Justiça filipina acusa Duterte de assassínio, sequestro e tortura

Mast Irham / EPA

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O presidente das Filipinas, Rodrigo Roa Duterte

O Presidente das Filipinas foi esta sexta-feira acusado de assassinato, sequestro e tortura na sequência de um testemunho de um filipino que disse ter cometido crimes sob as suas ordens em Davao, no sul do país.

A acusação formal foi hoje apresentada pela Justiça em Manila mas Rodrigo Duterte, antigo autarca de Davao, está protegido pela imunidade política pelo que o processo não deve ser investigado.

O denunciante, Edgar Matobato, que já tinha prestado declarações em setembro no senado de Manila, fez parte dos “esquadrões da morte” organizados pelo atual presidente das Filipinas que, na altura em que era presidente da câmara, quis “limpar a cidade” de Davao de delinquentes.

De acordo com depoimentos publicados pelo jornal Phil Star, Matobato disse também que os grupos armados por Duterte são responsáveis pela morte de milhares de pessoas entre 1988 e 2013.

Duterte foi autarca de Davao, uma cidade com quase dois milhões de habitantes, durante 22 anos, nos períodos entre 1988 e 1998, de 2001 a 2010 e entre 2013 e 2016.

A denúncia de Matobato envolve também Paolo Duterte, filho do atual chefe de Estado e vice-presidente da câmara de Davao desde 2013, além de outras 26 pessoas.

Em comunicado, o gabinete do chefe de Estado das Filipinas considerou as acusações do antigo operacional como “manobra política, provocação e distração”.

Os “esquadrões da morte” de Davao foram investigados no passado, incluindo por uma comissão do Senado, mas nenhum dos processos foi conclusivo.

/Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Este pelo menos parece querer uma sociedade mais justa e humana ao tentar eliminar muito do lixo humano que existe no país e que por sua vez fazem da restante sociedade as suas vítimas, o caso é discutível segundo a mentalidade de cada um ou se quisermos segundo a disposição de cada um para ser vítima dos vários abusos a que esta esta gente assujeita a sociedade, por cá temos infelizmente cada vez mais exemplos e às vezes lamenta-se mais o assassino ou malfeitor do que a vítima pelo menos a justiça assim parece fazer; ainda agora morreu um ditador e carniceiro que por apenas razões de opinião politica mandou abater e prender milhares de cidadãos e no entanto a sua morte foi anunciada e seguida como se de um herói se tratasse.

RESPONDER

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …