Downing Street terá exigido que bandeira do Reino Unido fosse impressa nas vacinas de Oxford

fatedsnowfox / Flickr

Funcionários de Downing Street tentaram que as doses da vacina da Universidade de Oxford fossem marcadas com a bandeira do Reino Unido.

O pedido veio da recém-formada “unidade da União” do nº 10, que recebeu a tarefa de combater os apelos pela independência da Escócia e outras campanhas para desmantelar o Reino Unido.

De acordo com o jornal britânica The Independent, o porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson não negou um relatório no site britânico HuffPost de que a unidade abordou a task force de vacinas do governo com um pedido para que a bandeira do Reino Unido fosse incluída na embalagem da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Questionado se tal ideia foi apresentada por funcionários de Downing Street, o porta-voz disse apenas: “Não há planos para que a bandeira do Reino Unido esteja em doses”.

“A fabricação de algumas das principais potenciais vacinas já está em andamento para que possam ser lançadas rapidamente se e quando forem aprovadas. Os fabricantes são bem versados na melhor forma de embalar produtos como este”, acrescentou o porta-voz.

Questionado se poderia negar que a unidade tentou garantir a inclusão da bandeira, disse: “Estou a declarar que não há nenhum plano para fazer isso.”

A bandeira da União é um símbolo do Reino Unido desde 1801 e é vista por alguns conservadores como uma ferramenta poderosa na luta contra o desmembramento do Reino Unido.

Os ministros Matt Hancock e Alok Sharma apoiaram propostas para que fosse incluída na embalagem da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em conjunto com a gigante farmacêutica AstraZeneca.

A vacina é o produto farmacêutico desenvolvido no Reino Unido mais proeminente na luta contra a covid-19 e provavelmente será administrada em todo o mundo se aprovada como segura e eficaz.

A proposta de inclusão da bandeira pode ter sido vista como uma forma de promover a mensagem do Governo “Grã-Bretanha global”.

Um porta-voz do Partido Nacional Escocês disse que, “se for verdade, esses relatórios sugerem o desespero total dos conservadores”.

“A criação de uma vacina é um esforço global com cientistas e países se unindo para compartilhar suas experiências para lidar com a covid-19. Políticos de todos os tipos devem se concentrar em levar a vacina às pessoas certas no momento certo”, rematou.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …