Azeredo Lopes diz que dossiers inteiros desapareceram do Ministério da Defesa

Mário Cruz / Lusa

O ex-ministro Azeredo Lopes diz que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa, embora a documentação não seja relativa ao caso de Tancos.

Em tribunal, Azeredo Lopes revelou que houve dossiers inteiros que desapareceram do Ministério da Defesa durante a sua governação, sem que o ex-ministro soubesse como. O juiz não questionou o arguido, uma vez que a questão nada tem a ver com o processo de Tancos.

Azeredo Lopes é acusado de crimes de denegação de justiça, prevaricação, favorecimento pessoal praticado por funcionário e abuso de poder. No entanto, nega qualquer envolvimento ou conhecimento da encenação do achamento das armas dos paióis de Tancos.

De acordo com o jornal Público, o ex-ministro reiterou esta posição e admitiu ter desvalorizado o teor dos memorandos que o diretor da Polícia Judiciária Militar (PJM) lhe entregaram antes e depois das armas serem encontradas.

Além disso, Azeredo Lopes nunca entendeu que a atuação da PJM pudesse constituir algum tipo de crime. A seu ver, o facto de, durante a investigação, os inspetores militares agirem sem o conhecimento da Polícia Judiciária e do Ministério Público (MP) não lhe pareceu grave.

O despacho de acusação refere que o então ministro da Defesa recebeu três documentos do diretor da PJM, nomeadamente um memorando, uma fita do tempo e uma cópia do despacho do MP.

“Fui verificando, de vez em quando, o desaparecimento extraordinário de dossiers inteiros sobre situações anteriores”, disse ao juiz Carlos Alexandre, explicando que não se tratava de documentação relativa ao caso de Tancos. “Há talhões inteiros de informação que desaparecem”, acrescentou.

Azeredo Lopes disse ainda que as acusações “não passam de meras conjeturas gravemente infundadas”, já que não são “suportadas em provas juridicamente relevantes”.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Eu acho que foi a mulher da limpeza que pôs os dossiers no ecoponto do cartão. Estava farta de andar a limpar-lhes o pó.

RESPONDER

Covid-19. Perda de olfato e paladar pode durar até cinco meses

A perda dos sentidos do olfato e do paladar pode durar até cinco meses depois da infeção por covid-19, segundo um estudo preliminar dado a conhecer esta terça-feira, sendo os resultados definitivos apresentados em abril, …

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para serem vacinadas contra a covid-19

Na Florida, duas mulheres disfarçaram-se de idosas para conseguirem receber a segunda dose da vacina contra a covid-19, mas foram "apanhadas". De acordo com a CBS News, duas mulheres foram "apanhadas" a tentar obter as segundas …

O Rei Leão. Teoria que nasceu no TikTok sugere que Mufasa foi vítima de canibalismo

Christian Jones, um fã do filme de animação O Rei Leão, partilhou no TikTok uma teoria intrigante sobre a história da Disney. No filme O Rei Leão, o leão patriarca Mufasa é assassinado e substituído pelo seu …

Gérard Depardieu indiciado por violação e agressão sexual

Gérard Depardieu foi acusado de "violação" e "agressão sexual" de uma jovem atriz e bailarina em Paris, atos que terão ocorrido nos dias 7 e 13 de agosto de 2018. O ator francês Gérard Depardieu foi …

Uma experiência artística imersiva. Abriu em Las Vegas um supermercado psicadélico

A mercearia mais excecional dos Estados Unidos já abriu. O Omega Mart baseia-se numa experiência artística imersiva, criada pela empresa de artes e entretenimento Meow Wolf, e está agora oficialmente aberto no complexo de artes …

A imensa erupção do Etna surpreendeu até quem estuda vulcões

Há mais de uma semana que o vulcão Etna tem vindo a expelir lava, cinzas e rochas vulcânicas. Aquele que é considerado o vulcão mais ativo da Europa foi o protagonista dos últimos dias na …

Fotógrafo descobre raro pinguim amarelo na Geórgia do Sul

O pinguim amarelo foi fotografado na Geórgia do Sul, em dezembro de 2019, e as fotografias do animal estão agora a correr o mundo. Especialistas estão divididos sobre a causa desta condição rara. Este raro pinguim …

Portugal em destaque na Reuters. "Enfermeiros querem salários, não aplausos"

"Exaustos na luta contra a covid-19, enfermeiros portugueses querem salário, não aplausos." Este é o título da peça da Reuters, publicada esta quarta-feira. Correspondentes da agência Reuters traçaram o cenário vivido atualmente pelos enfermeiros portugueses, que …

Chegou o Mate X2. O novo dobrável da Huawei muda a forma de guardar o ecrã

O novo smartphone da Huawei é dobrável. Porém, o X2 conta com mudanças na forma de dobrar e está equipado com uma nova dobradiça com design multidimensional. O equipamento vai chegar ao mercado chinês a …

"Dare mighty things." Detetives da Internet acreditam ter desvendado a mensagem secreta do paraquedas da Perseverance

A Internet, disfarçada de detetive, encontrou uma mensagem secreta no paraquedas que ajudou a Perseverance a pousar em Marte. Sem lupa nem gabardina: o mundo está concentrado na jornada do rover da NASA e os detetives …