/

Emirados Árabes “empurram” Isabel dos Santos para fora do Dubai

3

Eneias Rodrigues / Lusa

Autoridades dos Emirados Árabes Unidos terão comunicado à empresária Isabel dos Santos “o desejo” de que esta abandone “tão cedo quanto possível” o Dubai. Uma posição que é vista como uma cedência a um pedido do presidente de Angola, João Lourenço.

O Chefe de Estado angolano esteve no Dubai a 18 de Março passado. A visita foi anunciada como sendo feita a título pessoal, mas João Lourenço terá aproveitado para manifestar a sua posição junto das autoridades dos Emirados Árabes Unidos, numa altura em que a Procuradoria Geral de Angola mantém uma investigação a Isabel dos Santos.

Aparentemente, as palavras de João Lourenço terão sido valorizados pelo país que integra o Emirado do Dubai.

Há fontes que asseguram ao Jornal de Negócios que “os Emirados Árabes Unidos já manifestaram a Isabel dos Santos o desejo de que esta abandone, tão cedo quanto possível, o Dubai”.

Entretanto, a Unidade de Inteligência Financeira Central dos Emirados Árabes Unidos terá solicitado aos Bancos do Dubai para congelar contas e bens de Isabel dos Santos e de pessoas que lhe são próximas e do marido Sindika Dokolo, falecido em Outubro de 2020 após um acidente de mergulho.

Esta informação é avançada pelo Africa Intelligence que nota que o Emirates NBD (ex-Banco Nacional do Dubai) e o Mashreqbank já congelaram as contas bancárias do franco-congolês Konema Mwenenge, amigo de infância de Sindika Dokolo.

Assim, a saída da “princesa de África” do Dubai pode estar iminente. Um sinal disso é que o seu pai, o ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos, deverá deixar o Emirado para regressar a Barcelona, onde vive desde que deixou o poder em Angola. Um dado avançado pelo Expresso.

José Eduardo dos Santos foi viver temporariamente para o Dubai para apoiar a filha, no seguimento da morte do seu marido.

Tchizé dos Santos apela ao fim da “luta de titãs”

Entretanto, em Angola, a meia-irmã de Isabel dos Santos, Tchizé dos Santos, pede tréguas e o fim da “luta de titãs”.

“Estamos em Abril, o mês da paz e temos de refletir como angolanos o que queremos para o nosso país”, começa por referir a ex-deputada do MPLA, apelando a “que se faça um ‘restart’ deixando o passado para trás“.

Numa publicação no seu perfil do Facebook, Tchizé dos Santos salienta que “mais importante do que buscar culpados”, o que é preciso “é buscar soluções para a melhoria da vida dos angolanos e a estabilidade social”.

“Se não se parar com essa luta de titãs, não haverá condições para que a economia cresça”, conclui.

Mas o enterrar do machado de guerra entre Isabel dos Santos e João Lourenço não está fácil. Recentemente foi notícia que a empresária contratou antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de uma conspiração alegadamente orquestrada pelo Governo de João Lourenço.

Susana Valente, ZAP //

3 Comments

  1. Que desperdício, não é nada de atirar fora sem mais nem menos! Vão-lhe congelar as contas, os Emirados precisam tanto e não há por lá corruptos.

  2. Estes árabes são mesmo radicais!
    Acolhem bandidos e dinheiro roubado por todo o mundo, mas as mulheres são um ser inferior (lá, marido e mulher nem sequer podem andar juntos na mesma carruagem de metro!) e, isso deve ajudar a explicar esta “zanga” com a Isabelinha!…
    Mesmo sendo milionária, é mulher e preta e, como para aqueles lados não gostam de mulheres, vai de vela…
    Deve ser o primeiro caso de um(a) milionário ser convidado a abandonar os Emirados…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.