Novo drone desinfetante combate a covid-19 dentro de quatro paredes

A Digital Aerolus desenvolveu o primeiro drone interno com emissores germicidas de banda C ultravioleta (UVC), criando um novo método de desinfeção remoto e móvel útil para empresa.

As melhores inovações surgem em tempo de crise. No último mês, uma equipa de engenheiros criou numa nova ferramenta de desinfeção, numa altura em que o mundo se vê a braços com a pandemia de covid-19. Trata-se do drone Aertos 120 UVC, que combina o poder de desinfeção da luz UVC com a sua plataforma industrial exclusiva de drones.

Este drone é o único projetado especificamente para voar em ambientes fechados e em espaços confinados, sem depender de GPS ou outros auxílios externos. De acordo com a Digital Aerolus, a Inteligência Artificial (IA) imita a capacidade do cérebro humano de reconhecer e evitar preventivamente os obstáculos.

Combinar esta característica com o recurso de desinfeção UVC transforma o drone numa verdadeira arma para reduzir significativamente os riscos para a saúde dos seres humanos que se encontram na linha da frente na luta contra o novo coronavírus, refere o UAV Expert News.

“À medida que a crise global se desenrola, estamos comprometidos a desenvolver uma solução inovadora e acessível para travar a guerra contra a covid-19 e mitigar o risco para os seres humanos em todo o mundo”, disse o co-fundador da Digital Aerolus, Jeff Alholm.

O uso de energia UVC para desinfetar espaços não é uma novidade, mas o método sim. A utilização de um drone na desinfeção pode ajudar a manter as pessoas seguras.

O drone está equipado com 36 LEDs e usa uma luz UV-C muito potente, com um comprimento de onda de 265 nanómetros. A UV-C é eficaz na destruição de patógenos no ar, incluindo vírus, mas é perigosa para os seres humanos. Por esse motivo, as luzes costumam ficar acima da cabeça das pessoas.

O drone autónomo garante assim que os humanos não são expostos ao vírus nem à intensa luz ultravioleta usada para o matar. No entanto, todo o processo demora algum tempo: a Digital Aerolus estima que o drone deve voar cerca de 1,8 metros acima da superfície durante 5 minutos, para fornecer uma taxa de desinfeção superior a 99%.

O Aertos 120-UVC estará disponível no próximo mês de maio, através de parceiros e revendedores da Digital Aerolus.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Espanha sem mortes pelo segundo dia consecutivo. Há 41 mil profissionais de saúde infetados

Espanha registou esta terça-feira o segundo dia consecutivo sem mortes associadas à covid-19, mantendo-se o total 27.127 de óbitos desde o início da pandemia, anunciaram as autoridades de saúde. O ministério da Saúde de Espanha informou …

Petição pela "anulação imediata" do Avante já conta com mais de 16 mil assinaturas

Uma petição online para a "anulação imediata" da Festa do Avante!, a festa anual organizada pelo PCP, conta já com mais de 16 mil assinaturas. Às 10:30 desta quarta-feira, a petição, disponível no portal Petição Pública, …

Venda de Wendel ao Everton sofre revés. Nápoles e Nice entram em jogo

A licença de trabalho pode deitar por terra uma eventual transferência de Wendel para o Everton. O Nápoles é o favorito na corrida à sua contratação, mas o Nice também está atento. As negociações entre o …

Celebrações do 10 de junho só terão oito pessoas. “É como achei que devia ser o 25 de abril e o 1º de maio”

A “cerimónia simbólica” comemorativa do Dia de Portugal que se realizará no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, terá apenas oito presenças, incluindo o chefe de Estado e o presidente desta edição do 10 de Junho, …

O futebol português está de volta. Uma corrida de dois cavalos e a montra para Amorim

A bola volta hoje a rolar em Portugal após a interrupção devido à pandemia de covid-19. Regresso o futebol que tão bem conhecemos, mas de uma forma como nunca vimos antes. Estádios desertos e jogos quase …

Cientistas identificam fóssil do inseto mais antigo do mundo

Um fóssil de um milípede descoberto em 1899 é o inseto mais antigo do mundo, concluiu um novo estudo. O espécime em causa tem 425 milhões de anos. Uma equipa de investigadores da Universidade do Texas …

Jorge Jesus renova com o Flamengo por mais uma época

O treinador português anunciou, esta quarta-feira, que vai ficar mais uma época nos brasileiros do Flamengo, até junho de 2021. "Digam à nação que fico!". É esta a frase que acompanha a fotografia publicada, esta quarta-feira, …

Governo deixa cair lay-off simplificado. Novo apoio vai variar em função da quebra de faturação

O apoio às empresas em lay-off que retomarem a atividade será diferenciado em função da quebra de faturação, com vista a direcionar as ajudas públicas “a quem mais precisa”, afirmou esta terça-feira a ministra do …

Grupo de precários da Casa da Música dispensado de serviço via e-mail "meia hora depois" de uma vigília de protesto

Cerca de 13 trabalhadores "precários" da Casa da Música, no Porto, foram dispensados dos concertos que tinham alocados para o mês de junho. Em declarações à Lusa, Hugo Veludo, um dos 13 assistentes de sala …

Sete detidos em operação na Quinta da Fonte ficam em prisão preventiva

Os sete homens que foram detidos numa operação policial no bairro da Quinta da Fonte, em Loures, na segunda-feira, ficaram em prisão preventiva, a medida de coação mais gravosa, revelou à agência Lusa a Polícia …