/

Angola aperta cinto. Cortes chegam ao salário de 9 mil euros do Presidente

3

Ricardo Stuckert / ABr

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos

A crise financeira em Angola está a fazer estragos entre a população, obrigada a apertar o cinto e a fazer contas à vida. Mas os cortes chegam também ao Presidente José Eduardo dos Santos e aos ministros que viram os ordenados cair para menos de metade.

A desvalorização do kwanza e a crescente baixa do preço do petróleo deixam o país com dificuldades de tesouraria e a ter que pagar o 13.º mês em três tranches, conforme apurou o jornal Expresso junto do Banco Nacional de Angola.

“É a única forma que temos para fazer face a encargos salariais anuais na ordem de 1200 mil milhões de dólares”, justifica uma fonte da instituição.

Nem o ordenado do Presidente da República, José Eduardo dos Santos, escapa a esta crise, caindo dos 10 mil dólares (quase 9 mil euros), acrescidos de 3 mil dólares de despesas de representação, para menos de metade, conforme sustenta o Expresso.

Ministros, Secretários de Estado e demais governantes também viram os seus rendimentos mensais cair dos 4078 dólares (cerca de 3600 euros) para os 1300 dólares (aproximadamente mil euros) , de acordo com o mesmo jornal.

Mas a vida é particularmente mais difícil agora para as famílias angolanas que começam a ter dificuldades até para comprar comida.

Os preços dos produtos alimentares crescem de dia para dia e alguns custam já o dobro do que custavam há poucos meses.

ZAP

3 Comments

  1. Hahahahaha! estes governantes angolanos são mesmo uns brincalhões, o ordenado desses “mânfios” vem do gamanço (petróleo, diamantes, etc…etc…)

  2. Coitadinhos. Depois de esta a Roiubar durante estas decadas todas ; a Receber do Petroleo; a receber dos diamanytes – vi-se ver pobre com a reducao no salario…
    Devia era devolver tudo o que roubou e ate agora da populacao Angolana desde que tiraram os colonialistas !!!!E se tornam neles proprios!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.