/

Doze portugueses mortos em acidente em França

Doze portugueses morreram num acidente de viação em França, num choque entre o minibus onde seguiam e um camião, esta noite, em Allier, na zona de Lyon, França. As vítimas teriam entre 7 e 63 anos.

O mini-autocarro em que seguiam os cidadãos lusos desviou-se para a faixa contrária e chocou de frente com um camião. Os condutores do veículo pesado, dois italianos, sobreviveram.

“Todos os 12 passageiros do mini-autocarro, que eram todos portugueses, estão mortos”, indicaram as autoridades locais, em comunicado citado pela agência AFP.

o condutor, um português de 19 anos, sobreviveu ao acidente.

O jovem motorista, que não acusou a presença de álcool no sangue, foi levado para o Hospital de Moulins apenas com ferimentos no pulso, e em estado de choque.

As vítimas mortais têm entre 7 e 63 anos, mas ainda temos de confirmar a informação”, avançou o Consulado de Portugal em Paris.

O veículo em que seguiam os portugueses tinha partido da região de Lausanne, na Suíça, por volta das 21h00 desta quinta-feira, e teria como destino Portugal, para a região de Coimbra.

O acidente ocorreu por volta das 23h45 na estrada nacional 79, perto de Lyon, em Moulin, no departamento de Allier, no centro de França.

O ministro do Interior, Bernard Cazeneuve, e o secretário de Estado dos Transportes, Alain Vidalies, emitiram um comunicado no qual lamentam o acidente.

“Os ministros endereçam às famílias as suas condolências e todo o seu apoio neste terrível acontecimento”, lê-se no documento, que acrescenta que foi aberto um inquérito, a cargo da polícia, que “deve esclarecer as circunstâncias exactas da tragédia”.

O Consulado de Portugal em Paris avançou que entre os 12 passageiros que iam no veículo estava uma criança de sete anos.

Ainda não foram apuradas as causas do acidente, mas sabe-se que a carrinha onde seguiam os 12 portugueses se terá desviado para a faixa contrária, colidindo de frente com o camião.

Tanto as autoridades francesas como portuguesas já abriram investigações para apurar as causas, mas as teses que ganham mais força são uma ultrapassagem mal calculada ou sonolência do condutor.

A estrada RN79, em que aconteceu o acidente, que faz parte da Route Centre-Europe Atlantique e atravessa a França de este a oeste, é conhecida como a “estrada da morte”.

Um vereador municipal, citado pela AFP, que diz mesmo que esta é a estrada mais mortífera de França.

ZAP / Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.