Em Itália, preparar o regresso às escolas inclui serras afiadas

wwworks / Flickr

Itália, o primeiro epicentro de covid-19 fora da China, usou um regime agressivo de testes e uso de máscaras para conter uma segunda vaga no país. Agora, as escolas estão a preparar-se para receber, no próximo ano letivo, crianças para o regresso às aulas presenciais.

O distanciamento social é vital para travar a propagação do coronavírus, mas a maioria das escolas italianas ainda usa bancos, que acomodam vários alunos para economizar espaço nas suas apertadas salas de aula. Mesas individuais nas escolas são raras, conta a CNN.

O Ministério da Educação de Itália lançou uma licitação em toda a Europa no início de julho para três milhões de escrivaninhas de assento único. A decisão é esperada em breve, com entrega até 8 de setembro.

No entanto, muitas regiões estão precupadas com a possibilidade de as novas secretárias não chegarem a tempo por isso estão a resolver o problema com as próprias mãos, serrando os bancos já existentes. “A hipótese é serrar os bancos, se forem de madeira, ou separá-los de outra forma”, disse Adelfio Cardinale, encarregado da tarefa dos bairros escolares da Sicília, em declarações à plataforma popular de ensino Orizzonte Scuola.

“Poderíamos usar separadores, também em madeira, para evitar o contacto, mas a melhor solução continua a ser a divisão das bancadas ”, disse. “É uma solução extrema para resolver aquele que é considerado o maior obstáculo a ultrapassar na ilha”.

O regresso dos alunos à escola é visto como um passo crucial para a Itália, que até agora conseguiu evitar uma segunda onda do vírus. O país foi a primeira nação europeia a fechar. Algumas escolas fecharam no dia 5 de março e todas estavam encerradas no dia 10 de março. Apenas as crianças mais novas tiveram autorzação para voltar.

A ministra da Educação da Itália, Lucia Azzolina, tem enfrentado fortes críticas sobre a forma como lidou com a reabertura das escolas. Embora quase todas as outras entidades no país pudessem começar a reabrir em 18 de maio, as escolas foram mantidas fechadas.

Distanciamento, aulas ao ar livre e em igrejas

O plano de reabertura das escolas italianas inclui disposições para limitar o número de alunos nas salas de aula, para garantir pelo menos um metro de distância entre eles, bem como horários alternados.

Tanto os professores como os alunos usarão máscaras e protetores faciais.

As salas de aula serão higienizadas várias vezes ao dia e as aulas serão divididas em grupos de estudo mais pequenos para limitar o contato social, o que permitirá um rastreamento mais fácil de contato caso o teste de um aluno seja positivo.

Se possível, as aulas serão dadas ao ar livre ou em teatros, parques e museus, especialmente nos casos em que o distanciamento social não pode ser mantido em edifícios escolares mais antigos. Em Roma, algumas aulas serão dadas em igrejas para garantir um ensino presencial com segurança.

O ensino à distância será conduzido em conjunto para alunos do ensino médio que podem optar por não assistir às aulas se morarem em situações com familiares vulneráveis.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Faca feita de fezes entre os vencedores deste ano dos prémios Ig Nobel

Uma faca feita com fezes congeladas e um jacaré a arrotar são alguns dos vencedores dos prémis Ig Nobel, que distinguem as invenções mais incomuns. Os prémios Ig Nobel – uma paródia dos prémios atribuídos pelas …

O hemisfério norte teve o verão mais quente de que há registo (e isso é um sinal de alerta para a Terra)

O hemisfério teve em 2020 o verão mais quente de que há registo. No geral, o Planeta Terra teve três dos meses mais quentes, e o mês de agosto foi o segundo mais quente que …

Há uma nova explicação para o naufrágio do Titanic: Uma fantástica Aurora Boreal

Todos conhecemos a história do Titanic. Também todos sabemos que o seu naufrágio aconteceu após o grande navio ter embatido num iceberg. Contudo, um investigador americano põe novas hipóteses em cima da mesa. E se …

Famalicão 1-5 Benfica | "Águia" faminta com nota artística

Após a desilusão de Salónica, que ditou um adeus precoce dos milhões da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica goleou na noite desta sexta-feira o Famalicão por 5-1, numa espécie de redenção. Neste …

O anonimato de Banksy teve um custo. Perdeu os direitos sobre uma das suas obras mais icónicas

O famoso artista de rua britânico Banksy perdeu uma longa batalha judicial pelos direitos autorais da obra "The Flower Thrower", contra a Full Colour Black, empresa que produz postais de felicitações. Banksy, o misterioso artista que, …

Reino Unido e Espanha aumentam restrições. Itália e Alemanha com quase dois mil casos

Madrid restringe movimentos de 850 mil pessoas, Itália regista um aumento dos casos de infeção nas últimas 24 horas, britânicos enfrentam novas restrições no país e Alemanha com dois mil novos casos de covid-19. A região …

Trump novamente acusado de assédio sexual. "Enfiou a língua na minha garganta", disse Amy Doris

O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi acusado esta quinta-feira de agressão sexual por uma ex-modelo, num episódio que alegadamente terá ocorrido num torneio de ténis, em 1997. A ex-modelo Amy Dorris relatou ao jornal britânico …

Ventura pondera suspender mandato para se dedicar à campanha presidencial

O presidente do Chega afirmou hoje que o seu partido "está a analisar" no plano jurídico a questão da suspensão temporária do seu mandato de deputado para se dedicar às campanhas dos Açores e presidenciais. Em …

Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recupera, avisa neurologista

Um neurologista ouvido num documentário da RMC Sport diz que o ex-piloto de Fórmula 1 Michael Schumacher está em estado vegetativo e dificilmente recuperará. Já passaram quase sete anos desde que Michael Schumacher sofreu um acidente …

Processos com acórdãos a meias entre Rangel e Galante estão em risco

Durante dez anos, centenas de acórdãos do Tribunal da Relação de Lisboa foram feitos a meias entre Rui Rangel e Fátima Galante. Agora, esses processos estão em risco. A Procuradoria-Geral da República anunciou esta sexta-feira a …