O Hyperloop revelado: Elon Musk apresenta o seu transporte revolucionário

Elon Musk, o visionário empresário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX, apresentou finalmente ao mundo o design alpha do seu Hyperloop, o projecto de um 5º meio de transporte terrestre super rápido e seguro, que o pode levar do Porto a Faro em 30 minutos.

Musk deixou meio planeta na expectativa e a comunidade científica a especular quando o ano passado anunciou a sua visão: um novo sistema de transportes que nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um comboio de alta velocidade, que parte da estação exactamente à hora a que chegamos para o apanhar,  e que nos permitiria fazer Los Angeles – São Francisco (552km) em 30 minutos. Custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente.

Esta segunda feira, em São Francisco, na Califórnia, Elon Musk apresentou o seu projecto, cujos detalhes publicou no seu blog na Tesla: o Hyperloop é um sistema de cápsulas (‘pods’) de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares.

As cápsulas ‘levitam’ a baixa pressão (um milésimo da pressão atmosférica sentida ao nível do mar) sobre um ‘colchão de ar’ e podem chegar a velocidades de 1.200 km/h: um pouco menos que a velocidade do som, 1.234 km/h.

SpaceX

O Hyperloop é um sistema de cápsulas de transporte disparadas a alta velocidade em tubos pressurizados

Os tubos de aço são sustentados em pilares colocados de 30 em 30 metros, formando uma corrente contínua entre duas estações, e são alimentados por energia solar. Musk afirmou há alguns meses que o sistema seria terrestre ou subterrâneo, mas o design alpha do Hyperloop apenas mostra a versão elevada.

Lembra-se de Futurama?  É isso mesmo.

SpaceX

Os tubos do Hyperloop são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações e alimentados por energia solar

Os tubos do Hyperloop são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações e alimentados por energia solar

O Hyperloop é uma mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo. O projecto foi desenvolvido com a ajuda de uma pequena equipa que, como seria de esperar, junta conhecimento das diferentes empresas de Musk: motores electricos da Tesla, tecnologia aeronáutica da SpaceX e painéis solares da SolarCity, empresa a que Elon preside.

Além de outros aspectos inovadores, um detalhe genial pode ser a chave para tornar o projecto viável: o custo do sistema de levitação está no pod, não na pista. Cada um dos pods usará um compressor de ar que transfere activamente a pressão do ar da frente para a traseira do veículo.

Musk diz que não tem planos para construir ele próprio o sistema, mas publicou no site da SpaceX um documento com os detalhes técnicos para que qualquer pessoa, empresa, entidade ou governo possa avançar com o empreendimento.

Se ninguém avançar, Elon vai pegar no projeto e construir um protótipo.

Segundo Elon Musk, o custo de construir um Hyperloop é 10 vezes menor do que qualquer um dos astuais sistemas de TGV, e seria economicamente viável para qualquer viagem de menos de 1.500 km. A partir dessa distância, as viagens aéreas supersónicas tornam-se mais rentáveis e práticas.

Mais rápido, mais barato e mais seguro são ideias suficientemente fortes para chamar a atenção de todo o mundo. Mas o post de Elon Musk acrescenta ainda um detalhe que antes não tinha sido referido, a que certamente todo Californiano em particular dará a sua maior atenção: o Hyperloop será resistente a tremores de terra.

Mas o novo sistema promete provocar um verdadeiro terramoto nos nossos meios de transporte de massa.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto nao é novidade nem ele é pioneiro. Ja varios paises e empresas pensaram nisso ou tem projectos para isso e ja em fase avançada. A Virgin parece que ja avançou, a India supostamente ja esta a criar, a Russia, …etc.

RESPONDER

Alerta de tsunami no Alasca depois de sismo de magnitude 8.2

A península do Alasca, a oeste dos Estados Unidos, foi atingida por um sismo de magnitude 8.2 na noite de quarta-feira (7h15 de quinta-feira em Lisboa) e já foi lançado um alerta de tsunami na …

Conselho de Ministros reúne-se para discutir próximos passos no desconfinamento

O Conselho de Ministros reúne-se esta quinta-feira para decidir os próximos passos no processo de abertura do país, dois dias depois de especialistas terem sugerido a evolução das medidas de restrição de acordo com a …

Capacete magnético mostra-se eficaz na redução de tumor cerebral

O diagnóstico de um cancro é sempre complicado, mas há partes do corpo onde a presença da doença pode ser mais ameaçadora. É o caso do glioblastoma, um tipo de cancro cerebral, que se não …

Engenheiros japoneses fizeram levitar objectos com "armadilha acústica"

Engenheiros japoneses descobriram uma forma de fazer pequenos objectos levitar usando apenas ondas sonoras, o que pode ser um passo importante para a tecnologia. A engenharia biomédica, o desenvolvimento de farmacêuticos e a nanotecnologia podem vir …

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …