“El Chapo”, o traficante mais poderoso do mundo, começa a ser julgado em Nova Iorque

Mario Guzman / EPA

O barão da droga Joaquin Guzman Loera, conhecido como El Chapo

A Justiça norte-americana começa esta segunda-feira a julgar o narcotraficante Joaquín Guzmán Loera, em Nova Iorque, sob fortes medidas de segurança. Desde de a morte de Pablo Escobar, “El Chapo” é considerado o narcotraficante mais poderoso do mundo. 

De acordo com as autoridades norte-americanas, “El Chapo” tornou-se o traficante mais poderoso do mundo após a morte do colombiano Pablo Escobar, em 1993. Se for condenado, Guzman arrisca a prisão perpétua.

Em 2003, os Estados Unidos consideraram-no o “traficante mais poderoso do mundo”. Por sua vez, os procuradores que a partir de hoje o começam a julgar, descreveram-no como o “maior criminoso do século XXI“.

“El Chapo”, de 61 anos, está acusado de ter dirigido, entre 1989 e 2014, o poderoso cartel de Sinaloa, responsável pelo envio de mais de 150 toneladas de cocaína para os EUA. O famoso narcotraficante é também suspeito de protagonizar uma campanha de assassínios e sequestros e da lavagem de milhares de milhões de dólares.

O processo de acusação é enorme, contando com mais de 300 mil páginas e cerca de 117 mil gravações de áudio. De acordo com o New York Times, há 16 testemunhas que decidiram colaborar com o Ministério Público, a maioria subalternos e rivais do narcotraficante. Como por exemplo Ismael Zamabada García, um dos seus colaboradoes mais diretos, que se suspeita ter contribuído para a deteção de “El Chapo.

Todo o processo judicial está envolto em extremas medidas de segurança. O julgamento terá um tribunal de júri que, por questões de segurança, permanece em anonimato.

As autoridades federais norte-americanas decidiram ainda encerrar a ponte de Brooklyn sempre que “El Chapo” tiver der ser transportado do estabelecimento prisional onde se encontra, na zona de Manhattan, para o tribunal de Brooklyn onde será julgado. Ou seja, o julgamento implica encerrar a ponte duas vezes ao dia em horário de ponta.

As medidas de seguranças já eram esperadas, tendo em conta o historial de fugas de Guzmán.  Preso pela primeira vez na Guatemala, em 1993, e após ser condenado a 21 anos de prisão, Guzmán escapou em 2001 de uma penitenciária de alta segurança de Puente Grande (estado de Jalisco).

Após 13 anos em fuga, foi capturado em 2014, mas escapou um ano mais tarde de uma prisão de máxima segurança de Altiplano, perto da Cidade do México, através de um túnel com 1,5 quilómetros.

Em janeiro de 2016, e após várias tentativas, o Presidente Enrique Peña Nieto anunciou finalmente a captura de “El Chapo”. Um ano mais tarde, o narcotraficante foi extradito para os Estados Unidos, onde agora vai começar a ser julgado.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …