Azeredo Lopes diz que dossiers inteiros desapareceram do Ministério da Defesa

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Azeredo Lopes diz que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa, embora a documentação não seja relativa ao caso de Tancos.

Em tribunal, Azeredo Lopes revelou que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa durante a sua governação, sem que o ex-ministro soubesse como. O juiz não questionou o arguido, uma vez que a questão nada tem a ver com o processo de Tancos.

Azeredo Lopes é acusado de crimes de denegação de justiça, prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e abuso de poder. No entanto, nega qualquer envolvimento ou conhecimento da encenação do achamento das armas dos paióis de Tancos.

De acordo com o jornal Público, o ex-ministro reiterou esta posição e admitiu ter desvalorizado o teor dos memorandos que o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) lhe entregaram antes e depois das armas serem encontradas.

Além disso, Azeredo Lopes nunca entendeu que a atuação da PJM pudesse constituir algum tipo de crime. A seu ver, o facto de, durante a investigação, os inspetores militares agirem sem o conhecimento da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) não lhe pareceu grave.

O despacho de acusação refere que o então ministro da Defesa recebeu três documentos do diretor da PJM, nomeadamente um memorando, uma fita do tempo e uma cópia do despacho do MP.

“Fui verificando, de vez em quando, o desaparecimento extraordinário de dossiers inteiros sobre situações anteriores”, disse ao juiz Carlos Alexandre, explicando que não se tratava de documentação relativa ao caso de Tancos. “Há talhões inteiros de informação que desaparecem”, acrescentou.

Azeredo Lopes disse ainda que as acusações “não passam de meras conjeturas gravemente infundadas”, já que não são “suportadas em provas juridicamente relevantes”.

ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que foi a mulher da limpeza que pôs os dossiers no ecoponto do cartão. Estava farta de andar a limpar-lhes o pó.

RESPONDER

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …

Desta vez, van Vleuten ganhou mesmo (aos 38 anos)

Ficou para trás o episódio caricato do último domingo. Annemiek van Vleuten é a nova campeã olímpica de ciclismo, contrarrelógio. Annemiek van Vleuten iria ficar ligada a um dos momentos mais insólitos, ou mesmo o mais …