Emigrantes lesados do BES têm até esta segunda-feira para reaver 75% do dinheiro

António Cotrim / Lusa

Manifestação dos lesados do papel comercial do BES, promovida pela Associação dos Indignados e Enganados do Papel Comercial, em frente a sede do Novo Banco, em Lisboa

A proposta aprovada pelo Parlamento para emigrantes lesados do BES recuperarem 75% do dinheiro está a ser aceite pela maioria. A associação que representa os emigrantes lesados alerta, no entanto, que ainda há duas mil contas e muito dinheiro à espera de solução.

De acordo com o Negócios, o Parlamento aprovou uma proposta que permite aos emigrantes lesados do BES reaver até 75% do prejuízo.

A 8 de Agosto, a Associação Movimento Emigrantes Lesados Portugueses (AMELP) deu conta de um entendimento com o Novo Banco e o Governo do PS, que passa pela recuperação de 75% do dinheiro que investiram em produtos Euro Aforro 8, Poupança Plus 1, Poupança Plus 5, Poupança Plus 6, Top Renda 4, Top Renda 5, Top Renda 6 e Top Renda 7, noticiou na altura a Lusa.

Os primeiros depósitos serão constituídos com o valor que a instituição vai pagar pelas obrigações do Novo Banco em que os veículos têm as poupanças dos clientes aplicadas. Em causa estará um montante equivalente a 60% do montante investido.

Um dos depósitos terá o prazo de cinco anos, sendo remunerado com uma taxa de juro de 1% ao ano. Já o segundo terá um prazo de dois anos e paga uma taxa de 0,5%.

Além disso, o Novo Banco compromete-se a fazer, durante três anos, entregas anuais nestes depósitos de valores equivalentes a 5% do capital investido, perfazendo um total de 75%.

Segundo a TSF, o prazo para aceitarem a proposta termina esta segunda-feira, mas a associação que representa e defende os emigrantes lesados do Banco Espírito Santo garantiu que, na semana passada, havia filas de clientes para apresentar a documentação com o objetivo de encerrar o problema.

Helena Batista, vice presidente da associação, também ela uma emigrante lesada pelo fim do império Espírito Santo que, segundo a TSF, aceitou a solução e já foi ao banco apresentar os papéis, adiantou que não há duvidas de que a grande maioria está a apresentar os papéis para que o prejuízo seja recuperado em 75%.

Em causa estão 1.400 lesados que tinham recusado a primeira proposta de 2015, mas a associação sublinha que ainda há cerca de duas mil contas de outros produtos financeiros que continuam sem solução.

Os clientes emigrantes do BES reafirmam que quando investiram em obrigações e ações preferenciais pensavam estar a assinar contratos para depósitos a prazo.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. O prazo não é 28 de agosto, mas 25 de setembro. Não entendo por que a associação AMELP e os jornais continuam a dizer que é 28 de agosto, recebi a proposta de novo banco e está bem escrito em 25 de setembro ! Deve modificar este artigo.

    • Caro João Correio,
      Efectivamente, segundo a nota da AMELP, cujos excertos citamos abaixo, o prazo termina esta segunda-feira.
      “1. Aceitação da proposta comercial do Novo Banco até ao dia 28 de Agosto;”
      “e) Alertamos que a não aceitação da proposta comercial do Novo Banco até ao dia 28 de Agosto poderá levar a uma impossibilidade total no sentido de maximização da recuperação de cada emigrante.”

      • É uma desinformação da AMELP (Não sei por quê?), eu tenho o contrato comigo, você viu o contrato para afirmar que é o dia 28 de agosto? Pare de pressionar os emigrantes ! O prazo é 25 de setembro !

        • Caro senhor,
          Não estamos a pressionar ninguém.
          Se tem uma carta tem, se o SEU prazo é dia 25, seja.
          Segundo pudemos apurar, há condições e prazos diferentes para quem aderiu ou não a propostas diferentes em alturas diferentes.
          Obrigado pelo seu aviso, mas aconselhamos que se guie pelos prazos que julga ter, deixando que as pessoas que estejam em circunstâncias diferentes se informem e se guiem pela informação que acharem que se lhes aplica – e não cometa por favor a irresponsabilidade de estar a lançar falsos alarmes e verdadeira desinformação a pretexto de a estar a denunciar.

RESPONDER

Rara cobra de duas cabeças e dois cérebros independentes encontrada na Florida

Uma rara cobra com duas cabeças e dois cérebros independentes foi resgatada no estado norte-americano da Florida por uma equipa de especialistas do organização Florida Fish and Wildlife Conservation Commission. Na rede social Facebook, a organização, …

Benfica 2-0 Belenenses SAD | Darwinismo rende arranque histórico

O Benfica cumpriu e venceu o Belenenses SAD por 2-0, no Estádio da Luz, na partida que encerrou a quinta jornada da Liga NOS. Foi o quinto triunfo benfiquista no campeonato em cinco partidas, o …

Uma tarefa doméstica está a poluir sorrateiramente o ambiente

O que vestimos e como lavamos as nossas roupas influencia o número de microfibras sintéticas que libertamos no meio ambiente. Há uma tarefa doméstica a poluir sorrateiramente o ambiente. Um novo artigo científico, publicado na PLOS …

A companhia aérea que faliu devido à covid-19 está de volta

A pandemia de covid-19 foi traiçoeira para muitas empresas. A Flybe, uma das primeiras vítimas, está agora a ressuscitar - e pode voltar a rasgar os céus já no próximo ano. A economia mundial foi muito …

Dormir bem antes de tomar a vacina da gripe pode ajudar a aumentar a sua eficácia

Segundo os especialistas, uma boa noite de sono pode mesmo ajudar a aumentar a eficácia da vacina da gripe, que neste ano ganha particular relevância em plena pandemia de covid-19. De acordo com Matthew Walker, autor …

Há um petroleiro abandonado há mais de uma década nas Caraíbas (e é uma "bomba-relógio")

Um navio de armazenamento de petróleo venezuelano está ancorado no Golfo de Paria, um trecho de mar fechado entre a Venezuela e a ilha de Trinidad, há mais de uma década. Antes de os Estados Unidos …

Portugal deve bater recorde de doentes em cuidados intensivos ainda esta semana

Portugal deverá ultrapassar, esta quarta-feira, o recorde de doentes em unidades de cuidados intensivos, alertou a ministra da Saúde, Marta Temido, em conferência de imprensa sobre a capacidade do Serviço Nacional de Saúde para combater …

A Budapest Eye foi restaurante por um dia (e com estrela Michelin)

Um restaurante com estrela Michelin em Budapeste, na Hungria, ofereceu aos clientes uma experiência gastronómica na famosa roda gigante Budapest Eye. Atraiçoado pela queda de faturação após o desaparecimento de turistas estrangeiros, o restaurante Costes, premiado …

Antigo ministro da Saúde Leal da Costa admite novo estado de emergência

O antigo ministro da Saúde Fernando Leal da Costa defendeu hoje que em algum momento deve ser decretado de novo o estado de emergência, para que o Governo possa tomar medidas na luta contra a …

Marcelo promulga uso obrigatório de máscara na rua por 70 dias

O Presidente da República promulgou esta segunda-feira o decreto da Assembleia da República que determina o uso obrigatório de máscara na rua, por um período de 70 dias, sempre que não seja possível cumprir o …