“El Chapo” transportava droga através de um túnel secreto e latas de jalapeños

Mario Guzman / EPA

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

Joaquin “El Chapo” Guzman terá utilizado um túnel secreto, camiões de duplo fundo e latas de jalapeño para transportar as cerca de 200 toneladas de cocaína e outras drogas do México para Los Angeles.

Miguel Ángel Martínez, um dos testemunhos do maior julgamento por narcotráfico dos Estados Unidos, que arrancou no passado dia 13 de novembro, fez algumas revelações em tribunal.

Entre elas, destaca-se o facto de Joaquin “El Chapo” Guzman ter utilizado um túnel secreto, camiões de duplo fundo e latas de jalapeños (um tipo de malagueta) para transportar as cerca de 200 toneladas de cocaína e outras drogas do México para Los Angeles alongo de três décadas.

Martinez foi o braço direito de “El Chapo” no cartel Sinaloa. Segundo o El Español, a testemunha revelou a existência de um túnel em Agua Prieta, na fronteira com os Estados Unidos, que terá sido construído pelo arquiteto Felipe Corona.

Entre 1985 e 1990, este túnel terá servido para transportar entre 25 a 30 toneladas de cocaína por ano. Segundo as suas revelações, o túnel foi pensado tendo em conta a ligação à polícia, que terá sido subornada para se manter em silêncio.

No entanto, Guzman viu-se com um problema em mãos quando o túnel foi descoberto. “El Chapo” viu-se obrigado a arranjar alternativas e serviu-se de latas de jalapeño para colocar a droga. A droga era colocada nas latas e estas eram colocadas em camiões onde seguiam mais de 2.000 quilos de cocaína.

Em vez de terem a malagueta, muito conhecida no México, as embalagens continuam areia no seu interior para terem o mesmo peso que o rótulo marcava.

Além disso, foram ainda criados compartimentos secretos em carros, tanques de gasolina e em sistemas hidráulicos colocados debaixo da cama, um deles na residência de “El Chapo”, para encobrir o acesso a uma sala secreta onde a droga e o dinheiro eram guardados.

“El Chapo” é suspeito de ter traficado para os Estados Unidos cerca de 200 toneladas de cocaína e outras drogas ao longo de 30 anos. O julgamento decorre no Tribunal de Brooklyn, em Nova Iorque.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

"Huawei das infraestruturas" compra 23% da Mota-Engil por 169,4 milhões

A construtora portuguesa Mota-Engil anuncia que chegou a acordo com a chinesa Communications Construction Company (CCCC) para a venda de 23% das suas acções por 169,4 milhões de euros. A CCCC é considerada a "Huawei …

PSD confiante num plano de vacinação "a tempo e horas". CDS diz que se anda a "correr atrás do prejuízo"

O presidente do PSD considerou que o plano de vacinação para a covid-19 vai ser "polémico", mas disse acreditar que o Governo vai conseguir concluí-lo "a tempo e horas". Já o presidente do CDS-PP pediu …

Altice escreve a Costa a criticar leilão do 5G (e a informar sobre suspensão de projeto)

Os acionistas do grupo Altice Patrick Drahi (presidente) e Armando Pereira escreveram ao primeiro-ministro a criticar as regras do leilão do 5G, informando que, perante o atual panorama regulatório, veem-se forçados a suspender projetos. "Lamentamos que, …

Anulação de transferência para o Novo Banco foi um "percalço"

O presidente executivo do Novo Banco, António Ramalho, considerou hoje que a anulação, pelo parlamento, da transferência de 476 milhões de euros do Fundo de Resolução para o banco foi um "percalço". "O percalço que aconteceu …

Videojogos podem estar a ser usados para espalhar ideologia extremista e preparar ataques

Os videojogos 'online' podem estar a ser usados ​​para propagar ideologias extremistas e para preparar ataques terroristas, afirmou o coordenador antiterrorista da União Europeia (UE), Gilles de Kerchove. A 09 de novembro, Gilles de Kerchove já …

Ex-ministro grego Yanis Varoufakis pede boicote à "black friday" da Amazon

O economista e ex-ministro das Finanças grego Yanis Varoufakis pediu um boicote de um dia à Amazon, na 'black friday', enquanto sindicalistas, ativistas ambientais, defensores da privacidade e da justiça tributária planeiam ações coordenadas contra …

Bolsonaro nega ter chamado covid-19 de "gripezinha", mas fê-lo pelo menos duas vezes

O Presidente brasileiro negou na quinta-feira ter-se referido à covid-19 como "gripezinha", afirmando que não há nenhum registo que prove o oposto, apesar de a imprensa ter partilhado pelo menos dois vídeos com esse conteúdo. "Falei …

Cuba anuncia mais duas vacinas e já conta com quatro possíveis fármacos contra a covid-19

Cuba anunciou esta quinta-feira que vai começar os ensaios clínicos de dois projetos de vacinas contra a covid-19, que aumentam para quatro o número de possíveis fármacos deste tipo desenvolvidos na ilha para combater a …

Governo garante que não haverá limite de idade na vacinação. Marcelo fala em "ideia tonta"

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde garantiu, esta sexta-feira, que a vacinação para a covid-19 não terá qualquer limite de idade e que os idosos e doentes com comorbilidades serão uma prioridade. Numa conferência …

Descontos nas ex-SCUT poupam privados, mas é o Estado quem sai lesado

Os descontos nas ex-SCUT, aprovados em Parlamento esta quinta-feira, poupam os privados, mas geram perdas de 1.500 milhões de euros para o Estado. Uma maioria de deputados ditou a aprovação da parte de uma proposta do …