Testemunha diz que ex-Presidente Peña Nieto recebeu suborno de 100 milhões de “El Chapo”

presidenciamx / Flickr

Enrique Peña Nieto, ex-Presidente do México

Uma testemunha no julgamento do narcotraficante mexicano Joaquin “El Chapo” Guzman afirmou na terça-feira que este pagou ao ex-presidente mexicano Enrique Peña Nieto subornos que terão ascendido a 100 milhões de dólares ( cerca de 87,6 milhões de euros).

É a primeira vez desde o início do julgamento em Nova Iorque, nos Estados Unidos, em novembro, que uma testemunha implica diretamente o antecessor de Andres Manuel Lopez Obrador. “Guzman pagou subornos de 100 milhões de dólares ao presidente Peña Nieto?”, perguntou Jeffrey Lichtman, advogado de defesa, à testemunha Alex Cifuentes.

“É isso”, respondeu Cifuentes, citado por vários jornalistas presentes na audiência, embora depois tenha dito não estar certo do montante exato.

Este narcotraficante colombiano, colaborador próximo de Guzman desde 2007 até ter sido detido em novembro de 2013, agora colabora com a justiça norte-americana.

Cifuentes confirmou assim publicamente um testemunho recolhido em janeiro de 2016 pelos investigadores norte-americanos, aos quais falou então daquele suborno.

Segundo Lichtman, na altura o colombiano disse que o antigo Presidente mexicano Peña Nieto tinha inicialmente exigido 250 milhões de dólares, mas que “El Chapo” tinha conseguido diminuir o montante para 100 milhões. O julgamento estava inicialmente previsto para durar quatro meses, mas deve terminar antes desse prazo.

As autoridades norte-americanas afirmam que “El Chapo”, que arrisca a prisão perpétua, enviou para os Estados Unidos mais de 154 toneladas de cocaína entre 1989 e 2014, com um valor estimado em 14 mil milhões de dólares (cerca de 12 mil milhões de euros).

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …