Duterte diz que já empurrou suspeito de corrupção de um helicóptero

Keith Bacongco / VisualHunt

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas ameaçou atirar funcionários públicos corruptos para fora de um helicóptero em pleno voo, dizendo que já o fez uma vez e que não tem problemas de o voltar a fazer.

“Se forem corruptos, apanho-vos num helicóptero de Manila e atiro-vos borda fora. Já o fiz antes, porque é que não o voltaria a fazer?”, disse Rodrigo Duterte.

A ameaça foi feita na passada terça-feira, quando o presidente das Filipinas discursava perante as vítimas do tufão xx, que atingiu o país durante o Natal.

Não se sabe ao certo se o episódio do helicóptero terá mesmo acontecido. Questionado sobre o tema pelos jornalistas, o porta-voz de Duterte, Ernesto Abella, preferiu chamar este caso de “mito urbano”, escusando-se a dar mais pormenores.

Há algumas semanas, o chefe de Estado filipino admitiu igualmente ter matado várias pessoas enquanto foi autarca da cidade de Davao, cargo que ocupou durante 22 anos, mas que esses homicídios aconteceram sempre durante operações policiais legítimas.

Edgar Matobato, um dos filipinos que fez parte dos chamados “esquadrões da morte” da Duterte, já tinha denunciado o presidente, acusando-o de ter liderado os grupos armados que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas entre 1988 e 2013.

Estas acusações chegaram mesmo à Justiça de Manila mas provavelmente não vão ver resultados porque o presidente está protegido pela imunidade política.

Desde que tomou posse como presidente das Filipinas, em julho deste ano, Duterte tem levado a cabo uma campanha de combate às drogas, sugerindo aos próprios civis que façam justiça com as suas mãos contra os traficantes.

Vários senadores já avisaram que o presidente pode vir a ser destituído por causa deste tipo de declarações e o enviado da ONU para os Direitos Humanos já exigiu uma investigação ao chefe de Estado.

Como resposta, Duterte chamou-o de “estúpido” e “idiota”, um vocabulário que já começa a ser habitual no Presidente que desafia tudo e todos, incluindo Barack Obama e o Papa Francisco.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este ao menos não tem papas na lingua.
    Certamente não é nenhum “Santinho” e não tem o direito de se colocar no papel de Deus, para decidir tirar a vida a quem quer que seja, no entanto, e como “quem mora no convento é que sabe o que lá vai dentro”, provavelmente aquele será um País cujos próprios orgãos de justiça são corrompidos pelas máfias e cartéis de droga, ou seja, a justiça deve ser tudo menos…justiça. Sendo assim, decidiu pôr “mãos à obra” e arrasar com a escumalha toda que vive e enriquece com a desgraça alheia. Porventura criticável nos métodos mas, se calhar, não há outra forma de purgar o sistema.

RESPONDER

Meio pombo, meio drone. O PigeonBot mostra como é que os pássaros voam

O PigeonBot procura explorar a morfologia das asas de um pombo e mostrar como é que eles voam. Um melhor entendimento disto pode ter aplicações na aeronáutica. Há muitos anos que o dom dos animais de …

Incêndios na Austrália permitiram descobrir canal mais antigo do que as Pirâmides do Egipto

Depois de a vegetação ter sido devastada pelos incêndios em Victoria, na Austrália, investigadores descobriram que este sistema de canais é significativamente maior do que se pensava. Desde setembro do ano passado que a Austrália enfrenta uma …

Sírios estão a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer

O coordenador do projeto Médicos Sem Fronteiras na Síria diz que muitas famílias estão a ser forçadas a vender os seus bens pessoais para que os filhos possam comer. Bombardeamentos aéreos na Síria são uma constante. …

Casa Branca prepara medidas para travar "turismo de parto"

A Casa Branca prepara-se para endurecer as medidas que permitem a emissão de vistos para mulheres estrangeiras que vão aos Estados Unidos dar à luz para que os seus filhos recebem automaticamente cidadania norte-americana. A …

Eletrões e quarks podem experimentar consciência, defende professor

O filósofo Philip Goff defende, num livro que publicou recentemente, uma teoria milenar que sustenta que todas as formas de matéria - incluindo os eletrões e até os quarks - podem experimentar consciência. Tal como observa …

Lego lança réplica da Estação Espacial Internacional

A Lego anunciou um novo conjunto para todos os entusiastas de exploração espacial. A Estação Espacial Internacional está a muitos quilómetros de distância da Terra mas, agora, quem quiser pode ter uma reprodução nas sua …

HBO anuncia sátira de animação sobre família real britânica

A plataforma de streaming HBO encomendou uma série de comédia do género de "Family Guy" em versão realeza, inspirada nos membros mais famosos da família real britânica.  De acordo com a AFP, a série vai chamar-se …

Salário mínimo sobe para 950 euros em Espanha

O Governo de Espanha anunciou, esta quarta-feira, um aumento do salário mínimo nacional para 950 euros. A ministra do Trabalho e da Economia Social, Yolanda Díaz, anunciou, esta quarta-feira, a subida do salário mínimo para os …

O Relógio do Juízo Final avança 20 segundos. Faltam 100 para o Apocalipse

O Boletim de Cientistas Atómicos anunciou, esta quinta-feira, que o Relógio do Julízo Final está mais próximo do apocalipse. Especialistas avançaram o relógio 20 segundos para alertar líderes e cidadãos de todo o mundo que …

Juiz que pediu escusa por ser benfiquista continua com o caso dos emails

O presidente do Tribunal da Relação do Porto decidiu julgar improcedente o pedido de escusa do juiz. Em causa estava o facto de ser adepto do Benfica. Segundo o jornal Público, o juiz desembargador Eduardo Pires, …