Downing Street terá exigido que bandeira do Reino Unido fosse impressa nas vacinas de Oxford

fatedsnowfox / Flickr

Funcionários de Downing Street tentaram que as doses da vacina da Universidade de Oxford fossem marcadas com a bandeira do Reino Unido.

O pedido veio da recém-formada “unidade da União” do nº 10, que recebeu a tarefa de combater os apelos pela independência da Escócia e outras campanhas para desmantelar o Reino Unido.

De acordo com o jornal britânica The Independent, o porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson não negou um relatório no site britânico HuffPost de que a unidade abordou a task force de vacinas do governo com um pedido para que a bandeira do Reino Unido fosse incluída na embalagem da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Questionado se tal ideia foi apresentada por funcionários de Downing Street, o porta-voz disse apenas: “Não há planos para que a bandeira do Reino Unido esteja em doses”.

“A fabricação de algumas das principais potenciais vacinas já está em andamento para que possam ser lançadas rapidamente se e quando forem aprovadas. Os fabricantes são bem versados na melhor forma de embalar produtos como este”, acrescentou o porta-voz.

Questionado se poderia negar que a unidade tentou garantir a inclusão da bandeira, disse: “Estou a declarar que não há nenhum plano para fazer isso.”

A bandeira da União é um símbolo do Reino Unido desde 1801 e é vista por alguns conservadores como uma ferramenta poderosa na luta contra o desmembramento do Reino Unido.

Os ministros Matt Hancock e Alok Sharma apoiaram propostas para que fosse incluída na embalagem da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em conjunto com a gigante farmacêutica AstraZeneca.

A vacina é o produto farmacêutico desenvolvido no Reino Unido mais proeminente na luta contra a covid-19 e provavelmente será administrada em todo o mundo se aprovada como segura e eficaz.

A proposta de inclusão da bandeira pode ter sido vista como uma forma de promover a mensagem do Governo “Grã-Bretanha global”.

Um porta-voz do Partido Nacional Escocês disse que, “se for verdade, esses relatórios sugerem o desespero total dos conservadores”.

“A criação de uma vacina é um esforço global com cientistas e países se unindo para compartilhar suas experiências para lidar com a covid-19. Políticos de todos os tipos devem se concentrar em levar a vacina às pessoas certas no momento certo”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …

Macaulay Culkin, o Kevin de "Sozinho em Casa", apela para que participação de Trump no filme seja retirada

A estrela do filme "Sozinho em Casa", Macaulay Culkin, fez comentários nas redes sociais onde apelou a que a participação especial de Donald Trump no filme seja removida digitalmente e substituída por uma versão mais …

Governo dos Açores defende clarificação de competências em situação de pandemia

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, alertou para a necessidade de ser criada legislação que clarifique as competências da região no combate a uma pandemia. “É importante a aprovação de uma lei …

"Da terra à mesa". Contentores com quintas verticais produzem vegetais para restaurantes e supermercados

A agricultura tradicional envolve o uso de muitos recursos, quer durante o processo de cultivo, quer depois, durante o processo de distribuição. O conceito das quintas verticais tem vindo a difundir-se pelo mundo, e agora …

"O fecho das escolas resultou". Número de portugueses em casa aumentou para 50%

O número de portugueses que ficou em casa aumentou para 50% na sexta-feira, o primeiro dia de fecho das escolas, segundo os dados do índice de mobilidade divulgados hoje. Em comunicado, a empresa PSE, que tem …

Governo quer que coimas nos casos de incumprimento sejam cobradas de imediato

O Governo quer que as forças de segurança privilegiem a cobrança imediata de coimas nos casos de incumprimento das regras de confinamento e que verifiquem os comprovativos que justifiquem as deslocações de exceção, incluindo passeios …

Estado indiano muda nome da fruta-dragão. Soava demasiado chinês

As autoridades do estado indiano de Gujarat decidiram mudar o nome da popular pitaia, conhecida como fruta-dragão, que a partir de agora será chamada de "kamalam", que significa "flor de lótus" em sânscrito. De acordo com …

Hospital S.João com taxas de ocupação de 85% a 95%. Profissionais tomam hoje a 2º dose da vacina

O Hospital de São João, no Porto, regista hoje taxas de ocupação covid-19 entre os 85% e os 95%, revelou hoje o conselho de administração que descreveu um “panorama exigente e complexo”, mas “estável” apesar …