Azeredo Lopes diz que dossiers inteiros desapareceram do Ministério da Defesa

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Azeredo Lopes diz que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa, embora a documentação não seja relativa ao caso de Tancos.

Em tribunal, Azeredo Lopes revelou que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa durante a sua governação, sem que o ex-ministro soubesse como. O juiz não questionou o arguido, uma vez que a questão nada tem a ver com o processo de Tancos.

Azeredo Lopes é acusado de crimes de denegação de justiça, prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e abuso de poder. No entanto, nega qualquer envolvimento ou conhecimento da encenação do achamento das armas dos paióis de Tancos.

De acordo com o jornal Público, o ex-ministro reiterou esta posição e admitiu ter desvalorizado o teor dos memorandos que o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) lhe entregaram antes e depois das armas serem encontradas.

Além disso, Azeredo Lopes nunca entendeu que a atuação da PJM pudesse constituir algum tipo de crime. A seu ver, o facto de, durante a investigação, os inspetores militares agirem sem o conhecimento da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) não lhe pareceu grave.

O despacho de acusação refere que o então ministro da Defesa recebeu três documentos do diretor da PJM, nomeadamente um memorando, uma fita do tempo e uma cópia do despacho do MP.

“Fui verificando, de vez em quando, o desaparecimento extraordinário de dossiers inteiros sobre situações anteriores”, disse ao juiz Carlos Alexandre, explicando que não se tratava de documentação relativa ao caso de Tancos. “Há talhões inteiros de informação que desaparecem”, acrescentou.

Azeredo Lopes disse ainda que as acusações “não passam de meras conjeturas gravemente infundadas”, já que não são “suportadas em provas juridicamente relevantes”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que foi a mulher da limpeza que pôs os dossiers no ecoponto do cartão. Estava farta de andar a limpar-lhes o pó.

RESPONDER

Misteriosa supernova sem hidrogénio revela a "agonia" das mortes estelares (e desafia a Astrofísica)

Uma curiosa estrela pré-supernova amarela está a fazer com que os astrofísicos reavaliem o que se sabe sobre a morte das estrelas mais massivas do Universo. No final das suas vidas, estrelas frias e amarelas estão …

Zidane, em momentos nunca vistos: "A justificação do árbitro não chega"

Uma jogada que envolveu Militão transformou o jogo entre Real Madrid e Sevilha - e pode ter transformado o desfecho do campeonato. Zidane estava claramente incomodado depois do encontro. Foi uma jornada "louca" em Espanha: Barcelona …

Pandora troca diamantes das minas por pedras criadas em laboratório

Alexander Lacik, CEO da Pandora, justificou esta mudança como parte de uma iniciativa mais ampla de sustentabilidade da empresa. O lançamento dos diamantes adquiridos de forma sustentável "marca um novo marco para a Pandora, uma vez …

FC Porto 5-1 Farense | “Dracarys” portista sobre algarvios

Esta segunda-feira, o FC Porto goleou o Farense por 5-1, na 32.ª jornada da Liga. Os dragões têm agora 74 pontos e estão a cinco do Sporting. Goleada das antigas no Dragão. O FC Porto incendiou …

Nova técnica permite observar o cérebro a mover-se (em tempo real e em 3D)

Uma equipa de cientistas da Nova Zelândia está a desenvolver uma nova técnica de imagem que ajudará a detetar distúrbios cerebrais e aneurismas antes que se tornem fatais. As imagens de ressonâncias magnéticas são estáticas. Recentemente, …

Aviso ao finalista da Liga Europa: "Se tiver de expulsar todos, expulso"

Real Madrid e Sevilha centraram as atenções, no que diz respeito à arbitragem, mas o ambiente tenso chegou igualmente ao Villarreal-Celta. O Celta de Vigo foi ao terreno do Villarreal vencer por 4-2, neste domingo, num …

Serviços Secretos ucranianos apreendem remessa de bebida alcoólica de Chernobyl

Os Serviços Secretos ucranianos apreenderam 1.500 garrafas de uma bebida alcoólica produzida com maçãs colhidas perto da central nuclear de Chernobyl. ATOMIK Chernobyl Spirits é uma bebida espirituosa feita com ingredientes de dentro da zona de …

Na Bielorrússia, calçar meias vermelhas e brancas é um risco (com um preço demasiado alto a pagar)

Uma jovem foi recentemente condenada por usar meias às riscas com as cores simbólicas da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko. O vermelho e o branco, símbolos da oposição ao Presidente Alexander Lukashenko, podem causar sérios problemas …

O "lago rachado" de Taiwan é famoso nas redes sociais (mas esconde uma realidade sombria)

O Lago Sol Lua já foi um ponto turístico popular de Taiwan. Porém, agora o fundo do lago "rachado" é famoso por um motivo sombrio: uma das piores secas que atingiu a ilha em décadas. O …

Estado ainda tem números de valor acrescentado à margem da lei

Ainda há empresas públicas que usam números de apoio ao cliente de valor acrescentado, apesar de a lei proibir esta situação há mais de um ano. Há mais de um ano que existe legislação que impede …