melhoria da vida dos angolanos e a estabilidade social”.

“Se não se parar com essa luta de titãs, não haverá condições para que a economia cresça”, conclui.

Mas o enterrar do machado de guerra entre Isabel dos Santos e João Lourenço não está fácil. Recentemente foi notícia que a empresária contratou antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de uma conspiração alegadamente orquestrada pelo Governo de João Lourenço.

Susana Valente, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Que desperdício, não é nada de atirar fora sem mais nem menos! Vão-lhe congelar as contas, os Emirados precisam tanto e não há por lá corruptos.

  2. Estes árabes são mesmo radicais!
    Acolhem bandidos e dinheiro roubado por todo o mundo, mas as mulheres são um ser inferior (lá, marido e mulher nem sequer podem andar juntos na mesma carruagem de metro!) e, isso deve ajudar a explicar esta “zanga” com a Isabelinha!…
    Mesmo sendo milionária, é mulher e preta e, como para aqueles lados não gostam de mulheres, vai de vela…
    Deve ser o primeiro caso de um(a) milionário ser convidado a abandonar os Emirados…

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …