“El Chapo”, o traficante mais poderoso do mundo, começa a ser julgado em Nova Iorque

Mario Guzman / EPA

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

A Justiça norte-americana começa esta segunda-feira a julgar o narcotraficante Joaquín Guzmán Loera, em Nova Iorque, sob fortes medidas de segurança. Desde de a morte de Pablo Escobar, “El Chapo” é considerado o narcotraficante mais poderoso do mundo. 

De acordo com as autoridades norte-americanas, “El Chapo” tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993. Se for condenado, Guzman arrisca a prisão perpétua.

Em 2003, os Estados Unidos consideraram-no o “traficante mais poderoso do mundo”. Por sua vez, os procuradores que a partir de hoje o começam a julgar, descreveram-no como o “maior criminoso do século XXI“.

“El Chapo”, de 61 anos, está acusado de ter dirigido, entre 1989 e 2014, o poderoso cartel de Sinaloa, responsável pelo envio de mais de 150 toneladas de cocaína para os EUA. O famoso narcotraficante é também suspeito de protagonizar uma campanha de assassínios e sequestros e da lavagem de milhares de milhões de dólares.

O processo de acusação é enorme, contando com mais de 300 mil páginas e cerca de 117 mil gravações de áudio. De acordo com o New York Times, há 16 testemunhas que decidiram colaborar com o Ministério Público, a maioria subalternos e rivais do narcotraficante. Como por exemplo Ismael Zamabada García, um dos seus colaboradoes mais diretos, que se suspeita ter contribuído para a deteção de “El Chapo.

Todo o processo judicial está envolto em extremas medidas de segurança. O julgamento terá um tribunal de júri que, por questões de segurança, permanece em anonimato.

As autoridades federais norte-americanas decidiram ainda encerrar a ponte de Brooklyn sempre que “El Chapo” tiver der ser transportado do estabelecimento prisional onde se encontra, na zona de Manhattan, para o tribunal de Brooklyn onde será julgado. Ou seja, o julgamento implica encerrar a ponte duas vezes ao dia em horário de ponta.

As medidas de seguranças já eram esperadas, tendo em conta o historial de fugas de Guzmán.  Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente Enrique Peña Nieto anunciou finalmente a captura de “El Chapo”. Um ano mais tarde, o narcotraficante foi extradito para os Estados Unidos, onde agora vai começar a ser julgado.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.