O Dubai vai construir o revolucionário Hyperloop

Durante um evento realizado no Dubai, a Hyperloop One anunciou que a cidade será a primeira a receber o sistema de transporte de alta velocidade voltado para passageiros e carga.

O projeto de construção do primeiro Hyperloop será realizado pela Hyperloop One, uma das empresas que está na corrida pelo revolucionário 5º meio de transporte inventado por Elon Musk, em parceria com a Autoridade de Estradas e Transportes de Dubai, RTA.

No anúncio do empreendimento, a empresa prometeu que o Hyperloop oferecerá viagens do Dubai para Abu Dhabi com duração de apenas 12 minutos, enquanto o trajeto até Riad irá demorar 48 minutos e para Doha 23 minutos.

O tempo foi estimado levando em consideração uma velocidade de cerca de 800 quilómetros por hora.

Agora, o próximo passo após o acordo firmado com a RTA na cidade dos Emirados Árabes é estudar a viabilidade da construção de uma linha a ligar as restantes cidades da região.

Apesar da apresentação, ainda é cedo para saber mais detalhes sobre o projeto do Dubai, principalmente porque a tecnologia do revolucionário Hyperloop está ainda em fase de testes, no deserto de Nevada, nos Estados Unidos.

Durante o primeiro teste público do Hyperloop, realizado em maio, o protótipo fez dos 0 aos 187 quilómetros por hora em 1 segundo, o que já foi considerado um sucesso.

Em 2013, o visionário Elon Musk apresentou o design alpha do Hyperloop, um sistema terrestre de cápsulas de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares, super rápido e seguro, que nos pode levar do Porto a Faro em 30 minutos.

O Hyperloop não é um carro nem um comboio, é uma espécie de foguete que levita num trilho magnético, e é considerado o 5º meio de transporte que o Homem concebe, depois do rodoviário, ferroviário, marítimo e aéreo.

A ideia é criar um sistema de transporte super veloz que funciona por meio de um tubo de baixa pressão, onde as “cápsulas” de transporte flutuam sobre ar pressurizado e poderiam atingir, de acordo com o projeto inicial, velocidades espantosas de até 1.200 km/h, .

Estudos posteriores acabaram por reduzir o potencial máximo de velocidade do sistema, devido a medidas de segurança e outros fatores.

Além do Dubai, outro país que demonstrou interesse em investir no meio de transporte inventado por Elon Musk foi a Rússia.

Em maio, o ministro de transportes do país, Maxim Sokolov, disse que “a Rússia está tecnologicamente pronta para lançar projetos em larga escala utilizando o Hyperloop”.

 ZAP / Canaltech

PARTILHAR

RESPONDER

Manso Neto tenta evitar que 3 mil emails seus entrem no processo que envolve Manuel Pinho

A defesa de João Manso Neto quer impedir o Ministério Público (MP) de usar 3.277 emails seus como prova no processo no qual é arguido, juntamente com António Mexia, por suspeitas de corrupção que envolvem …

Bruno Tabata assina contrato de cinco anos com o Sporting

O extremo brasileiro, que alinhava no Portimonense, assinou um contrato de cinco temporadas com o Sporting, com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O Sporting não refere, no comunicado, o valor da transferência …

Príncipe germânico foi enterrado com seis mulheres em redor de um caldeirão

Um cemitério pertencente a um senhor de alto estatuto foi descoberto na Saxónia-Anhalt, perto de Brücken-Hackpfüffel, numa escavação que os arqueólogos estão a descrever como a mais importante dos últimos 40 anos da história da …

Entre interrupções e insultos, Biden chama palhaço a Trump (e este põe em causa a sua sanidade mental)

Aconteceu ontem o primeiro de três debates, nos quais os candidatos republicano e democrata à Casa Branca - Donald Trump e Joe Biden - têm oportunidade de apresentar aos eleitores norte-americanos as suas propostas para …

Europa alarga restrições. Alemanha limita festas, Eslováquia em emergência e Itália não facilita

Os país europeus estão a anunciar novas medidas restritivas contra a covid-19, num altura em que o número de infeções voltou a aumentar e o inverno está a chegar. De acodo com o Diário de Notícias, …

Jogos da seleção com Espanha e Suécia vão ter adeptos nas bancadas

Os próximos jogos da seleção portuguesa frente à Espanha e à Suécia, no estádio Alvalade XXI, foram autorizados a receber público, revelou, esta terça-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "No jogo de preparação entre as …

Santos Silva rejeita apoio a Ana Gomes (e diz que polémica com embaixador dos EUA foi ultrapassada)

Augusto Santos Silva, ministro dos Negócios Estrangeiros, falou, em entrevista à TVI24 esta terça-feira, sobre a aprovação do Orçamento de Estado para 2021 e as eleições presidenciais e desvalorizou a polémica com o embaixador …

Santa Clara-Gil Vicente vai ser o primeiro jogo da I Liga com público

O jogo entre o Santa Clara e o Gil Vicente, da terceira jornada da I Liga, vai ter uma assistência de mil pessoas, sendo o primeiro jogo profissional da época a ter público no estádio …

Uma rara "anomalia climática" agravou a 1.ª Guerra e a gripe espanhola

Uma equipa de cientistas descobriu uma anomalia climática que ocorre uma vez em cada 100 anos durante a I Guerra Mundial, que provavelmente aumentou a mortalidade durante a guerra e a pandemia de gripe nos …

Marcelo defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse agora uma crise política

O Presidente da República defende que "ninguém lhe perdoaria" se permitisse a criação de condições para uma crise política no atual contexto de crise sanitária e consequente crise económica. Marcelo Rebelo de Sousa defendeu esta …