Todos os dias duas pessoas são detidas por crimes de violência doméstica

Desde o início do ano, já foram detidas cerca de 126 pessoas suspeitas de crimes de violência doméstica. Os números são da GNR, da PSP e da Polícia Judiciária.

De acordo com a edição desta sexta-feira do jornal Público, todos os dias são presas mais de duas pessoas por crimes de violência doméstica.

O exemplo mais recente aconteceu esta quinta-feira, em que houve dois novos casos deste tipo. Em Aveiro, a Polícia Judiciária deteve um suspeito de 32 anos que terá obrigado a ex-companheira, de 50, que não conseguiu acionar o dispositivo de tele-assistência (entregues a vítimas de violência doméstica), a ter relações sexuais, depois de escalar o prédio da mulher e de entrar por uma janela.

O suspeito, que está agora em prisão preventiva, terá ainda ameaçado “derramar a gasolina que transportava num recipiente em plástico e incendiar a habitação”.

Também na quinta-feira, a GNR relatou um caso, que aconteceu no dia anterior, em que um homem de 45 anos, em Portalegre, “é suspeito de agredir a sua esposa, uma mulher de 30 anos, e a sua filha menor, desde 2014″.

O Tribunal Judicial de Portalegre já aplicou ao agressor “as medidas de coação de proibição de contacto com a vítima, proibição de se aproximar da residência, ou outros locais em que a vítima se encontre, e proibição de adquirir armas de fogo”, adianta a GNR.

Este ano, a GNR já deu conta de mais de 45 casos, avança o jornal. A PSP, por sua vez, revela que só entre 1 de Janeiro e 28 de Fevereiro foram detidas 79 pessoas por violência doméstica.

No ano passado, foram 598 e em 2017 foram 565. Os agressores costumam ser homens.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Estes cobardes não precisam só de cadeia, precisavam era que lhes dessem aquilo que eles tanto gostam de aplicar nos mais fracos… porrada da grossa!!

RESPONDER

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …