Embaixadas de Angola com salários em atraso (e não há dinheiro nem para papel higiénico)

Google Maps

Embaixada de Angola em Lisboa

A crise financeira em Angola está a ter repercussões preocupantes nas Embaixadas fora do país, onde se vão acumulando os salários em atraso aos funcionários e as dívidas a fornecedores. Lisboa e Paris são exemplos da crise e já há quem tenha que levar papel higiénico de casa por não haver dinheiro para o comprar.

O semanário Expresso relata que na Embaixada de Angola em Lisboa, a maioria dos 80 funcionários não recebe salário desde Março, tendo também subsídios por pagar.

Em Paris, a situação será semelhante, com ordenados em atraso há cerca de três meses, de acordo com o semanário.

E a situação não será exclusiva das Embaixada em Portugal e em França, verificando-se na “generalidade das missões diplomáticas angolanas, especialmente na Europa”, conforme apurou o Expresso que fala de um caso “muito preocupante”.

Além de estar a afectar a vida dos funcionários, a falta de dinheiro não permite às Embaixadas “pagar aos prestadores de serviços e as dívidas vão-se acumulando todos os dias”, refere ao jornal um funcionário da delegação de Angola em Lisboa.

“Com a actual situação, já há trabalhadores a trazer das suas casas papel higiénico, água e sabonete para lavar as mãos, devido à incapacidade de a Embaixada adquirir estes produtos porque as empresas se recusam a prestar mais serviços enquanto não virem pagas as facturas em dívida”, reporta a mesma fonte não identificada pelo semanário.

O mesmo funcionário lamenta que alguns dos trabalhadores da Embaixada de Lisboa estão “na iminência de perder as suas casas e outros bens por falta de pagamento aos bancos”.

Angola atravessa uma grave crise financeira, sobretudo por causa da queda no preço do petróleo, e já pediu assistência ao FMI. O governo foi obrigado a apertar o cinto e os cortes chegaram ao salário de 9 mil euros do presidente José Eduardo dos Santos.

Entretanto, o país tem procurado diversificar a sua actividade económica, para não ser tão dependente do petróleo. Nesse sentido, tem apostado na revitalização da cultura da banana e na exploração de ouro.

Muitos portugueses que trabalham no país também estão a sentir na pele a crise, com salários em atraso.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. Peçam a presidente da Sonangol, para fazer um adiantamento. Ao que chega a corrupção em Angola, nem dinheiro ha para limpar o dito.

RESPONDER

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …