El Salvador denuncia abuso sexual de crianças em abrigos nos EUA

As autoridades de El Salvador denunciaram, na quinta-feira, o abuso sexual de três crianças em abrigos norte-americanos no Arizona, onde foram colocadas depois de separadas das famílias na fronteira com os EUA.

“Recebemos relatos lamentáveis de abusos“, disse aos jornalistas a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros do país, Liduvina Magarín, acrescentando que já está a tratar o caso com a Justiça norte-americana.

Segundo Margarin, os abusos sexuais foram cometidos por funcionários de abrigos governamentais no estado do Arizona a adolescentes com idades entre os 12 e os 17 anos.

“É importante que as crianças deixem os abrigos o mais rápido possível porque é lá que estão mais vulneráveis”, disse, acrescentando que o Governo está a disponibilizar advogados para as famílias e a eles caberá decidir como proceder.

Os três menores gozam de boa saúde mas “o impacto psicológico e emocional é para sempre”, revelou Margarin, citada pelo semanário Expresso, acrescentando que assim que estiverem de novo com suas famílias ser-lhes-á oferecida assistência psicológica.

Desde abril, mais de 2.300 crianças, na sua maioria do México e da América Central, foram separadas das famílias na fronteira, na sequência da política de “tolerância zero” do Governo de Donald Trump.

A medida gerou indignação nos Estados Unidos e no exterior. Face às duras críticas, Trump assinou em junho uma ordem executiva para impedir que crianças fossem separadas dos seus familiares na fronteira com o México.

Os menores estavam colocados em celas, que podiam ter 20 ou mais crianças, com garrafas de água, pacotes de batatas fritas e grandes folhas de papel utilizadas como cobertores. Foram ainda registadas gravações com as crianças a chorar, pedindo para voltar para junto dos seus pais.

Donald Trump defende uma ampla reforma migratória e responsabiliza os democratas por esta situação, fazendo depender o fim das separações e a concessão de mais direitos aos dreamers do término do bloqueio da oposição em Washington ao financiamento de um muro na fronteira com o México.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Buraco negro apanhado a engolir uma estrela de neutrões

Um buraco negro que engole uma estrela de neutrões terá sido detetado pela primeira vez devido a ondas gravitacionais, anunciaram esta segunda-feira cientistas. Segundo a investigadora Susan Scott, da Universidade Nacional da Austrália, que participou no …

O novo Bugatti Centodieci é mais caro do que um caça F-16

https://vimeo.com/354910872 Fica mais barato comprar um caça Lockheed F-16 de 1980 usado, do que comprar o novo Bugatti Centodieci. O exclusivo veículo da marca italiana custa 8 milhões de dólares O Centodieci, o novo modelo da Bugatti, …

Mergulhador encontra GoPro que mostra últimos momentos de vida do dono

Um mergulhador encontrou uma GoPro com os momentos finais de um jovem que se tinha afogado numa cascata no Tenessee. O achado acontece dois anos depois da sua morte, e veio dar resposta a algumas …

Vá de férias para uma ilha paradisíaca (e volte com um cão adotado)

Na ilha de Providenciales, no arquipélago das Ilhas Turcas e Caicos, nas Caraíbas, há cães a brincar pelo areal, prontos para serem adotados por turistas. A iniciativa pretende combater o abandono destes animais. São os turistas …

"TONY" é o documentário português mais visto de sempre

O filme documental "TONY", de Jorge Pelicano, que conta a vida do cantor Tony Carreira, é o documentário português mais visto de sempre em Portugal, de acordo com números do Instituto do Cinema e do …

Há milhões de abelhas a morrer no Brasil (e isso é um aviso)

A morte em massa de abelhas devido aos químicos agrícolas já é há muito tempo uma preocupação no Brasil, onde, entre 1990 e 2016, o uso de pesticidas aumentou 770%, de acordo com a FAO, …

Brexit. Holandeses preparam festa na praia para se despedirem do Reino Unido

Milhares de holandeses pretendem despedir-se do Reino Unido na praia, degustando pratos europeus, uma ideia criada nas redes sociais este fim de semana e que tem conquistado o interesse generalizado. De acordo com a agência Lusa, …

Bolsonaro usa vídeo de caça a baleias na Dinamarca para criticar Noruega

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, usou um vídeo de caça à baleia para atacar a Noruega, país que suspendeu os apoios à preservação da Amazónia, mas as imagens utilizadas são das Ilhas Faroé, da Dinamarca. "Vejam …

Rússia cria comissão para investigar "ingerência estrangeira" na política interna

Criação de uma comissão para investigar a "ingerência estrangeira" na política interna da Rússia acontece depois de várias manifestações contra Putin, que Moscovo diz mostrarem envolvimento ocidental. A câmara baixa do parlamento russo anunciou esta segunda-feira …

Novo planeta gigante detetado a orbitar estrela que dista 63,4 anos-luz da Terra

O novo planeta tem uma massa cerca de três mil vezes maior do que a da Terra e orbita a sua estrela a uma distância quase três vezes superior à que separa o Sol do …