/

El Salvador denuncia abuso sexual de crianças em abrigos nos EUA

As autoridades de El Salvador denunciaram, na quinta-feira, o abuso sexual de três crianças em abrigos norte-americanos no Arizona, onde foram colocadas depois de separadas das famílias na fronteira com os EUA.

“Recebemos relatos lamentáveis de abusos“, disse aos jornalistas a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros do país, Liduvina Magarín, acrescentando que já está a tratar o caso com a Justiça norte-americana.

Segundo Margarin, os abusos sexuais foram cometidos por funcionários de abrigos governamentais no estado do Arizona a adolescentes com idades entre os 12 e os 17 anos.

“É importante que as crianças deixem os abrigos o mais rápido possível porque é lá que estão mais vulneráveis”, disse, acrescentando que o Governo está a disponibilizar advogados para as famílias e a eles caberá decidir como proceder.

Os três menores gozam de boa saúde mas “o impacto psicológico e emocional é para sempre”, revelou Margarin, citada pelo semanário Expresso, acrescentando que assim que estiverem de novo com suas famílias ser-lhes-á oferecida assistência psicológica.

Desde abril, mais de 2.300 crianças, na sua maioria do México e da América Central, foram separadas das famílias na fronteira, na sequência da política de “tolerância zero” do Governo de Donald Trump.

A medida gerou indignação nos Estados Unidos e no exterior. Face às duras críticas, Trump assinou em junho uma ordem executiva para impedir que crianças fossem separadas dos seus familiares na fronteira com o México.

Os menores estavam colocados em celas, que podiam ter 20 ou mais crianças, com garrafas de água, pacotes de batatas fritas e grandes folhas de papel utilizadas como cobertores. Foram ainda registadas gravações com as crianças a chorar, pedindo para voltar para junto dos seus pais.

Donald Trump defende uma ampla reforma migratória e responsabiliza os democratas por esta situação, fazendo depender o fim das separações e a concessão de mais direitos aos dreamers do término do bloqueio da oposição em Washington ao financiamento de um muro na fronteira com o México.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.