O Hyperloop revelado: Elon Musk apresenta o seu transporte revolucionário

Elon Musk, o visionário empresário que fundou o PayPal, a Tesla e a SpaceX, apresentou finalmente ao mundo o design alpha do seu Hyperloop, o projecto de um 5º meio de transporte terrestre super rápido e seguro, que o pode levar do Porto a Faro em 30 minutos.

Musk deixou meio planeta na expectativa e a comunidade científica a especular quando o ano passado anunciou a sua visão: um novo sistema de transportes que nunca terá acidentes, é imune ao tempo e anda 3 a 4 vezes mais rápido que um comboio de alta velocidade, que parte da estação exactamente à hora a que chegamos para o apanhar,  e que nos permitiria fazer Los Angeles – São Francisco (552km) em 30 minutos. Custaria muito menos que um bilhete de avião ou viagem de carro, porque poderia ser movido a energia solar e ser auto-suficiente.

Esta segunda feira, em São Francisco, na Califórnia, Elon Musk apresentou o seu projecto, cujos detalhes publicou no seu blog na Tesla: o Hyperloop é um sistema de cápsulas (‘pods’) de alumínio disparadas a alta velocidade em tubos de aço elevados sobre pilares.

As cápsulas ‘levitam’ a baixa pressão (um milésimo da pressão atmosférica sentida ao nível do mar) sobre um ‘colchão de ar’ e podem chegar a velocidades de 1.200 km/h: um pouco menos que a velocidade do som, 1.234 km/h.

SpaceX

O Hyperloop é um sistema de cápsulas de transporte disparadas a alta velocidade em tubos pressurizados

Os tubos de aço são sustentados em pilares colocados de 30 em 30 metros, formando uma corrente contínua entre duas estações, e são alimentados por energia solar. Musk afirmou há alguns meses que o sistema seria terrestre ou subterrâneo, mas o design alpha do Hyperloop apenas mostra a versão elevada.

Lembra-se de Futurama?  É isso mesmo.

SpaceX

Os tubos do Hyperloop são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações e alimentados por energia solar

Os tubos do Hyperloop são sustentados em pilares colocados a cada 30 metros formando uma corrente contínua entre duas estações e alimentados por energia solar

O Hyperloop é uma mistura de Concorde terrestre com um canhão eletromagnético numa mesa de hockey aéreo. O projecto foi desenvolvido com a ajuda de uma pequena equipa que, como seria de esperar, junta conhecimento das diferentes empresas de Musk: motores electricos da Tesla, tecnologia aeronáutica da SpaceX e painéis solares da SolarCity, empresa a que Elon preside.

Além de outros aspectos inovadores, um detalhe genial pode ser a chave para tornar o projecto viável: o custo do sistema de levitação está no pod, não na pista. Cada um dos pods usará um compressor de ar que transfere activamente a pressão do ar da frente para a traseira do veículo.

Musk diz que não tem planos para construir ele próprio o sistema, mas publicou no site da SpaceX um documento com os detalhes técnicos para que qualquer pessoa, empresa, entidade ou governo possa avançar com o empreendimento.

Se ninguém avançar, Elon vai pegar no projeto e construir um protótipo.

Segundo Elon Musk, o custo de construir um Hyperloop é 10 vezes menor do que qualquer um dos astuais sistemas de TGV, e seria economicamente viável para qualquer viagem de menos de 1.500 km. A partir dessa distância, as viagens aéreas supersónicas tornam-se mais rentáveis e práticas.

Mais rápido, mais barato e mais seguro são ideias suficientemente fortes para chamar a atenção de todo o mundo. Mas o post de Elon Musk acrescenta ainda um detalhe que antes não tinha sido referido, a que certamente todo Californiano em particular dará a sua maior atenção: o Hyperloop será resistente a tremores de terra.

Mas o novo sistema promete provocar um verdadeiro terramoto nos nossos meios de transporte de massa.

AJB, ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. isto nao é novidade nem ele é pioneiro. Ja varios paises e empresas pensaram nisso ou tem projectos para isso e ja em fase avançada. A Virgin parece que ja avançou, a India supostamente ja esta a criar, a Russia, …etc.

RESPONDER

Capital das tempestades, Júpiter tem relâmpagos bizarros e chuva "mole" nunca antes vista

Com tempestades constantemente a devastar a sua superfície e uma Grande Mancha Vermelha que se agita há séculos, Júpiter é conhecido como a "capital das tempestades do Sistema Solar". Agora, a missão Juno, da NASA, …

Metro de Nova Iorque pede à Apple para melhorar sistema de reconhecimento facial

A autoridade que gere o metro de Nova Iorque, nos Estados Unidos, pediu à gigante tecnológica Apple para melhorar o reconhecimento facial dos seus dispositivos depois de serem observados vários passageiros a retirar a máscara …

Rival da Tesla diz que o seu carro terá uma autonomia de 832 quilómetros

A empresa Lucid Motors, concorrente direta da Tesla no mercado automóvel elétrico, afirma que o seu carro Air terá uma autonomia de 832 quilómetros. A confirmar-se a autonomia deste carro, o automóvel da Lucid Motors ultrapassará …

Moradores das Maurícias estão a cortar o próprio cabelo para ajudar a evitar um desastre ambiental

Moradores das Maurícias estão a cortar o seu próprio cabelo para para tentar minimizar os danos causados pelo derrame de petróleo de um navio janponês encalhado nos recifes de coral ao largo da ilha. Estima-se que …

Atalanta 1-2 PSG | Reviravolta épica vale bilhete para as “meias”

Um final impróprio para cardíacos e o epílogo perfeito num excelente jogo. O PSG esteve a perder desde o minuto 27, mas em apenas três minutos dos descontos deu a volta ao texto diante da …

Um emblemático transplante nos EUA aconteceu graças a um coração "roubado"

Um dos primeiros transplantes de coração realizados no mundo aconteceu no Estados Unidos. O que muitos não sabem é que este caso de sucesso também deu aso ao primeiro processo civil no país por homicídio …

"Pandemia de sem-abrigo" nos EUA. Há 30 milhões de pessoas sob risco de despejo

Nos Estados Unidos da América avizinha-se uma "pandemia de sem-abrigo". Até ao final de setembro, 30 milhões de norte-americanos estão em risco de despejo devido à covid-19. Nos Estados Unidos, a pandemia de covid-19 pode estar …

Tráfego nas autoestradas cai para quase metade. Foi o pior trimestre de sempre

A rede da Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) registou de abril a junho "o pior trimestre de circulação e tráfego médio desde que há registos", recuando 46% devido …

Bielorrússia cortou acesso à internet e tentou fazer com que parecesse um acidente

No seguimento da reeleição de Alexandr Lukashenko na Bielorrússia, multiplicam-se os apagões de internet. O Governo diz que se trata de um ataque cibernético, mas há suspeitas de que seja um plano do presidente. Os protestos …

Resgatados 28 cães sem registo ou vacinas de barracões onde também vivia a proprietária em Lisboa

Vinte e oito cães foram retirados pela PSP terça-feira de barracões em Lisboa onde também vivia a proprietária, avança a agência Lusa, detalhando que os animais serão depois colocados para adoção.  Os animais foram posteriormente recolhidos …