Downing Street terá exigido que bandeira do Reino Unido fosse impressa nas vacinas de Oxford

fatedsnowfox / Flickr

Funcionários de Downing Street tentaram que as doses da vacina da Universidade de Oxford fossem marcadas com a bandeira do Reino Unido.

O pedido veio da recém-formada “unidade da União” do nº 10, que recebeu a tarefa de combater os apelos pela independência da Escócia e outras campanhas para desmantelar o Reino Unido.

De acordo com o jornal britânica The Independent, o porta-voz oficial do primeiro-ministro Boris Johnson não negou um relatório no site britânico HuffPost de que a unidade abordou a task force de vacinas do governo com um pedido para que a bandeira do Reino Unido fosse incluída na embalagem da vacina que está a ser desenvolvida pela Universidade de Oxford.

Questionado se tal ideia foi apresentada por funcionários de Downing Street, o porta-voz disse apenas: “Não há planos para que a bandeira do Reino Unido esteja em doses”.

“A fabricação de algumas das principais potenciais vacinas já está em andamento para que possam ser lançadas rapidamente se e quando forem aprovadas. Os fabricantes são bem versados na melhor forma de embalar produtos como este”, acrescentou o porta-voz.

Questionado se poderia negar que a unidade tentou garantir a inclusão da bandeira, disse: “Estou a declarar que não há nenhum plano para fazer isso.”

A bandeira da União é um símbolo do Reino Unido desde 1801 e é vista por alguns conservadores como uma ferramenta poderosa na luta contra o desmembramento do Reino Unido.

Os ministros Matt Hancock e Alok Sharma apoiaram propostas para que fosse incluída na embalagem da vacina da Universidade de Oxford, desenvolvida em conjunto com a gigante farmacêutica AstraZeneca.

A vacina é o produto farmacêutico desenvolvido no Reino Unido mais proeminente na luta contra a covid-19 e provavelmente será administrada em todo o mundo se aprovada como segura e eficaz.

A proposta de inclusão da bandeira pode ter sido vista como uma forma de promover a mensagem do Governo “Grã-Bretanha global”.

Um porta-voz do Partido Nacional Escocês disse que, “se for verdade, esses relatórios sugerem o desespero total dos conservadores”.

“A criação de uma vacina é um esforço global com cientistas e países se unindo para compartilhar suas experiências para lidar com a covid-19. Políticos de todos os tipos devem se concentrar em levar a vacina às pessoas certas no momento certo”, rematou.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta de naufrágios da Segunda Guerra pode estimular turismo subaquático em Itália

Quem visitar o sul de Itália no futuro poderá vir a contar com uma nova atividade. A recente descoberta de quarenta naufrágios na costa da ilha de Lampedusa poderá dar origem a uma nova oportunidade …

Costa diz que recuperação económica tem de ser feita "com os olhos postos no futuro"

O primeiro-ministro salientou, este domingo, que a recuperação económica do país "tem de ser feita com os olhos postos no futuro", considerando essencial assegurar condições às novas gerações para se autonomizarem. "A recuperação económica tem de …

Centenas de vendedores de rua na Índia são milionários em segredo

O Fisco indiano descobriu que centenas de vendedores de rua são milionários em segredo. Estes comerciantes foram apanhados a fugir aos impostos. Quando pensamos em milionários, provavelmente imaginamos uma pessoa com uma grande mansão, carros desportivos …

Portugal com mais oito mortes e 2625 novos casos de covid-19

Portugal registou, este domingo, mais oito mortes e 2625 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 2625 novos …

"Cabrita transformou-se numa espécie de ministro sempre em pé", diz líder do CDS

O líder do CDS-PP disse, este sábado, que o país já não confia no ministro da Administração Interna, a quem apelidou de "ministro sempre em pé", adiantando que já se fazem apostas sobre quando será …

A arma que matou o famoso pistoleiro do Velho Oeste "Billy the Kid" vai a leilão

O revólver que matou um dos homens procurados mais famosos do Velho Oeste, há mais de um século, vai a leilão no próximo mês. William "Billy the Kid" Bonney, pseudónimo de William Henry McCarty, foi um …

Milhares protestam em França e Itália contra novas medidas anti-covid

Milhares de pessoas manifestaram-se, este sábado, em várias cidades de França e Itália contra as medidas para controlar a pandemia, sobretudo contra a obrigatoriedade do uso do "passe sanitário" para entrar em espaços públicos. Com gritos …

O holograma de Whitney Houston vai dar um concerto em Las Vegas

No outono, poderá desfrutar de um concerto de Whitney Houston em Las Vegas. A diva será reencarnada, áudio e visualmente, no espetáculo An Evening With Whitney: The Whitney Houston Hologram Concert. Segundo a Forbes, o holograma …

TC recusa impugnação pedida pelo PSD sobre candidato de Castelo Branco. Direção avalia recurso

O Tribunal Constitucional (TC) decidiu que o PSD não tem legitimidade no pedido de anulação de uma deliberação do Conselho de Jurisdição Nacional do partido sobre o candidato autárquico em Castelo Branco, recusando admitir uma …

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …