Dumping no Minipreço já levou mil empresários à falência

A Associação dos Franquiados e Ex-Franquiados do Minipreço (AFEDA) afirma que cerca de mil empresários já faliram por causa do dumping praticado pela cadeia do grupo Dia. 

A informação surge depois de terem encerrado quatro lojas Minipreço em regime de franquia devido à falência da empresa Compras Excelentes Lda., de Pevidém, deixando 130 desempregados.

As lojas de Pevidém e São Torcato, em Guimarães, e de São Miguel e do Fórum de Vizela viram as suas portas a serem encerradas devido à acumulação de dívidas resultante das quebras de lucro e insustentabilidade das lojas.

De acordo com o Jornal de Notícias, a AFEDA está a reunir um conjunto de queixas para instaurar um processo contra o grupo espanhol Dia. As acusações estendem-se a fuga ao Fisco e aberturas ilegais.

O principal motivo das falências é, segundo Paulo Jaloto, presidente da associação, o dumping que ocorre “todos os dias” em centenas de lojas do país. Os empresários franquiados têm autonomia legal, mas o contrato de exploração da marca Minipreço impõe-lhes regras, tais como a venda de alguns produtos abaixo do preço de custo.

Por exemplo, numa promoção “leve dois, pague um”, o empresário paga as duas unidades ao Minipreço, mas é obrigado a oferecer uma ao cliente. A loja tem a opção de não aderir a este tipo de campanhas, mas nesses casos fica obrigada a anunciar na porta que não tem promoções, o que “afasta os clientes”, de acordo com o representante.

Em Portugal o grupo Dia explora 640 lojas, das quais mais de metade funciona em regime de franquia. Quando o franquiado vai à falência, a loja pode reabrir, explorada por outro empresário.

O grupo espanhol fechou os primeiros nove meses de 2014 com lucros de 173 milhões de euros, mais 5% que no período homólogo.

A associação acusa o Minipreço de enganar os franquiados desde o início do processo: “O contrato só aparece quando o investimento já está feito e não é possível voltar atrás. Se o franquiado se recusar a assinar, fica sem a loja”, afirma Paulo Jaloto.

ZAP

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Todo o Universo primitivo pode ter estado a girar em múltiplas direções

Novas evidências sugerem que todo o Universo primitivo esteve a girar como um planeta ou uma galáxia, deixando um rasto que ainda é visível nos céus. De acordo com o New Scientist, a nova teoria baseia-se …

Nicotina contribui para cancro do pulmão formar metástases no cérebro

A nicotina, uma substância não carcinogénica presente no tabaco, contribui para que o cancro no pulmão se dissemine no cérebro, formando metástases, concluiu um estudo publicado na revista Journal of Experimental Medicine. Uma equipa de investigadores …

Nas montanhas suíças, há quartos de hotel sem paredes nem teto

Dois artistas concetuais suíços criaram sete "quartos de hotel" ao ar livre, sem paredes nem teto, mas com vistas para as montanhas da Suíça e de Liechtenstein. A dupla suíça, os irmãos gémeos Frank e Patrik …

Risco de segunda vaga de covid-19 é alto em França

Um estudo publicado esta sexta-feira revela que a chamada "imunidade de grupo" está longe de ser alcançada em França. O risco de uma segunda vaga de covid-19 em França é "extremamente elevado", de acordo com um …

Desvendado mistério das cartas censuradas entre a rainha Maria Antonieta e o seu suposto amante

A natureza da relação entre a rainha Maria Antonieta e o conde sueco Axel de Fersen continua a intrigar os historiadores há mais de um século. Eram realmente amantes? Agora, graças a uma nova análise …

Ministra do Madagáscar afastada por querer gastar 1,8 milhões em rebuçados para disfarçar sabor de "Covid-Organics"

A ministra da Educação do Madagáscar foi destituída esta quinta-feira, depois de ter proposto gastar 1,8 milhões de euros em rebuçados, para distribuir em escolas e atenuar o sabor de uma infusão para a covid-19. A …

Santa Clara 3-2 SC Braga | Açorianos estreiam-se na nova casa com vitória sobre os minhotos

O Santa Clara venceu hoje o Sporting de Braga por 3-2, em jogo da 25.ª jornada da I Liga de futebol em que se assinalou também a estreia da Cidade do Futebol como palco de …

O maior e mais antigo monumento Maia já conhecido foi descoberto no México

O maior e mais antigo monumento já conhecido construído pela civilização Maia, batizado como Aguada Fénix, foi encontrado no sudeste do México. De acordo com o site New Scientist, o Aguada Fénix é uma enorme …

Twitter bloqueia vídeo de campanha de Donald Trump com tributo a George Floyd

O Twitter bloqueou um vídeo de tributo a George Floyd feito pela campanha de reeleição do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. A rede social colocou um rótulo no vídeo da página da conta @TeamTrump, dizendo …

Depois da covid-19, poder haver uma outra doença respiratória à nossa espera

Com o desconfinamento, vamos gradualmente regressando ao normal, mas agora possivelmente com um novo inimigo. A doença dos legionários pode estar escondida nos edifícios que deixamos para trás. Surtos globais de coronavírus forçaram o encerramento de …