Emigrantes lesados do BES têm até esta segunda-feira para reaver 75% do dinheiro

António Cotrim / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES, promovida pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial, em frente a sede do Novo Banco, em Lisboa

A proposta aprovada pelo Parlamento para emigrantes lesados do BES recuperarem 75% do dinheiro está a ser aceite pela maioria. A associação que representa os emigrantes lesados alerta, no entanto, que ainda há duas mil contas e muito dinheiro à espera de solução.

De acordo com o Negócios, o Parlamento aprovou uma proposta que permite aos emigrantes lesados do BES reaver até 75% do prejuízo.

A 8 de Agosto, a Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP) deu conta de um entendimento com o Novo Banco e o Governo do PS, que passa pela recuperação de 75% do dinheiro que investiram em produtos Euro Aforro 8, Poupança Plus 1, Poupança Plus 5, Poupança Plus 6, Top Renda 4, Top Renda 5, Top Renda 6 e Top Renda 7, noticiou na altura a Lusa.

Os primeiros depósitos serão constituídos com o valor que a instituição vai pagar pelas obrigações do Novo Banco em que os veículos têm as poupanças dos clientes aplicadas. Em causa estará um montante equivalente a 60% do montante investido.

Um dos depósitos terá o prazo de cinco anos, sendo remunerado com uma taxa de juro de 1% ao ano. Já o segundo terá um prazo de dois anos e paga uma taxa de 0,5%.

Além disso, o Novo Banco compromete-se a fazer, durante três anos, entregas anuais nestes depósitos de valores equivalentes a 5% do capital investido, perfazendo um total de 75%.

Segundo a TSF, o prazo para aceitarem a proposta termina esta segunda-feira, mas a associação que representa e defende os emigrantes lesados do Banco Espírito Santo garantiu que, na semana passada, havia filas de clientes para apresentar a documentação com o objetivo de encerrar o problema.

Helena Batista, vice presidente da associação, também ela uma emigrante lesada pelo fim do império Espírito Santo que, segundo a TSF, aceitou a solução e já foi ao banco apresentar os papéis, adiantou que não há duvidas de que a grande maioria está a apresentar os papéis para que o prejuízo seja recuperado em 75%.

Em causa estão 1.400 lesados que tinham recusado a primeira proposta de 2015, mas a associação sublinha que ainda há cerca de duas mil contas de outros produtos financeiros que continuam sem solução.

Os clientes emigrantes do BES reafirmam que quando investiram em obrigações e ações preferenciais pensavam estar a assinar contratos para depósitos a prazo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O prazo não é 28 de agosto, mas 25 de setembro. Não entendo por que a associação AMELP e os jornais continuam a dizer que é 28 de agosto, recebi a proposta de novo banco e está bem escrito em 25 de setembro ! Deve modificar este artigo.

    • Caro João Correio,
      Efectivamente, segundo a nota da AMELP, cujos excertos citamos abaixo, o prazo termina esta segunda-feira.
      “1. Aceitação da proposta comercial do Novo Banco até ao dia 28 de Agosto;”
      “e) Alertamos que a não aceitação da proposta comercial do Novo Banco até ao dia 28 de Agosto poderá levar a uma impossibilidade total no sentido de maximização da recuperação de cada emigrante.”

      • É uma desinformação da AMELP (Não sei por quê?), eu tenho o contrato comigo, você viu o contrato para afirmar que é o dia 28 de agosto? Pare de pressionar os emigrantes ! O prazo é 25 de setembro !

        • Caro senhor,
          Não estamos a pressionar ninguém.
          Se tem uma carta tem, se o SEU prazo é dia 25, seja.
          Segundo pudemos apurar, há condições e prazos diferentes para quem aderiu ou não a propostas diferentes em alturas diferentes.
          Obrigado pelo seu aviso, mas aconselhamos que se guie pelos prazos que julga ter, deixando que as pessoas que estejam em circunstâncias diferentes se informem e se guiem pela informação que acharem que se lhes aplica – e não cometa por favor a irresponsabilidade de estar a lançar falsos alarmes e verdadeira desinformação a pretexto de a estar a denunciar.

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …