Dono e condutor da carrinha do acidente em França indiciados por homicídio involuntário

O condutor e o dono da carrinha envolvida no acidente em França que causou a morte de doze portugueses estão a ser indiciados por homicídio involuntário.

O jovem de 19 anos, que conduzia a carrinha e foi o único sobrevivente, e o dono da viatura, o seu tio, foram esta sexta-feira indiciados por homicídio involuntário agravado, avançou a agência France Press, citada pelo jornal Público.

Os dois tinham sido detidos para interrogatório na passada terça-feira na sede da polícia em Moulins, localidade onde onde ocorreu o acidente que causou a morte de doze emigrantes portugueses.

Segundo o jornal, os dois familiares foram detidos provisoriamente até segunda-feira e os seus advogados já estão a preparar a sua defesa.

“Esta detenção nada tem a ver com uma decisão, que será posterior, sobre se os dois se vão manter presos”, declarou à AFP o procurador Pierre Gagnoud.

“Este é um inquérito que vai ser de longa duração e vai necessitar de investigações no estrangeiro”, acrescentou.

Segundo a advogada do jovem condutor, Antoine Jauvat, este “respondeu com sinceridade aos inquéritos mas não consegue ainda explicar as circunstâncias do acidente”.

Há um buraco negro. Ele lembra-se apenas da portagem e dos socorristas que o vieram acudir”, explica a advogada do jovem que, por ter 19 anos, nem sequer possuía habilitação legal para transportar tantos passageiros.

“Estão profundamente afetados”, declarou William Hillairaud, o advogado do proprietário da carrinha, que não estava dentro da viatura e chegou de imediato ao local.

Como têm membros da família entre as vítimas, ambos já terão manifestado “o desejo de pôr fim às suas vidas” e, por isso, “tiveram de ser internados em serviços de psiquiatria” depois do acidente.

As vítimas mortais, com idades entre os 7 e os 63 anos, morreram na sequência de um choque frontal entre a carrinha e um camião quando seguiam para Portugal para passar a Páscoa.

O acidente ocorreu na via francesa conhecida por “estrada da morte” e os portugueses seguiam numa Mercedes Sprinter de transporte ilegal com capacidade apenas para seis pessoas.

Segundo o Público, empresários do ramo dos transportes internacionais especializados em operar no mercado da emigração dizem que há um cenário negro de transporte ilegal entre portugueses que trabalham noutros países europeus.

Todos denunciam um “mercado negro sem regras” e “uma enorme falta de fiscalização” por parte das autoridades portuguesas.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Talibãs retomam execuções e amputação de mãos como punição

Os Talibãs voltarão às execuções e à amputação de mãos como forma de punição, avançou um dos fundadores do grupo, Nooruddin Turabi, indicando que as represálias nem sempre ocorrerão em público. À Associated Press, Turabi alertou …

EUA e UE precisam "enfrentar juntos" a crise climática, diz Timmermans

O vice-presidente executivo da Comissão, Frans Timmermans, encarregado de supervisionar a acordo, pediu na segunda-feira uma atuação conjunta dos Estados Unidos (EUA) e da União Europeia (UE) para lidar com a crise climática e outras …

Transações com criptomoedas passam a ser ilegais na China

O banco central da China declarou ilegais todas as transações que envolvam a bitcoin e outras moedas virtuais, intensificando uma campanha para bloquear o uso de dinheiro digital não oficial. Após o anúncio, revelou esta sexta-feira …

Eduardo Bolsonaro e dois ministros de Estado testam positivo à covid-19

O filho do Presidente do Brasil, que também é deputado federal, é o terceiro membro da delegação brasileira que viajou para os EUA a testar positivo para a covid-19. O deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, filho …

Avião russo invade espaço aéreo da Estónia pela sexta vez este ano

A Estónia informou na quinta-feira que um avião da força aérea russa violou o seu espaço aéreo, sendo o sexto incidente do género este ano. A intrusão terá ocorrido ao meio-dia de quarta-feira, quando o avião …

Abel montou uma "equipa pequena, a jogar sempre com receio"

Opinião proveniente do Brasil lamenta a forma como o campeão sul-americano se apresenta em campo. É campeão sul-americano, por ter vencido a última Copa Libertadores, está a um jogo de estar novamente na final da Libertadores …

Pandemia com tendência decrescente nos serviços de saúde e na mortalidade

Portugal regista uma situação pandémica de “intensidade moderada”, mas com uma tendência decrescente da pressão sobre os serviços de saúde e na mortalidade associada à covid-19, refere o relatório das “linhas vermelhas” hoje divulgado. Segundo a …

Vacinas da gripe vão ser dadas nos centros de vacinação covid-19

Os centros de vacinação usados para administrar as vacinas contra a covid-19 vão também passar a ser usados para vacinar contra a gripe. Numa nota enviada às redações, a task force anunciou que os centros de …

Irmã de Kim Jong-un diz que acabar com a Guerra da Coreia é uma "ideia admirável"

Esta sexta-feira, Kim Yo-jong, irmã do líder norte-coreano Kim Jong-un, disse que o país está disposto a retomar as conversações com a Coreia do Sul se o vizinho não provocar o Norte com políticas hostis. Ri …

"Que se lixe o Congresso", diz líder do CDS

O líder centrista Francisco Rodrigues dos Santos disse não estar "minimamente preocupado" nem "concentrado em táticas para congressos internos". O presidente do CDS disse esta sexta-feira que não está “minimamente preocupado” com a próxima reunião magna …