/

Novo drone desinfetante combate a covid-19 dentro de quatro paredes

A Digital Aerolus desenvolveu o primeiro drone interno com emissores germicidas de banda C ultravioleta (UVC), criando um novo método de desinfeção remoto e móvel útil para empresa.

As melhores inovações surgem em tempo de crise. No último mês, uma equipa de engenheiros criou numa nova ferramenta de desinfeção, numa altura em que o mundo se vê a braços com a pandemia de covid-19. Trata-se do drone Aertos 120 UVC, que combina o poder de desinfeção da luz UVC com a sua plataforma industrial exclusiva de drones.

Este drone é o único projetado especificamente para voar em ambientes fechados e em espaços confinados, sem depender de GPS ou outros auxílios externos. De acordo com a Digital Aerolus, a Inteligência Artificial (IA) imita a capacidade do cérebro humano de reconhecer e evitar preventivamente os obstáculos.

Combinar esta característica com o recurso de desinfeção UVC transforma o drone numa verdadeira arma para reduzir significativamente os riscos para a saúde dos seres humanos que se encontram na linha da frente na luta contra o novo coronavírus, refere o UAV Expert News.

“À medida que a crise global se desenrola, estamos comprometidos a desenvolver uma solução inovadora e acessível para travar a guerra contra a covid-19 e mitigar o risco para os seres humanos em todo o mundo”, disse o co-fundador da Digital Aerolus, Jeff Alholm.

O uso de energia UVC para desinfetar espaços não é uma novidade, mas o método sim. A utilização de um drone na desinfeção pode ajudar a manter as pessoas seguras.

O drone está equipado com 36 LEDs e usa uma luz UV-C muito potente, com um comprimento de onda de 265 nanómetros. A UV-C é eficaz na destruição de patógenos no ar, incluindo vírus, mas é perigosa para os seres humanos. Por esse motivo, as luzes costumam ficar acima da cabeça das pessoas.

O drone autónomo garante assim que os humanos não são expostos ao vírus nem à intensa luz ultravioleta usada para o matar. No entanto, todo o processo demora algum tempo: a Digital Aerolus estima que o drone deve voar cerca de 1,8 metros acima da superfície durante 5 minutos, para fornecer uma taxa de desinfeção superior a 99%.

O Aertos 120-UVC estará disponível no próximo mês de maio, através de parceiros e revendedores da Digital Aerolus.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.