El Chapo considerado culpado de todos os crimes (e arrisca prisão perpétua)

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O júri do Tribunal Federal de Brooklyn, em Nova Iorque (Estados Unidos), considerou esta terça-feira que o narcotraficante mexicano Joaquín Guzmán, mais conhecido por “El Chapo”, é culpado de todas as acusações de que é alvo e que deve ser condenado a prisão perpétua.

Segundo avançou a Reuters, citado pelo Público, antes de chegar a um veredicto que pode colocar o narcotraficante na prisão para o resto da vida, o júri deliberou durante quase 34 horas, ao longo de seis dias.

A agência noticiosa indicou que Joaquín Guzmán sentou-se e não demonstrou qualquer emoção enquanto o veredicto era lido e que só após o júri ter saído da sala do tribunal, o narcotraficante e a esposa colocaram as mãos no coração e levantaram os polegares.

Os 12 jurados consideraram ‘El Chapo’ culpado por dez crimes, incluindo de tráfico de droga, branqueamento de capitais, posse de arma ilegal e participação criminal no cartel de Sinaloa, onde foi líder. Todo o esquema de “El Chapo” poderá tê-lo feito lucrar mais de 12 mil milhões de euros (14 mil milhões de dólares), disse a CNN.

A audiência que contou com 56 testemunhas nos últimos três meses e o julgamento a “El Chapo” tem sido marcado pela descrição “meticulosa” sobre como o cartel traficou droga entre México e os Estados Unidos desde os anos 90. Os depoimentos recolhidos desde novembro foram a principal base da acusação.

De acordo com vários jornais norte-americanos, o julgamento revelou informações sobre a própria vida de Joaquín Guzmán. O tribunal acusou o narcotraficante de violar e fornecer drogas a menores. Alex Cifuentes, colombiano e ex-traficante de drogas do cartel de Sinaloa, contou que ‘El Chapo’ apelidava as raparigas mais jovens de “vitaminas”, uma vez que que ter “relações sexuais com elas lhes dava vida”.

Durante o julgamento, segundo avança a BBC, a mesma testemunha também acusou o narcotraficante de subornar Enrique Peña, o ex-presidente mexicano, com 100 milhões de dólares (cerca de 88 milhões de euros) para que na altura da sua tomada de posse, em 2012, para que o mesmo cancelasse a caça ao homem por ‘El Chapo’.

Outra testemunha afirmou ter visto Joaquín Guzmán matar pelo menos três homens. O ex-guarda-costas do narcotraficante, Isaias Valdez Rios disse que o narcotraficante espancou duas pessoas que se aliaram a um cartel rival até se parecerem com “bonecas de pano”. Depois disso, ‘El Chapo’ terá disparado contra eles e ordenado que os seus corpos fossem queimados. Numa outra situação, terá feito o traficante Arellano Felix refém e tranportado-o para um cemitério, onde o enterrou vivo.

O Público informa ainda que Joaquín Guzmán é acusado de ter matado o primo por este ter dito que estava fora da cidade e de ter ordenado um golpe contra o irmão do líder de outro cartel porque este não lhe apertou a mão para o cumprimentar.

Até agora, ‘El Chapo’ é a maior figura do narcotráfico mexicano a ser julgada nos Estados Unidos. Com 61 anos, foi preso em 1993 pela primeira vez e fugiu da prisão oito anos depois, altura em que começou a estabelecer a sua rede criminosa de Sinaloa, como o maior cartel do México. Eliminou rivais, subornou funcionários e até conseguiu um lugar na lista dos mais ricos do mundo elaborada pela revista Forbes.

Depois de mais de uma década à solta, foi novamente preso em 2014. Mas, em julho de 2015, fugiu da sua cela na prisão através de um túnel de um quilómetro e meio. Foi recapturado seis meses depois. Extraditado para os Estados Unidos em janeiro de 2017, está a ser julgado em Nova Iorque desde novembro do ano passado.

Taísa Pagno TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pode começar a desenhar a planta do seu próximo túnel. E para o realizar, vai necessitar de muito tempo. Mas isso não lhe vai faltar…

  2. Ah! e ainda deveremos saber quais foram os políticos americanos que receberam dinheiro do Chapo.
    Aí sim, vamos ver até onde vai o buraco do coelho!

RESPONDER

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …

Amnistia Internacional retira estatuto de prisioneiro de consciência a Navalny

A Amnistia Internacional anunciou que não pode considerar o principal opositor russo um "prisioneiro de consciência" devido a algumas declarações nacionalistas e xenófobas feitas por si no passado. Esta informação foi revelada, na terça-feira, pelo jornalista …

CGTP volta à rua com concentrações nos distritos e greves e plenários nas empresas

A CGTP vai voltar à rua pela valorização dos salários e do emprego e o respeito pelos direitos individuais e coletivos. A CGTP volta à rua com uma Jornada Nacional de Luta descentralizada para exigir melhores …

27 reúnem-se numa videocimeira para discutir restrições e a aceleração do processo de vacinação

Esta quinta-feira, os 27 reúnem-se virtualmente, numa cimeira coordenada, a partir de Bruxelas, pelo presidente do Conselho Europeu Charles Michel.  Segundo apurou a TSF, na videocimeira desta quinta-feira, os governos deverão reconhecer que a situação epidemiológica …

Em risco de perder a imunidade, Puigdemont fala em "pressão espanhola"

Carles Puigdemont, Toni Comín e Clara Ponsati estão em risco de perder imunidade. O ex-presidente do governo da Catalunha fala em "pressão espanhola" no Parlamento Europeu. O levantamento da imunidade de Carles Puigdemont e de dois …