//

EDP e APA alvo de buscas por alegada fraude fiscal na venda de barragens

5

José Sena Goulão / Lusa

A EDP e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) estão a ser alvo de buscas, esta terça-feira, no âmbito do negócio da venda de seis barragens à Engie.

A EDP já confirmou ter sido alvo de uma operação de busca por parte da Autoridade Tributária, por alegada fraude fiscal, no âmbito do negócio da venda de seis barragens no rio Douro ao consórcio francês da Engie.

“A EDP confirma que foi hoje alvo de uma operação de busca com a coadjuvação da Autoridade Tributária no âmbito da venda de um portefólio de seis barragens à Engie, por alegada fraude fiscal”, disse à agência Lusa fonte oficial da empresa.

A elétrica acrescentou que “está a prestar toda a colaboração com as autoridades e mantém-se convicta de que a operação de venda cumpre todos os requisitos legais”.

A SIC Notícias avançou ainda que a Autoridade Tributária e o Ministério Público estão a realizar buscas nos Ministérios das Finanças e do Ambiente, no âmbito das investigações a este negócio das barragens.

Por sua vez, o jornal online Observador adianta que as instalações da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) também estão a ser alvo desta operação, assim como os escritórios da Engie, em Miranda do Douro, e a barragem de Bemposta, no concelho do Mogadouro.

Em comunicado, o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) confirma que se tratam de 11 locais de buscas não domiciliárias. “Estas buscas decorrem em instalações de barragens, escritórios de advogados, um organismo do Estado, uma sociedade de contabilidade e sociedades ligadas ao sector hidroelétrico”, lê-se na nota, citada pelo Observador.

Entretanto, fonte oficial das Finanças esclareceu que o Ministério não está a ser alvo de buscas. A mesma garantia foi dada pelo Ministério do Ambiente no que diz respeito ao edifício onde estão os seus serviços centrais.

Em causa estão, segundo a mesma publicação, suspeitas de fraude fiscal na transação valorizada em 2,2 mil milhões de euros e que não pagou Imposto de Selo.

A EDP concluiu, no dia 17 de dezembro, a venda das seis barragens na bacia hidrográfica do Douro ao consórcio de investidores formados pela Engie, Crédit Agricole Assurances e Mirova.

ZAP // Lusa

5 Comments

  1. A fraude fiscal já é bastante mau, mas pior que isso e ninguém fala deste assunto, parece-me ser a venda de 6 (sim…seis) barragens aos Franceses, país do qual nós importamos…electricidade. É um bocado como o porco preto preto que vai para Espanha para depois o venderem a Portugal, só que numa escala com muito mais zeros. Neste caso a electricidade nem chega a sair de cá.

    • Pois… e antes de serem vendidas aos franceses, as barragens eram do chineses – porque alguns iluminados do governo “da troika” (e “amigos” como o Catroga) acharam boa ideia vender infraestruturas essenciais do país a empresas chinesas…

  2. Curiosa coincidência do ministro do ambiente, Matos Fernandes, entrar em quarentena desnecessária !
    Dor de barriga ou de cabeça ??

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.