Duterte diz que já empurrou suspeito de corrupção de um helicóptero

Keith Bacongco / VisualHunt

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas ameaçou atirar funcionários públicos corruptos para fora de um helicóptero em pleno voo, dizendo que já o fez uma vez e que não tem problemas de o voltar a fazer.

“Se forem corruptos, apanho-vos num helicóptero de Manila e atiro-vos borda fora. Já o fiz antes, porque é que não o voltaria a fazer?”, disse Rodrigo Duterte.

A ameaça foi feita na passada terça-feira, quando o presidente das Filipinas discursava perante as vítimas do tufão xx, que atingiu o país durante o Natal.

Não se sabe ao certo se o episódio do helicóptero terá mesmo acontecido. Questionado sobre o tema pelos jornalistas, o porta-voz de Duterte, Ernesto Abella, preferiu chamar este caso de “mito urbano”, escusando-se a dar mais pormenores.

Há algumas semanas, o chefe de Estado filipino admitiu igualmente ter matado várias pessoas enquanto foi autarca da cidade de Davao, cargo que ocupou durante 22 anos, mas que esses homicídios aconteceram sempre durante operações policiais legítimas.

Edgar Matobato, um dos filipinos que fez parte dos chamados “esquadrões da morte” da Duterte, já tinha denunciado o presidente, acusando-o de ter liderado os grupos armados que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas entre 1988 e 2013.

Estas acusações chegaram mesmo à Justiça de Manila mas provavelmente não vão ver resultados porque o presidente está protegido pela imunidade política.

Desde que tomou posse como presidente das Filipinas, em julho deste ano, Duterte tem levado a cabo uma campanha de combate às drogas, sugerindo aos próprios civis que façam justiça com as suas mãos contra os traficantes.

Vários senadores já avisaram que o presidente pode vir a ser destituído por causa deste tipo de declarações e o enviado da ONU para os Direitos Humanos já exigiu uma investigação ao chefe de Estado.

Como resposta, Duterte chamou-o de “estúpido” e “idiota”, um vocabulário que já começa a ser habitual no Presidente que desafia tudo e todos, incluindo Barack Obama e o Papa Francisco.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este ao menos não tem papas na lingua.
    Certamente não é nenhum “Santinho” e não tem o direito de se colocar no papel de Deus, para decidir tirar a vida a quem quer que seja, no entanto, e como “quem mora no convento é que sabe o que lá vai dentro”, provavelmente aquele será um País cujos próprios orgãos de justiça são corrompidos pelas máfias e cartéis de droga, ou seja, a justiça deve ser tudo menos…justiça. Sendo assim, decidiu pôr “mãos à obra” e arrasar com a escumalha toda que vive e enriquece com a desgraça alheia. Porventura criticável nos métodos mas, se calhar, não há outra forma de purgar o sistema.

RESPONDER

Libertação de água em Fukushima tem "potencial para danificar o ADN humano"

A Greenpeace, uma organização ambiental internacional, avisou através de um relatório que a água contaminada que poderá ser lançada no mar pela usina nuclear de Fukushima contém carbono radioativo que pode danificar o ADN humano. De …

Liga dos Campeões: 32 equipas, 32 jogadores que podem brilhar

O melhor jogador da Liga portuguesa está na lista. Internacional português do Manchester City também entra nas escolhas. A Liga dos Campeões já arrancou, desta vez numa velocidade diferente, já que vai haver jogos em quase …

Facebook prepara medidas para controlar possível agitação eleitoral

Equipas do Facebook estão a analisar a possibilidade acalmar o conflito eleitoral nos Estados Unidos (EUA), implementando ferramentas internas projetadas para o que chama de países "em risco". Segundo fontes ligadas à empresa, citadas pelo Wall …

Vítor Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020

O professor e ensaísta Vítor Manuel de Aguiar e Silva é o vencedor do Prémio Camões 2020, anunciado hoje pela ministra da Cultura, após reunião do júri. O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi …

Football Leaks. José Miguel Júdice chama "ladrão" a Rui Pinto em tribunal

O antigo sócio fundador da sociedade de advogados José Miguel Júdice chamou esta terça-feira “ladrão” a Rui Pinto, denunciando a “violência moral e psicológica” do criador do ‘Football Leaks’ na 17.ª sessão do julgamento. “Fui visitado …

Josep Maria Bartomeu demite-se da presidência do Barcelona

Josep Maria Bartomeu apresentou, juntamente com o resto da direção do Barcelona, a demissão da liderança do clube. Bartomeu era contestado por vários adeptos e jogadores. A direção do FC Barcelona, liderada por Josep Maria Bartomeu, …

Navigator antecipa subsídio de Natal e dá prémios aos trabalhadores em ano de lucro de 20 milhões

A empresa portuguesa Navigator anunciou que vai pagar os subsídios de Natal mais cedo e distribuir prémios pelos trabalhadores. Decisão que surge em ano de pandemia, mas quando a empresa se apresta para divulgar um …

Governo prepara alargamento dos prazos para trocar prendas de Natal

O Governo espera dar mais 30 a 45 dias úteis, a contar a partir de 25 de dezembro, para trocas e devoluções de prendas de Natal. O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que o Governo …

Juan Carlos quer regressar a Espanha. Amigos dizem que tem receio de morrer fora do país

Hospedado nos Emirados Árabes Unidos, a rotina de Juan Carlos varia entre os seus aposentos e as idas ao ginásio. Contudo, o rei emérito está "extremamente" aborrecido na Ásia e tem receio da morte fora …

Justiça brasileira aceita nova acusação de branqueamento de capitais contra Lula da Silva

A Justiça brasileira aceitou uma nova acusação contra o ex-Presidente Lula da Silva, pelo alegado crime de branqueamento de capitais através de falsas doações do grupo Odebrecht, informou na segunda-feira o Ministério Público (MP). A acusação, …