Duterte diz que já empurrou suspeito de corrupção de um helicóptero

Keith Bacongco / VisualHunt

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte

O presidente das Filipinas ameaçou atirar funcionários públicos corruptos para fora de um helicóptero em pleno voo, dizendo que já o fez uma vez e que não tem problemas de o voltar a fazer.

“Se forem corruptos, apanho-vos num helicóptero de Manila e atiro-vos borda fora. Já o fiz antes, porque é que não o voltaria a fazer?”, disse Rodrigo Duterte.

A ameaça foi feita na passada terça-feira, quando o presidente das Filipinas discursava perante as vítimas do tufão xx, que atingiu o país durante o Natal.

Não se sabe ao certo se o episódio do helicóptero terá mesmo acontecido. Questionado sobre o tema pelos jornalistas, o porta-voz de Duterte, Ernesto Abella, preferiu chamar este caso de “mito urbano”, escusando-se a dar mais pormenores.

Há algumas semanas, o chefe de Estado filipino admitiu igualmente ter matado várias pessoas enquanto foi autarca da cidade de Davao, cargo que ocupou durante 22 anos, mas que esses homicídios aconteceram sempre durante operações policiais legítimas.

Edgar Matobato, um dos filipinos que fez parte dos chamados “esquadrões da morte” da Duterte, já tinha denunciado o presidente, acusando-o de ter liderado os grupos armados que foram responsáveis pela morte de milhares de pessoas entre 1988 e 2013.

Estas acusações chegaram mesmo à Justiça de Manila mas provavelmente não vão ver resultados porque o presidente está protegido pela imunidade política.

Desde que tomou posse como presidente das Filipinas, em julho deste ano, Duterte tem levado a cabo uma campanha de combate às drogas, sugerindo aos próprios civis que façam justiça com as suas mãos contra os traficantes.

Vários senadores já avisaram que o presidente pode vir a ser destituído por causa deste tipo de declarações e o enviado da ONU para os Direitos Humanos já exigiu uma investigação ao chefe de Estado.

Como resposta, Duterte chamou-o de “estúpido” e “idiota”, um vocabulário que já começa a ser habitual no Presidente que desafia tudo e todos, incluindo Barack Obama e o Papa Francisco.

// ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este ao menos não tem papas na lingua.
    Certamente não é nenhum “Santinho” e não tem o direito de se colocar no papel de Deus, para decidir tirar a vida a quem quer que seja, no entanto, e como “quem mora no convento é que sabe o que lá vai dentro”, provavelmente aquele será um País cujos próprios orgãos de justiça são corrompidos pelas máfias e cartéis de droga, ou seja, a justiça deve ser tudo menos…justiça. Sendo assim, decidiu pôr “mãos à obra” e arrasar com a escumalha toda que vive e enriquece com a desgraça alheia. Porventura criticável nos métodos mas, se calhar, não há outra forma de purgar o sistema.

RESPONDER

Com 13 anos, herdeira da Coroa de Espanha discursa pela primeira vez

O rei Filipe VI transmitiu esta sexta-feira à princesa Leonor o compromisso "pessoal e institucional" que possui como herdeira da Coroa na entrega dos Prémios Princesa de Astúrias 2019, cerimónia acompanhada no exterior por uma …

"El Mencho" quer ser o próximo "El Chapo" (e está a matar polícias para o conseguir)

"El Mencho", líder de um dos cartéis mais influentes do México, foi responsável pelo massacre de 14 polícias. O barão da droga quer ser o próximo "El Chapo". No México, Nemesio Oseguera Cervantes, conhecido como "El …

Marcelo promulga regime de acolhimento residencial para crianças e jovens em perigo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou esta sexta-feira o diploma governamental que estabelece o regime de execução do acolhimento residencial, medida de promoção dos direitos e de proteção das crianças e jovens …

Lenny Kravitz regressa a Lisboa para um concerto em 2020

Lenny Kravitz regressa a Portugal em 2020. O músico irá atuar na Altice Arena, em Lisboa, no dia 25 de julho do próximo ano. Este concerto faz parte da digressão "Here to Love", de apoio ao …

Conspirador condenado a pagar 450.000 dólares por negar massacre de Sandy Hook

Um tribunal de Wisconsin, nos Estados Unidos, condenou um conspirador a indemnizar o pai de uma das crianças que morreu no tiroteio de Sandy Hook, em 2012, com 450.000 dólares depois de este afirmar que …

Adepto do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter

  O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana. Um adepto radical do Nápoles foi esta sexta-feira detido sob a acusação de homicídio de um …

As temperaturas no Qatar estão tão altas que já há ar condicionado nas ruas

As temperaturas no Qatar, um dos lugares mais quentes do planeta, aumentaram tanto que as autoridades estão a instalar equipamentos de ar condicionado no exterior dos edifícios, nas ruas e nos mercados. O país, onde as …

Quadro de Nicolas de Staël vendido em Paris por valor recorde de 20 milhões de euros

Um quadro do pintor francês, de origem russa, Nicolas de Staël, foi vendido por 20 milhões de euros, um recorde para o artista, num leilão que decorreu em Paris e que foi organizado pela casa …

Duterte encoraja polícia a “matar todos” os suspeitos de tráfico de droga

O presidente das Filipinas encorajou o novo chefe da polícia da cidade de Bacolod, no centro do país, a matar todos os suspeitos de tráfico de droga. “Tens permissão para matar todos”, disse esta quinta-feira Rodrigo …

Prisão preventiva para um dos 23 arguidos da Operação Rota do Cabo

A operação Rota do Cabo, que investiga uma rede criminosa de auxílio à imigração ilegal, contava com a participação de funcionários do Fisco, da Segurança Social e do SEF. Um dos 23 arguidos da operação Rota …