“El Chapo”, o traficante mais poderoso do mundo, começa a ser julgado em Nova Iorque

Mario Guzman / EPA

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

A Justiça norte-americana começa esta segunda-feira a julgar o narcotraficante Joaquín Guzmán Loera, em Nova Iorque, sob fortes medidas de segurança. Desde de a morte de Pablo Escobar, “El Chapo” é considerado o narcotraficante mais poderoso do mundo. 

De acordo com as autoridades norte-americanas, “El Chapo” tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993. Se for condenado, Guzman arrisca a prisão perpétua.

Em 2003, os Estados Unidos consideraram-no o “traficante mais poderoso do mundo”. Por sua vez, os procuradores que a partir de hoje o começam a julgar, descreveram-no como o “maior criminoso do século XXI“.

“El Chapo”, de 61 anos, está acusado de ter dirigido, entre 1989 e 2014, o poderoso cartel de Sinaloa, responsável pelo envio de mais de 150 toneladas de cocaína para os EUA. O famoso narcotraficante é também suspeito de protagonizar uma campanha de assassínios e sequestros e da lavagem de milhares de milhões de dólares.

O processo de acusação é enorme, contando com mais de 300 mil páginas e cerca de 117 mil gravações de áudio. De acordo com o New York Times, há 16 testemunhas que decidiram colaborar com o Ministério Público, a maioria subalternos e rivais do narcotraficante. Como por exemplo Ismael Zamabada García, um dos seus colaboradoes mais diretos, que se suspeita ter contribuído para a deteção de “El Chapo.

Todo o processo judicial está envolto em extremas medidas de segurança. O julgamento terá um tribunal de júri que, por questões de segurança, permanece em anonimato.

As autoridades federais norte-americanas decidiram ainda encerrar a ponte de Brooklyn sempre que “El Chapo” tiver der ser transportado do estabelecimento prisional onde se encontra, na zona de Manhattan, para o tribunal de Brooklyn onde será julgado. Ou seja, o julgamento implica encerrar a ponte duas vezes ao dia em horário de ponta.

As medidas de seguranças já eram esperadas, tendo em conta o historial de fugas de Guzmán.  Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente Enrique Peña Nieto anunciou finalmente a captura de “El Chapo”. Um ano mais tarde, o narcotraficante foi extradito para os Estados Unidos, onde agora vai começar a ser julgado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …