Centenas de crianças separadas dos pais imigrantes em celas no Texas. E até Melania detesta

The Forgotten International

Centenas de crianças estão separadas dos pais imigrantes em cenas nas instalações da guarda de controlo de fronteira no sul do Texas, nos Estados Unidos. Melania Trump “detesta” ver crianças separadas das suas famílias.

Centenas de crianças, filhas de imigrantes, estão separadas dos pais em celas nas instalações da guarda de controlo de fronteira no sul do Texas, nos Estados Unidos, noticiou, esta segunda-feira, a agência Associated Press.

Em cada cela há 20 ou mais crianças, que têm garrafas de água, pacotes de batatas fritas e grandes folhas de papel como cobertores.

A guarda de controlo de fronteira norte-americana autorizou esta segunda-feira os jornalistas a fazerem uma breve visita às instalações onde se encontram adultos e crianças depois de terem sido detidos na fronteira com o México.

Cerca de duas mil crianças foram retiradas aos seus pais desde que a administração do Presidente Donald Trump anunciou “tolerância zero” à entrada de pessoas nos Estados Unidos sem autorização legal. A guarda de controlo de fronteira assegurou que as pessoas detidas têm refeições adequadas, acesso a casas de banho e cuidados médicos.

Em declarações à CNN, a diretora de comunicação da primeira-dama norte-americana disse que Melania Trump “odeia ver crianças separadas das suas famílias” e “espera que os dois lados do Congresso possam finalmente chegar a acordo sobre uma reforma da imigração bem-sucedida”.

EPA / Atef Safadi / Lusa

Nos últimos tempos, a primeira-dama dos EUA tem estado afastada dos holofotes, mas quebrou o silêncio com um comunicado no qual reage às notícias sobre a retirada de crianças às famílias que chegam ilegalmente à fronteira, adianta o Público.

O país deve ser governado “com o coração”, defendeu, evitando mencionar as políticas de combate à imigração da Administração Trump.

Donald Trump defende uma ampla reforma migratória e responsabiliza os democratas por esta situação, fazendo depender o fim das separações e a concessão de mais direitos aos dreamers do término do bloqueio da oposição em Washington ao financiamento de um muro na fronteira com o México.

“Os democratas têm de mudar a lei deles – a lei é deles”, disse o Presidente norte-americano, citado pelo New York Times.

Por outro lado, alguns membros do Partido Republicano passam a bola a Trump, afirmando que o Presidente “podia acabar com esta política com um único telefonema”, disse o senador Lindsey Graham à CNN. “Vou dizer-lhe: se não gosta de ver famílias separadas, pode pedir ao Departamento de Segurança Interna que deixe de o fazer.”

ZAP // Lusa

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Um esclarecimento, que o ZAP poderá tirar a dúvida se bem entender.
    Esta medida de separar pais dos filhos, entrou em vigor em 1996 com Bill Clinton e foi mantida por Obama.
    Só agora o Partido Democrata Americano acordou para o problema que criou?

    • Caro leitor,
      Não mantemos registo dos ciclos de sono do Partido Democrata Americano.
      Qual é exactamente o esclarecimento ou dúvida que pretende que o ZAP tire?

  2. esta noticia é para rir?
    ” Melania Trump “detesta” ver crianças separadas das suas famílias”

    ela so tem uma coisa a fazer, é “bater”naquela cabeça de cabelo loiro ate ele ganhar juizo
    se as crianças estáo nestas condiçoes é porque o trump disse para o fazerem. agora vem a mulher “armada” em madalena arrependida

RESPONDER

Homem na casa dos 20 anos morre de peste no Novo México

Um homem na casa dos 20 anos morreu de peste septicémica no estado norte-americano do Novo México, anunciaram as autoridades de saúde deste estado. A vítima, cuja identidade não foi revelada publicamente, viva em Rio …

Cara do pintor italiano Rafael reconstruida para resolver mistério do seu túmulo

Uma equipa de especialistas fez uma reconstrução em 3D da cara do pintor italiano renascentista Rafael. Assim, confirmaram o seu aspeto físico e resolveram o mistério relativamente ao seu túmulo. O rosto do pintor italiano Rafael …

Novo método não-invasivo permite diagnosticar cancro cerebral sem fazer incisões

Diagnosticar tumores cerebrais pode ser difícil e muito invasivo. Agora, uma equipa de investigadores desenvolveu um método para detetar cancro no cérebro sem ser necessária qualquer incisão. Os tumores cerebrais são normalmente diagnosticados através de imagens …

A última plataforma de gelo intacta do Canadá colapsou. Criou um icebergue maior do que o Porto

A plataforma de gelo Milne, no Canadá, fragmentou-se no final do mês de julho, formando vários icebergues, dois dos quais de grandes dimensões. Cientistas ouvidos pela agência noticiosa AP referem que esta era uma plataforma especial, …

Ícones da moda de luto: a indústria fashion nunca mais será a mesma

Muitas são as áreas da economia a ser gravemente afetadas pela pandemia de covid-19. A indústria da moda não foge à tendência e já são muitos os líderes de grandes marcas a "declarar morte" à …

Covid-19: Cigarros eletrónicos aumentam riscos de infeção em cinco a sete vezes para jovens

O risco de contrair covid-19 entre adolescentes e jovens adultos que fumam cigarros eletrónicos é cinco a sete vezes superior, segundo um estudo liderado pela faculdade de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. O …

Apenas 10% da população escreve com a mão esquerda. Cientistas lutam para explicar porquê

Em praticamente qualquer lugar do globo, apenas 10% das pessoas são canhotas, isto é, têm maior habilidade com o lado esquerdo do corpo, especialmente com a mão, comparativamente com o lado direito. Os cientistas tentam há …

Para reavivar o turismo, esta pequena cidade está a contar com a ajuda dos "vampiros"

A pequena cidade de Forks, em Washington, nos Estados Unidos, é lar de 3.600 pessoas, cujos meios de subsistência nos últimos 15 anos foram impulsionados por uma indústria do turismo alimentada por "Crepúsculo", a série …

Tim Cook acaba de se juntar ao clube dos milionário à boleia de recorde histórico da Apple

O diretor-executivo (CEO) da Apple, Tim Cook, acaba de se juntar à lista de multimilionários do mundo, depois de a gigante tecnológica norte-americana atingir um valor de mercado histórico. De acordo com os cálculos da …

Cientistas calculam probabilidade de contágio ao viajar de comboio

Investigadores da Universidade de Southampton, no Reino Unido, calcularam a probabilidade de contrair covid-19 ao viajar numa carruagem de comboio com uma pessoa infetada. Em colaboração com a Academia Chinesa de Ciências, a Academia Chinesa de …