El Chapo considerado culpado de todos os crimes (e arrisca prisão perpétua)

Tbj15 / Wikimedia

Joaquin “El Chapo” Guzman

O júri do Tribunal Federal de Brooklyn, em Nova Iorque (Estados Unidos), considerou esta terça-feira que o narcotraficante mexicano Joaquín Guzmán, mais conhecido por “El Chapo”, é culpado de todas as acusações de que é alvo e que deve ser condenado a prisão perpétua.

Segundo avançou a Reuters, citado pelo Público, antes de chegar a um veredicto que pode colocar o narcotraficante na prisão para o resto da vida, o júri deliberou durante quase 34 horas, ao longo de seis dias.

A agência noticiosa indicou que Joaquín Guzmán sentou-se e não demonstrou qualquer emoção enquanto o veredicto era lido e que só após o júri ter saído da sala do tribunal, o narcotraficante e a esposa colocaram as mãos no coração e levantaram os polegares.

Os 12 jurados consideraram ‘El Chapo’ culpado por dez crimes, incluindo de tráfico de droga, branqueamento de capitais, posse de arma ilegal e participação criminal no cartel de Sinaloa, onde foi líder. Todo o esquema de “El Chapo” poderá tê-lo feito lucrar mais de 12 mil milhões de euros (14 mil milhões de dólares), disse a CNN.

A audiência que contou com 56 testemunhas nos últimos três meses e o julgamento a “El Chapo” tem sido marcado pela descrição “meticulosa” sobre como o cartel traficou droga entre México e os Estados Unidos desde os anos 90. Os depoimentos recolhidos desde novembro foram a principal base da acusação.

De acordo com vários jornais norte-americanos, o julgamento revelou informações sobre a própria vida de Joaquín Guzmán. O tribunal acusou o narcotraficante de violar e fornecer drogas a menores. Alex Cifuentes, colombiano e ex-traficante de drogas do cartel de Sinaloa, contou que ‘El Chapo’ apelidava as raparigas mais jovens de “vitaminas”, uma vez que que ter “relações sexuais com elas lhes dava vida”.

Durante o julgamento, segundo avança a BBC, a mesma testemunha também acusou o narcotraficante de subornar Enrique Peña, o ex-presidente mexicano, com 100 milhões de dólares (cerca de 88 milhões de euros) para que na altura da sua tomada de posse, em 2012, para que o mesmo cancelasse a caça ao homem por ‘El Chapo’.

Outra testemunha afirmou ter visto Joaquín Guzmán matar pelo menos três homens. O ex-guarda-costas do narcotraficante, Isaias Valdez Rios disse que o narcotraficante espancou duas pessoas que se aliaram a um cartel rival até se parecerem com “bonecas de pano”. Depois disso, ‘El Chapo’ terá disparado contra eles e ordenado que os seus corpos fossem queimados. Numa outra situação, terá feito o traficante Arellano Felix refém e tranportado-o para um cemitério, onde o enterrou vivo.

O Público informa ainda que Joaquín Guzmán é acusado de ter matado o primo por este ter dito que estava fora da cidade e de ter ordenado um golpe contra o irmão do líder de outro cartel porque este não lhe apertou a mão para o cumprimentar.

Até agora, ‘El Chapo’ é a maior figura do narcotráfico mexicano a ser julgada nos Estados Unidos. Com 61 anos, foi preso em 1993 pela primeira vez e fugiu da prisão oito anos depois, altura em que começou a estabelecer a sua rede criminosa de Sinaloa, como o maior cartel do México. Eliminou rivais, subornou funcionários e até conseguiu um lugar na lista dos mais ricos do mundo elaborada pela revista Forbes.

Depois de mais de uma década à solta, foi novamente preso em 2014. Mas, em julho de 2015, fugiu da sua cela na prisão através de um túnel de um quilómetro e meio. Foi recapturado seis meses depois. Extraditado para os Estados Unidos em janeiro de 2017, está a ser julgado em Nova Iorque desde novembro do ano passado.

TP, ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Pode começar a desenhar a planta do seu próximo túnel. E para o realizar, vai necessitar de muito tempo. Mas isso não lhe vai faltar…

  2. Ah! e ainda deveremos saber quais foram os políticos americanos que receberam dinheiro do Chapo.
    Aí sim, vamos ver até onde vai o buraco do coelho!

RESPONDER

Arqueólogos encontraram lamas sacrificadas pelos Incas no Peru

Arqueólogos encontraram, no Peru, restos mortais mumificados de cinco lamas que foram sacrificadas pelos deuses Incas há cerca de 500 anos. De acordo com o site Live Science, as lamas mumificadas ainda estão adornadas com os cordões …

"Nunca vi nada assim." Ameaça terrorista é mais intensa do que nunca em França (e mais difícil de travar)

O ataque terrorista dentro de uma Igreja em Nice, com a morte de 3 pessoas, veio reforçar a ameaça do terrorismo islâmico em França. Já havia sinais e alertas oficiais de perigo numa altura em …

Costa recebe partidos esta sexta-feira. "Nenhuma medida está excluída", garante Costa

O primeiro-ministro recebe esta sexta-feira, em São Bento, os partidos com representação parlamentar para procurar um consenso para a adoção de medidas imediatas de combate à pandemia de covid-19. Além disso, o Governo vai auscultar …

Ratos-toupeira-nus foram apanhados a raptar bebés de outras colónias

Cientistas descobriram dois casos em que ratos-toupeira-nus foram raptados da sua colónia, tendo sido transformados em escravos. De acordo com o site Science Alert, embora os ratos-toupeira-nus (Heterocephalus glaber) sejam pequenos, têm grandes colónias compostas por …

Não houve multas por falta de máscaras (e o Canhão da Nazaré não desiludiu)

Milhares de pessoas juntaram-se, algumas das quais sem máscaras, para ver as ondas gigantes da Nazaré, nesta quinta-feira, mas nenhuma delas foi multada, apesar de violarem as regras da Direcção-Geral da Saúde (DGS). No mar, …

Bolsonaro afirma que vai "erradicar o comunismo" do Brasil

O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, afirmou na quinta-feira, num evento público, que "se Deus quiser, poderá comemorar-se em breve a erradicação do comunismo" no país. "Vamos, num curto espaço de tempo, expulsar o comunismo do país", …

Deslocações entre concelhos proibidas a partir de hoje. Marcelo desautoriza juridicamente o Governo

A circulação de pessoas para fora do concelho de residência está limitada em Portugal a partir das 0h desta sexta-feira até às 6h de terça-feira, no âmbito das medidas para conter a pandemia de covid-19. A …

Afinal, os bioplásticos não são mais seguros do que os plásticos tradicionais

Nos últimos anos, os bioplásticos surgiram no mercado como uma alternativa ao plástico convencional. O bioplástico tem algumas vantagens aparentes pois geralmente é feito de material reciclado ou celulose vegetal. Contudo, um novo estudo mostra …

Cristais do tempo poderiam permitir simular toda a Internet com poucos qubit

Uma equipa de cientistas japoneses propôs um método que usa cristais do tempo para simular redes massivas com muito pouco poder de computação. Os cristais do tempo podem ser o próximo grande salto na pesquisa de …

Psyche, o planeta fracassado, pode ser o único asteróide inteiramente feito de ferro e níquel

Um estudo da cientista planetária Tracy Becker, do Southwest Research Institute, analisou as primeiras observações ultravioleta do trilionário asteróide metálico Psyche. Com aproximadamente 200 quilómetros de diâmetro, Psyche é um dos objetos mais massivos do cinturão de …