“A economia alemã está a acelerar em direção a uma recessão”

indeedous / Flickr

A chanceler alemã Angela Merkel

Os primeiros sinais de deterioração da economia europeia começam a chegar. E no caso da Alemanha, são verdadeiramente preocupantes.

O indicador de confiança dos empresários alemães, publicado pelo think thank Ifo, registou este mês uma queda acentuada, atingindo o valor mais baixo desde 2009, altura em que a economia estava em recessão.

Os dados preliminares, publicados pelo instituto alemão e citado pelo Público, apontam para uma queda do índice de 96 pontos em fevereiro para 87,7 pontos em março. “É a maior queda desde 1991 e coloca o índice ao seu nível mais baixo desde agosto de 2009”, disse o presidente do Ifo, Clemens Fuest, acrescentando que a economia alemã está a acelerar em direção a uma recessão”.

O DIW também apresentou esta quinta-feira as suas previsões atualizadas para a economia. O instituto alemão de investigação económica antecipa um impacto negativo “massivo” do novo coronavírus durante o segundo e o terceiro trimestre deste ano, que colocariam a variação do PIB durante o ano em -0,1%.

Esta semana, o Governo alemão apresentou medidas de apoio à economia, lançando garantias e avales para linhas de crédito de grande dimensão que permitam às empresas evitar problemas de tesouraria, por exemplo.

Está ainda a ser estudado um reforço de medidas, nomeadamente o aumento dos apoios já previstos para os trabalhadores em dificuldades, o que poderá implicar que a Alemanha venha a assumir, pela primeira vez desde 2013, nova dívida pública.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moçambique. Ministro da Defesa diz que ataque a Palma não coloca em causa exploração de gás

O ministro da Defesa de Moçambique, Jaime Neto, disse esta quinta-feira que o ataque à vila de Palma não coloca em causa o projeto de exploração de gás natural liderado pela petrolífera Total em Afungi, …

Nova Zelândia quer tornar a próxima geração completamente não fumadora

A Nova Zelândia anunciou um conjunto de propostas que visam banir os cigarros entre a próxima geração e aproximar o país da sua meta de ser livre de fumo até 2025. Desta forma, o Governo pretende …

Porto lança cartão da cidade para munícipes. Vantagens incluem descontos na cultura

O cartão foi lançado no dia 5 de abril e permite que os utilizadores tenham acesso a descontos em museus, teatros, piscinas e utilização gratuita do elevador dos Guindais. Destina-se aos moradores da cidade e …

Afinal, o SEF ainda não foi extinto. Governo vai publicar decreto-lei

Afinal, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) ainda não foi extinto. Segundo o Ministério da Administração Interna, o Governo vai "aprovar por decreto-lei a orgânica do novo serviço público [SEA] e as novas competências …

Mais quatro mortes e 553 casos nas últimas 24 horas

De acordo com a Direção-Geral da Saúde, Portugal registou nas últimas 24 horas 553 novos casos de covid-19 e quatro mortes associadas à doença. Portugal regista hoje mais quatro mortes relacionadas com a covid-19, 553 novos …

Familiares das vítimas do voo MH-17 na Ucrânia vão pedir indemnizações

Uma das advogadas das vítimas do voo MH-17 da Malaysia Airlines anunciou que 290 familiares apresentaram pedido de indemnização contra os quatro suspeitos do acidente. Uma advogada das vítimas do derrube do voo da Malasya Airlines …

1.º de Maio. CGTP duplica lotação, UGT festeja online com ex-ministros socialistas

As centrais sindicais voltam a estar divididas quanto às comemorações do 1.º de Maio. A CGTP vai organizar dois desfiles e duplicar a concentração na Alameda Dom Afonso Henriques; a UGT cancelou qualquer iniciativa presencial …

"Vice" da bancada do PS contestado por pedir autocrítica do partido sobre Sócrates

Pedro Delgado Alves defendeu que o PS deveria refletir sobre a ação de José Sócrates. O deputado foi contestado por outros dirigentes do grupo parlamentar, nomeadamente Ana Catarina Mendes, que reagiu de forma dura à …

Japão responde à China e garante que derrame de Fukushima será seguro

O vice-primeiro-ministro japonês, Taro Aso, reafirmou esta sexta-feira, em resposta às críticas da China, que a descarga da central nuclear de Fukushima aprovada pelas autoridades japonesas estará dentro dos limites de segurança da água potável. "Estou …

Ninguém quer "a batata quente" do caso Sócrates. Ivo Rosa e Carlos Alexandre com nota máxima

Os juízes Ivo Rosa e Carlos Alexandre foram avaliados com a nota máxima de "Muito Bom" pelo Conselho Superior da Magistratura em inspecções realizadas entre 2013 e 2018, ou seja, abarcando o período da investigação …