Azeredo Lopes diz que dossiers inteiros desapareceram do Ministério da Defesa

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Azeredo Lopes diz que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa, embora a documentação não seja relativa ao caso de Tancos.

Em tribunal, Azeredo Lopes revelou que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa durante a sua governação, sem que o ex-ministro soubesse como. O juiz não questionou o arguido, uma vez que a questão nada tem a ver com o processo de Tancos.

Azeredo Lopes é acusado de crimes de denegação de justiça, prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e abuso de poder. No entanto, nega qualquer envolvimento ou conhecimento da encenação do achamento das armas dos paióis de Tancos.

De acordo com o jornal Público, o ex-ministro reiterou esta posição e admitiu ter desvalorizado o teor dos memorandos que o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) lhe entregaram antes e depois das armas serem encontradas.

Além disso, Azeredo Lopes nunca entendeu que a atuação da PJM pudesse constituir algum tipo de crime. A seu ver, o facto de, durante a investigação, os inspetores militares agirem sem o conhecimento da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) não lhe pareceu grave.

O despacho de acusação refere que o então ministro da Defesa recebeu três documentos do diretor da PJM, nomeadamente um memorando, uma fita do tempo e uma cópia do despacho do MP.

“Fui verificando, de vez em quando, o desaparecimento extraordinário de dossiers inteiros sobre situações anteriores”, disse ao juiz Carlos Alexandre, explicando que não se tratava de documentação relativa ao caso de Tancos. “Há talhões inteiros de informação que desaparecem”, acrescentou.

Azeredo Lopes disse ainda que as acusações “não passam de meras conjeturas gravemente infundadas”, já que não são “suportadas em provas juridicamente relevantes”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que foi a mulher da limpeza que pôs os dossiers no ecoponto do cartão. Estava farta de andar a limpar-lhes o pó.

RESPONDER

João Leão infetado com covid-19

João Leão, ministro das Finanças, testou positivo à covid-19. O governante encontra-se assintomático e em confinamento domiciliário. O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, testou positivo à covid-19. A informação foi adiantada este sábado …

Ricardo Salgado quer anular multa de 75 mil euros

A defesa de Ricardo Salgado recorreu ao Supremo Tribunal de Justiça para tentar anular uma decisão do Tribunal da Relação de Lisboa que confirmou uma multa de 75 mil do Banco de Portugal por causa …

Portugueses começam a votar nas Presidenciais este domingo. Há 246 mil inscritos

Os portugueses começam a votar já neste domingo, uma semana antes das eleições Presidenciais de 24 de janeiro, no chamado voto antecipado em mobilidade para que se inscreveram mais de 246 mil eleitores. As europeias e …

Maduro ofereceu oxigénio ao Amazonas (quando há venezuelanos a morrerem por falta dele)

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ofereceu oxigénio hospitalar ao Estado do Amazonas, no Brasil, para ajudar a combater a falta deste gás devido ao elevado número de casos de covid-19. Uma generosidade que está …

Pior dia da pandemia. Portugal regista 10.947 infetados e 166 mortos em 24 horas

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que, este sábado, Portugal atingiu dois recordes num só dia. Portugal voltou a registar um novo máximo este sábado, no dia dois do novo confinamento. Nas últimas …

Vírus duplica incidência em Espanha. Já provocou quase 2.500 mortos em 2021

Nos primeiros 15 dias de 2021, o número de infeções por covid-19 duplicaram em Espanha, com mais 300 mil novos contágios e 2.477 mortes, segundo números das autoridades sanitárias. Espanha começou o ano de 2021 com …

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …